3º SIPEMAT - Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática


Tema:  

Etnomatemática, História e Filosofia da Matemática

O LUGAR DA CRIATIVIDADE NA PESQUISA EM HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE
cristiane borges angelo, Iran Abreu Mendes
INVESTIGAÇÃO ETNOMATEMÁTICA NO OFÍCIO DO PEDREIRO: MÉTODOS DE DETERMINAR O ÂNGULO RETO NA CONSTRUÇÃO DE UMA CASA.
Luiza Helena Félix Andrade, Jakson Ney da Costa Reis, Andrea Maria Ferreira Moura
A NUMERAÇÃO RIKBAKTSA PELOS DEDOS DAS MÃOS: A NOMENCLATURA DECIMAL DOS CANOEIROS DO JURUENA
Jose Roberto Linhares de Mattos, Geraldo Aparecido Polegatti
A PRESENÇA DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA COLEÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO MATEMATICA E REALIDADE
Lucilene Pereira Matos, Rogério Carvalho da Silva, Andrey Patrick Monteiro de Paula
A MATEMÁTICA NO PROCESSO DE PINTURA DE QUADROS EM PARINTINS E SUA RELAÇÃO COM A MATEMÁTICA ESCOLAR: POSSIBILIDADE DE CONTEXTUALIZAÇÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
Thiago Miranda Farias, Lucelida de Fatima Maia da Costa, Adriana dos Santos Gomes, Sona Mara Souza Corrêa
NOÇÕES MATEMÁTICAS PRESENTES NO TRABALHO DE COSTUREIRAS EM PARINTINS: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS PARA A CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DA MATEMÁTICA
Rosangela dos Santos Lima, Lucélida de Fátima Maia da Costa, Adriana dos Santos Gomes, Bruno Lopes dos Reis
O CONHECIMENTO ETNOMATEMÁTICO DE TRABALHADORES DAS CERÂMICAS DE RUSSAS-CE E O CONTEXTO ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL
Paulo Gonçalo Farias Gonçalves, Francisco de Assis Bandeira, Gilberto Cunha de Araújo Júnior
APLICANDO O SISTEMA CONTA, TAREFA E QUADRO: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA ETNOMATEMÁTICA COMO ELO ENTRE O SABER, O FAZER E O ENSINAR MATEMÁTICA
Millena Bernardino de Moraes, Ernani Martins dos Santos
KANT E AS GEOMETRIAS NÃO-EUCLIDIANAS: UMA ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA FILOSOFIA KANTIANA NA ACEITAÇÃO DAS NOVAS GEOMETRIAS
Talita Secorun dos Santos, Luciano Ferreira
O PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA NO CONTEXTO ETNICORRACIAL
Cristiane Coppe de Oliveira
Possibilidades de inserção da obra de George Peacock no ensino de matemática na Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Mércia de Oliveira Pontes, Marta Figueredo dos Anjos
OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS ENFRENTADOS NO ENSINO DA MULTIPLICAÇÃO DOS NÚMEROS INTEIROS
Mércia de Oliveira Pontes
A conceitualização Antiga e Moderna: possibilidades de interpretação da origem do simbolismo algébrico moderno
Evilásio José Arruda
A MATEMÁTICA EXISTENTE NAS PROFISSÕES
Maria Costa pereira, Joélia dos Santos Medeiros
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA EM SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA (1985 – 2004)
Marcelo Garcia Simão
O USO DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA POR LAGRANGE NA OBRA LEÇONS ÉLÉMENTAIRES SUR LES MATHÉMATIQUES DONNÉES A L'ÉCOLE NORMALE EN 1795
Jefferson Leandro Ramos de Oliveira, Iran Abreu Mendes
DESCOBERTA DA MATEMÁTCA UTILIZADA POR OLEIROS DO MUNICIPIO DE VERA CRUZ
Maria Costa pereira, Francisco de Assis Bandeira
VIDAS E ESTRIAS: MARCAS EM MEMÓRIAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Marcelo Bezerra de Morais
ETNOMATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE AGENTES DE SAÚDE GUARANI: UMA EXPERIÊNCIA COM SISTEMAS DE MEDIDA
gabriela dos santos barbosa

Educação Estatística

MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL: INVESTIGANDO A COMPREENSÃO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Maria Betania Evangelista da Silva
PROVINHA BRASIL DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DE ITENS E DESCRITORES DE ESTATÍSTICA POR PROFESSORES DOS ANOS INCIAIS
Pollyanna Oliveira, Gilda Guimarães
PROFESSORES DE ESCOLAS RURAIS INICIANTES NO USO DO TINKERPLOTS RESPONDENDO UMA SITUAÇÃO PROBLEMA ENVOLVENDO CRUZAMENTO DE VARIÁVEIS
Andreika Asseker, Carlos Eduardo Ferreira Monteiro
A UTILIZAÇÃO DOS POLIEDROS DE PLATÃO NA INTERPRETAÇÃO DE MEDIDAS ESTATÍSTICAS DESCRITIVAS
Edel Alexandre Pontes
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS ESTATÍSTICOS
Leandro do Nascimento Diniz, Kaique Bruno Santana Botelho, Paulo Gerônimo Sales da Silva, Jadson de Souza Conceição
ELABORAÇÃO DE QUESTÕES DE INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS POR PROFESSORAS DO 4º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Kátia Barros Cabral, Ana Côelho Vieira Selva
COMO AS CRIANÇAS CONSTROEM TABELAS?
DAYSE BIVAR BIVAR, ANA SELVA SELVA
Interpretar e construir gráficos: qual é a relação entre estas atividades?
Izauriana Borges Lima
EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA CRÍTICA: UM ENSAIO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E TÉCNICO
Thiago Brañas de Melo, Matheus Porto Maçal
INTERPRETAÇÕES DE DADOS POR ALUNOS DE ESCOLAS RURAIS UTILIZANDO O SOFTWARE TINKERPLOTS
tamires Nogueira queiroz, Carlos Eduardo Ferreira Monteiro, Niedja Pereira Martins, Liliane Teixeira Carvalho
EXPLORANDO A ARGUMENTAÇÃO SOBRE DADOS ESTATÍSTICOS ENTRE CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Tamires Nogueira Queiroz, Niedja Pereira Martins, Carlos Eduardo Ferreira Monteiro, Andreika Asseker
EXPLORANDO FERRAMENTAS DO BANCO DE DADOS COM O SOFTWARE TINKERPLOTS EM SALA DE AULA.
maria niedja martins, carlos eduardo monteiro, Tamires nogueira de queiroz, Liliane Teixeira de Carvalho
MÉDIA ARITMÉTICA NA SALA DE AULA: NOVAS PERSPECTIVAS
José Ivanildo Felisberto de Carvalho
DESENVOLVENDO O PENSAMENTO ESTATÍSTICO COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS
Juscileide Braga de Castro, Antônio Luiz de Oliveira Barreto, José Aires de Castro-Filho
TRABALHANDO COM A ESTATÍSTICA ATRAVÉS DO SOFTWARE R E DO SEU PACOTE RCMDR
Fabiano dos Santos Souza
ATIVIDADES PARA O ENSINO DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA: AVALIANDO PROPOSTA METODOLÓGICA DE ENSINO ATRAVÉS DO SOFTWARE R.
Fabiano dos Santos Souza
A Trajetória de Estudantes do Ensino Fundamental interpretando gráficos no software TinkerPlots: analisando o uso da média
Robson da Silva EUGÊNIO, Liliane Maria Teixeira Lima de CARVALHO, Carlos Eduardo Ferreira MONTEIRO
PROJETOS DE APRENDIZAGEM E OBJETOS DIGITAIS PARA A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA
Mauren Porciúncula Moreira, Suzi Samá Pinto

Modelagem em Educação Matemática

A PRÁTICA DA MODELAGEM MATEMÁTICA EM SALA DE AULA
Vania Horner de Almeida
A MODELAGEM MATEMÁTICA E A TECNOLOGIA COMO FONTE DE FOMENTO DA QUALIDADE DE VIDA
Juliana Schivani
MODELAGEM MATEMÁTICA NO ESTUDO DE FUNÇÃO POLINOMIAL DO SEGUNDO GRAU: UMA INVESTIGAÇÃO USANDO MAPAS CONCEITUAIS
Bárbara Candido Braz, Amauri Jersi Ceolim
MODELAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES
Isabel Cristina Machado de Lara, Fábio Espíndola Cozza
JOGOS DE LINGUAGEM NOS ANOS INICIAIS: UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA COMO FOCO DE ANÁLISE
Emerson Tortola, Lourdes Maria Werle de Almeida
INTRODUZINDO O CONCEITO DE FUNÇÃO DE MANEIRA SIGNIFICATIVA: A MODELAÇÃO DO FUNCIONAMENTO DE UMA BOMBA D’ÁGUA
Rogério Fernando Pires, Sandra Maria Pinto Magina
MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO SOBRE A PROTEÇÃO SOLAR COM CRIANÇAS DE TRÊS ANOS.
Luana Souza da Silva Carvalho, Luana Alves Oliveira, Ana Virgínia de Almeida Luna
MODELAGEM MATEMÁTICA: CONCEPÇÕES E PRÁXIS REFLETIDAS
Emerson Batista Gomes, Renato José Freitas da Silva

Psicologia da Educação Matemática

ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS PARA A APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NA MULTIPLICAÇÃO COM NÚMEROS INTEIROS
Alexandre Marcelino Lucena, Lúcia de Fátima Araújo
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO LIVRO DIDÁTICO POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UM DOS FATORES DO FRACASSO ESCOLAR?
Edna Matilde dos Santos
DIFICULDADES DE ENSINO DA ESTATÍSTICA EM CURSOS DE PSICOLOGIA À LUZ DO CONCEITO DE CONTRATO DIDÁTICO
Giselda Magalhães Nóbrega
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL: UM OLHAR PARA AS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM E O PERFIL MOTIVACIONAL
ODILEIA DA SILVA ROSA
CLASSIFICAÇÃO DAS DEFINIÇÕES E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
Francisco Regis Vieira
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA BURRICE EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ANÁLISE SEMIÓTICO-PSICANALÍTICA
Jose Passos Lopes
CONHECIMENTO E ATITUDES EM RELAÇÃO À GEOMETRIA: COMPARAÇÃO ENTRE ESTUDANTES DOS CURSOS DE PEDAGOGIA E MATEMÁTICA
Odalea Aparecida Viana, Carlos Eduardo Petronilho Boiago
INVESTIGANDO EQUÍVOCOS RELACIONADOS ÀS EQUAÇÕES E ÀS FUNÇÕES COM BASE NOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA
Anderson Lucas
O QUE É NECESSÁRIO PARA COMPREENDER PROBLEMAS COMBINATÓRIOS CONDICIONAIS?
Rute Elizabete Borba, Flávia Myrella Braz
A matemática mundana na construção civil: resolução de problemas e cognição situada
Renata Antipoff
CONTRUÇÃO DE PEÇAS DE PATCHWORK: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA ATIVIDADE MATEMÁTICA DE ARTESÃS
Ernani Martins Santos, Sintria Labres Lautert
ALTERANDO O DIVIDENDO E O DIVISOR EM PROBLEMAS DE DIVISÃO EXATA COMO ESTRATÉGIA PARA A COMPREENSÃO DAS RELAÇÕES DE CO-VARIAÇÃO ENTRE OS TERMOS DA DIVISÃO
Sintria Labres Lautert, Fernanda Augusta Lima das Chagas, Alina Galvão Spinillo

Tecnologias e Educação Matemática

APLICATIVOS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS: RECURSOS PARA APRENDIZAGEM DE CÁLCULO
Silvia Cristina Freitas Batitsa
A WEBQUEST “VIAJANDO NAS OBRAS DE ARTE” E O ENSINO DE FORMAS GEOMÉTRICAS NO 2º. ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ACACIA BEDIM, MONICA FÜRKOTTER
VISUALIZAÇÃO ESPACIAL COM O CABRI 3D
José Carlos Pinto Leivas
O USO DO FÓRUM DE DISCUSSÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO AVA MOODLE: UMA ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNAS SURDAS
Carlos Eduardo Rocha dos Santos, Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes, Oswaldo Ortiz Fernandes Junior
ANÁLISE DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO
Marcia Maria Siqueira Vieira, Maria Gilvanise de Oliveira Pontes, Antônio Luiz de Oliveira Barreto
EXPLORAÇÃO DE UMA INVESTIGAÇÃO GEOMETRICA DE QUADRILÁTEROS COM USO DO GEOGEBRA
Pablo Charles Melo, Cícero Pinheiro dos Santos Júnior, Emersson Rodrigues de Souza
A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA ACERCA DO ENSINO DA MATEMÁTICA COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS
Dennys Leite Maia, Marcilia Chagas Barreto
O USO DO LABORATÓRIO DE INFOMÁTICA EDUCATIVA - LIE COMO INSTRUMENTO NA PEDAGOGIA DE PROJETOS: relato de experiência docente
Marcia Maria Siqueira Vieira, Lissiane Maria da Silva Ribeiro
O CICLO DE AÇÕES E A GÊNESE INSTRUMENTAL NA APROPRIAÇÃO DE UM SOFTWARE PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
Luiz Cleber Soares Padilha, Marilena Bittar
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: (RE)CONSTRUINDO A CONCEPÇÃO DO USO DA TECNOLOGIA
Juscileide Braga de Castro, Raquel Santiago Freire, José Aires de Castro-Filho
COMO UTILIZAR TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DA MATEMÁTICA?
Joserlene Lima Pinheiro
Do plano ao espaço: um novo olhar através da tecnologia
Edite Resende Vieira, Fernando Villar Marinho, Rita Cardoso Meirelles
O uso do software R no ensino de Matemática
Renata Teófilo de Sousa, Nilton José Neves Cordeiro, Italândia Ferreira de Azevedo
RECONSTRUINDO DA VINCI: UMA PROPOSTA DE MODELAGEM GEOMÉTRICA COM O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA
Diego Lieban
APRENDENDO TRIGONOMETRIA COM O LAPTOP EDUCACIONAL E O SOFTWARE GEOGEBRA
Maria Auricélia da Silva, Karla Angélica Silva do Nascimento, Luciano Ribeiro dos Santos, José Aires de Castro Filho
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) EM EDUCAÇÃO ESCOLAR: UM DIAGNÓSTICO A PARTIR DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Raquel Gomes de Oliveira
ESPAÇO DE APRENDIZAGEM DIGITAL: O APRENDER A APRENDER POR COOPERAÇÃO
Aline Silva De Bona, Marcus Vinicius de Azevedo Basso, Léa da Cruz Fagundes
INTERPRETANDO E CONSTRUINDO GRÁFICOS DE BARRAS E DE SETORES A PARTIR DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM
Juscileide Braga de Castro, Antônio Luiz de Oliveira Barreto, José Aires de Castro-Filho
ANALISANDO OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
Juscileide Braga de Castro, Kiara Lima Costa, Marcília Ferreira de Sousa
FUNÇÕES POLINÔMIAIS: PROPOSTA DE UMA PRÁTICA DE ENSINO COM USO SOFTWARE GEOGEBRA.
Pablo Charles Melo, Cícero Pinheiro dos Santos Júnior, Emersson Rodrigues de Souza
UTILIZANDO O GEOGEBRA PARA EXPLORAR A CRIATIVIDADE NA FORMULAÇÃO E NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS GEOMÉTRICOS
Kátia de Medeiros
HOMOTETIA: UM RECURSO PARA ESTUDO E APRIMORAMENTO DO CONCEITO E DAS PRINCIPAIS PROPRIEDADES DE RAZÃO E PROPORÇÃO ATRAVÉS DO SOFTWARE GEOGEBRA
Daniel Oliveira Silva, Leandro da Luz Vieira, Kelsilene Durães Saraiva, Maria Rachel Alves, Silvana Diamantino França
O USO DA HOMOTETIA PARA ESTUDO DE RAZÃO E PROPORÇÃO UTILIZANDO O GEOPLANO
Daniel Oliveira Silva, Leandro da Luz Vieira, Kelsilene Durães Saraiva, Maria Rachel Alves, Silvana Diamantino França
EXPLORANDO ASPECTOS ÚTEIS PARA CONSTRUIR MOVIMENTOS ARTICULADOS COM GEOGEBRA
Diego Eduardo Lieban
EXPERIÊNCIA DIDÁTICA DO ESTUDO DAS FUNÇÕES COM O USO DO WINPLOT EM SALA DE AULA
Marcília Ferreira, Kiara Lima, Juscileide Braga
COMO TRABALHAR ATIVIDADES GEOMÉTRICAS COM ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS?
Camila Lima Costa, Ana Theresa Alves Silva, Cícero Marcelo Silva Lima, Tony Fábio Silva Neves
A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA
ubiratan nogueira pessoa
GRANDEZAS PROPORCIONAIS E OBJETOS DE APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Bergson Rodrigo Siqueira de Melo, Verônica Maria Lavor Silva de Melo, Otávio Paulino Lavor, Mauro Cavalcante Pequeno
USO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO ESTUDO DE FUNÇÕES POLINOMIAIS NO ENSINO SUPERIOR
Eloiza Gomes, Luciane Franquelin Gomes Souza
FUNÇÕES POLINOMIAIS ANALISADAS A PARTIR DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INSTRUMENTALIZADA POR UMA FERRAMENTA COMPUTACIONAL
Maurício A. Saraiva Matos Filho
Aventuras-solo online de RPG: construindo narrativas não lineares em Matemática
Danilo Lemos Batista
INVESTIGAÇÕES GEOMÉTRICAS EM GRUPOS ONLINE: POSSIBILIDADES PARA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A DISTÂNCIA
Felipe Pereira Heitmann, Sueli Liberatti Javaroni
AS NOVAS TECNÓLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL
Erasmo Tales Fonseca
TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ESTUDO DE MODELAGEM MATEMÁTICA E EQUAÇÕES DIFERENCIAIS NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Sueli Liberatti Javaroni, Felipe Pereira Heitmann
Um perfil de estudantes de licenciatura em matemática à distância: desafios para a construção de novas práticas pedagógicas.
Conceição Clarete Travalha, Oziel de Souza, Dina Flávia Alves da Costa
SEQUÊNCIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: RESTROSPECTIVA HISTÓRICA DE DEWEY A FEDATHI
Maria José Araujo Souza, Herminio Borges Neto
SEQUÊNCIA FEDATHI: APRESENTAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO
José Araujo Souza, Hermínio Borges Neto
PROJETO ROBÓTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE FORTALEZA: UMA MANEIRA DIFERENTE DE APRENDER MATEMÁTICA, CIÊNCIAS E SUAS TECNOLOGIAS
Márcia Fernandes de Farias, Dalmário Heitor Miranda de Abreu, Alexandre Carlos Coelho Damasceno

Avaliação em Educação Matemática

A RELAÇÃO ENTRE AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA E O CONTRATO DIDÁTICO
Fernando Emílio Leite de Almeida, Edineide Carmem Pereira da Silva
CONCEITOS E SABERES MATEMÁTICOS: COMO OS DOCENTES ANALISAM PROBLEMAS DE ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS EXTRAÍDOS DA PROVA BRASIL?
Regina Barreto Santos, Rute Elizabete de Souza Rosa Borba
Um estudo de erros nas operações com os numeros decimais
Rosineide Sousa Jucá, Pedro Franco de Sá
UMA ANALISE DE ERROS NA RESOLUÇÃO DE EQUAÇÃO DO 2º GRAU
Rosineide Sousa Jucá, Tarcilio Roger Noronha Nepomuceno, José dos Santos Guimaraes Filho
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL: UM OLHAR SOBRE OS ENCONTROS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE 2001 A 2010.
Luciano Cavalcanti Nascimento
A MULTIPLICIDADE DE CONCEPÇÕES PRESENTES NA FORMAÇÃO INICIAL E SUAS INFLUÊNCIAS: O RIGOR MATEMÁTICO E A CRIATIVIDADE NO ATO DE AVALIAR.
Talita Secorun dos Santos, Fábio Alexandre Borges
DESCRITORES: SIMULADOS APRESENTAM LAGUNAS EM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Maria Rambo Kochhann

Formação de Professores e Educação Matemática

SABERES REVELADOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: contribuições de um Programa de Bolsas de Iniciação à Docência
Roger Eduardo Silva Santos
PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS NA PRODUÇÃO DE DOCUMENTOS CURRICULARES DE MATEMÁTICA: REFERENCIANDO ESSA POSSIBILIDADE
Angelita Minetto Araújo, Maria Tereza Carneiro Soares
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA: PERCEPÇÕES DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Leoni Malinoski Fillos
A UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ESTUDO DE TRIGONOMETRIA A PARTIR DE FENÔMENOS FÍSICOS.
Tiago Nery Ribeiro, Divanizia do Nascimento Souza
A Resolução de Problemas como Prática Educativa no Ensino da Matemática
Vlademir Marim, Samir Borges Viana, Neiva de Castro Cardoso Andraus
FORMAÇÃO CONTINUADA: ENSINO E APRENDIZAGEM DA COMBINATÓRIA COM ENFOQUE NOS INVARIANTES DE SEUS DIFERENTES SIGNIFICADOS
Adryanne Maria Rodrigues Barreto de Assis, Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa
INVESTIGANDO A ATIVIDADE DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA QUE ATUA NA TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
Fabiana dos Santos Faria, Iranete Maria da Silva Lima
PROBABILIDADES NA EDUCAÇÃO BÁSICA: RESULTADOS PRELIMINARES DE UMA PESQUISA NA PERSPECTIVA DO DESIGN EXPERIMENT
Ana Lucia Nogueira Junqueira, Maria Elisabette Brisola Brito Prado
ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Edson Thó Rodrigues, Fernanda Andréa Fernandes Silva, Lucia de Fatima Araujo
PROJETO NOVOS TALENTOS ARTICULANDO EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO
NADSON DE JESUS LIMA, ELIANE SANTANA DE SOUZA, GILCIMAR PEREIRA DOS SANTOS, JOSEMIR DA PAIXÃO DE SOUZA
VAMOS FAZER "GEOMETRIA" COM CANUDOS?
Kiara Lima Costa, Juscileide Braga de Castro, Marcília Ferreira de Sousa, Deborah Monte Medeiros
IMPLEMENTANDO O LABORATÓRIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM ENSINO DE MATEMÁTICA
Cristiane Fernandes de Souza, Cristiane Borges Angelo, Jussara Patrícia Andrade Alves Paiva, Francisca Terezinha Oliveira Alves
PROJETO PROBLEMATICANDO: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
cristiane borges angelo, Emmanuel de Sousa Fernandes Falcão, Vilmara Luiza Almeida Cabral, Marcus Vinícius Lopes Oliveira, Francinaldo Meireles Silveira, João Leno Nascimento
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ESTADO DO PARÁ: uma necessidade urgente e necessária
Jeane do Socorro Costa da Silva, Laurizet Ferragut Passos
EXPECTATIVAS E PERSPECTIVAS DOCENTES SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM DE COMBINATÓRIA NO ENSINO MÉDIO
Cristiane de Arimatéa Rocha, Rute Elizabete de Souza Rosa Borba
MATEMÁTICA É SHOW: COMEORANDO O DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA COM UM ESPETÁCULO DE CIDADANIA
Daniela Batista Santos, André Ricardo Magalhães
PIBID: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Lailson dos Reis Pereira Lopes, ALINE GOBIRA DE FIGUEIREDO
AS DEFINIÇÕES MATEMÁTICAS FORMAIS NO CONTEXTO DA PRÁTICA DOCENTE: A VISÃO DO PROFESSOR
Francisca Cláudia Fernandes Fontenele, Francisco Régis Vieira Alves, Hermínio Borges Neto
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: ENSINO E CONCEPÇÕES
Rochelande Felipe Rodrigues, Agnaldo Ferreira de Melo, Josinalva Estacio Menezes
NÚMEROS DO PRIMEIRO ANO DO PROJETO “CLUBES DE MATEMÁTICA”
Aldenize Ruela Xavier, Hugo Alex Diniz, Gleicy Lima Ribeiro
PENSAMENTOS E SENTIMENTOS DE PROFESSORAS SOBRE MATEMÁTICA
Thiarla Xavier Dal-Cin Zanon, Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner
PIBID/IFES MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE
Sandra Aparecida Fraga da Silva, Sabrine Costa Oliveira
A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DO PEDAGOGO: ENTRE A PRÁTICA FORMADORA E A AÇÃO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS
Valdirene Gomes Sousa, José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA NAS RODAS DO PIBID
Marilia Beatriz Ferreira Abdulmassih, DINAIR CALDEIRA DE ANDRADE SILVA, Samir Borges Viana
O TANGRAM NO PROCESSO FORMATIVO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÃO DO PIBID
Ivoneide Pinheiro de Lima, Willame da Silva Sales, Flávia Roldan Viana, Rodrigo Lacerda Carvalho, Lara Barros da Silva, Maria de Guadalupe da Mota Corrêa
SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL: RETROSPECTIVA HISTÓRICA E TENDÊNCIAS ATUAIS
Vera Maria Jarcovis Fernandes, Edda Curi
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: MARCAS E CONTRIBUIÇÕES DESSE ESPAÇO DE PESQUISA
Américo Junior Nunes Silva
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA: UM OLHAR ACERCA DO ALUNO SURDO
Gabryella Vasconcelos Silva, Robson Paz Silva, Ernani Martins Santos
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ACADÊMICOS DA PARFOR – CRISTÓPOLIS QUANTO A MATEMÁTICA, SEU ENSINO E APRENDIZAGEM
Américo Junior Nunes Silva
FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: A MÚSICA COMO PROPOSTA DE TRANSFORMAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR
Américo Junior Nunes Silva, Ilvanete dos Santos de Souza, Simone Santos Barros
O ENSINO DE MATEMÁTICA E A CONSTANTE REPRODUÇÃO DE DISCURSOS: REDIRECIONANDO O OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA
Américo Junior Nunes Silva, Claudenor de Araújo Macêdo, Edson de Lacerda Cruz, Glaucimar Qualhano Furtado, Jucelino Xavier, Maurício Magalhães dos Santos
A MEMÓRIA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: O CASO DE UM 7º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL LILA MAIA
Sona Mara Souza Correa, Lucélida Fátima Maia da Costa, Bruno Lopes Reis, Thiago Miranda Farias
A GEOMETRIA FRACTAL E SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
Bruno Lopes Reis, Lucelida de Fatima Maia da Costa, Adriana dos Santos Gomes
AS SUBJETIVIDADES NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS DO FUTURO EDUCADOR MATEMÁTICO
SONIA MARIA DA SILVA JUNQUEIRA, ANA LÚCIA MANRIQUE
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA EM UM LABORATÓRIO DE ENSINO DE GEOMETRIA: A EXPERIÊNCIA DA FAFIDAM
Paulo Gonçalo Farias Gonçalves, Acácio Lima de Freitas
O USO DOS FANZINES NA FORMAÇÃO DOCENTE E NO ENSINO DA MATEMÁTICA
Wanderleya Nara Gonçalves Costa, Admur Severino Pamplona
OS FANZINES COMO FORMA DE MEDIAÇÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
Wanderleya Nara Gonçalves Costa
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DOS ANAIS DA XIII CIAEM
Admur Severino Pamplona, Wanderleya Nara Gonçalves Costa
A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DO PEDAGOGO: REFLEXÃO DEDUTIVA
Maria Jose Costa Santos
CONSTRUÇÃO DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DE GEOMETRIA HIPERBÓLICA: ANALISE DA ATIVIDADE DO H_TRIÂNGULO
Guilherme Fernando Ribeiro, Talita Secorun Dos Santos, Luciano Ferreira
O CONTRATO DIDÁTICO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
Késia Caroline Ramires Neves, Angela Mognon, Doherty Andrade
JUSTIFICAÇÃO E A ARGUMENTAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA DO ENSINO BÁSICO
Carlos Augusto Aguilar Júnior, Lilian Nasser
Análise dos Possíveis Impactos na Formação Continuada do Professor de Matemática
Vlademir Marim, Karla Oliveira Franco
A RÉGUA TRIGONOMÉTRICA E O ENSINO DE TRIGONOMETRIA
kaique Bruno Botelho, Emerson dos Santos Santana, Paulo Geronimo da Silva, Ueslei Galvão Santos, Wériton de Souza Lôbo
Fazendo "Arte" por meio da Construção de Pipas e Releitura de Obras nas Práxis Matemáticas
Vlademir Marim, Neiva de Castro Cardoso Andraus, Samir Borges Viana
EXPLORANDO O MÉTODO GEOMETRICO PARA O ENSINO DE NÚMEROS E OPERAÇÕES: EM BUSCA DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Jeane do Socorro Costa da Silva, Everaldo Roberto dos Santos, Laurizete Ferragut Passos
ESTUDO EXPLORATÓRIO ACERCA DOS CONCEITOS DE PROPORCIONALIDADE E COMPRIMENTO
Maria Sônia leitão Melo Vieira
Perfil conceitual de equação: uma proposta de abordagem para a Educação Matemática.
Alessandro Ribeiro
NARRATIVAS E MODELAGEM MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Ivete Maria Baraldi, Sueli Liberatti Javaroni
UMA CAMPANHA E SUAS PUBLICAÇÕES: A CADES E A REVISTA ESCOLA SECUNDÁRIA
Ivete Maria Baraldi, Rosinéte Gaertner
Diversidade dos registros de representação semiótica de fração: um olhar sobre alunos do curso de pedagogia
Larissa Elfisia de Lima Santana, Silvana Holanda da Silva, Marcília Chagas Barreto
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS E O
Rogério Marques Ribeiro
SUBPROJETO DO PIBID - EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS: DESAFIOS, NECESSIDADES E IMPLICAÇÕES DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES
Lailson dos Reis Pereira Lopes, ALINE GOBIRA DE FIGUEIREDO
O LABORATÓRIO DE ENSINO DA MATEMÁTICA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES REFLEXIVOS
Joseane Almeida Topázio, Joseane Almeida Topazio
COMPETÊNCIAS INOVADORAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-UERN
Graciana Ferreira Alves Dias
ARGUMENTAÇÃO EM MATEMÁTICA: indícios de implementação
José Messildo Viana Nunes
Refletindo sobre a importância do PIBID para formação do professor de matemática
SILMARY SILVA DOS SANTOS
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O USO DE MATERIAIS MANIPULATIVOS NO CURSO DE MATEMÁTICA CULMINANDO COM OFICINAS PEDAGÓGICAS
simone maria chalub bandeira bezerra, salete maria chalub bandeira
CONTRIBUIÇÕES DOS ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, DISCENTES DOS CURSOS DE PEDAGOGIA
Julia de Cassia Pereira do Nascimento, Edda Curi
AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES-DISCENTES DO PROGRAMA DE GRADUAÇÃO DE PROFESSORES SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA.
Lauro Lopes Pereira Neto, João Ferreira da Silva Neto, Anderson Gomes dos Santos, Edna Ferreira da Rocha Silva, Eliane Elias Farias Barros
DIMENSÕES DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: O HISTÓRICO, O LEGAL E O PEDAGÓGICO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NA BAHIA
Maria Auxiliadora Lisboa Moreno Pires
COMPROMISSO PROFISSIONAL E CONDIÇÃO DE TRABALHO DOCENTE
Monica Gonçalves de Matos, Tadeu Oliver Gonçalves

Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

ENSINO DE COMBINATÓRIA NO 4º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Danielle Avanço Vega Pontes, Rute Elizabete de Souza Rosa Borba
ERA UMA VEZ... O CAIPORA, O CURUPIRA E O NÚMERO
Cristiane Vinholes Jacomelli
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: O QUE DIZEM OS DOCUMENTOS OFICIAIS
madeline gurgel barreto maia, Sandra Pinto Magina
O QUADRO VALOR DE LUGAR, A TEORIA DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS E AS ESTRUTURAS ADITIVAS NO ENSINO FUNDAMENTAL I
Renato Carneiro Silva, Paulo Meireles Barguil
A TRANSIÇÃO DA LINGUAGEM NATURAL PARA LINGUAGEM ALGEBRICA NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Fernando Emílio Leite de Almeida, Roselânia de Souza Lima Nunes
A ABSTRAÇÃO REFLEXIONANTE A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO PELA CRIANÇA
Ana Paula Perovano, Sandra Magina
PROCEDIMENTOS DE RESOLUÇÃO DE ALUNOS EM PROBLEMAS DE ESTRUTURA ADITIVA COM A IDEIA DE COMPOSIÇÃO
Edda Curi, Cintia Aparecida Bento dos Santos
PROVA BRASIL DE MATEMÁTICA DE 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: IMPACTOS DE UMA PESQUISA LONGITUDINAL
Edda Curi
O CONHECIMENTO MATEMÁTICO COMO OBJETO DE DESEJO DA CRIANÇA
Amanda Marina Andrade Medeiros
ENSINO DA POTENCIAÇÃO COM CALCULADORA: UM EXPERIMENTO NO 5° ANO
Adrielle Cristine Mendello Lopes, Pedro Franco de Sá, Fábio José da Costa Alves
O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM SURDEZ
FLAVIA ROLDAN VIANA, MARCILIA CHAGAS BARRETO
UM ESTUDO SOBRE A PRESENÇA DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NAS OBRAS DOS ACERVOS COMPLEMENTARES DO PNLD 2010
Andréa Paula Monteiro de Lima, Rosinalda Aurora de Melo Teles
Discalculia e Matemática Adaptada
Jorge Brandão
O MANKALA COLHE TRÊS E O ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS
Jadilson Ramos de Almeida, Andréa Paula Monteiro de Lima, Evanilson Landim Alves
GRANDEZA TEMPO: ANÁLISE DE ESCOLHAS CONCEITUAIS EM LIVROS DE MATEMÁTICA PARA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Julia Calheiros Cartela de Araujo, Rosinalda Aurora de Melo Teles
ANÁLISE DOS CONTEXTOS APRESENTADOS EM PROBLEMAS MULTIPLICATIVOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS
GLAUCE VILELA MARTINS, RUTE ELIZABETE DE SOUZA ROSA BORBA
PROBLEMAS DO CAMPO ADITIVO: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DE UM GRUPO DE PESQUISA
ELIANE MATHEUS PLAZA, EDDA CURI
ANÁLISE DE ATIVIDADES MATEMÁTICAS NO LIVRO DIDÁTICO À LUZ DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA
Barbara Pimenta de Oliveira, Marcilia Chagas Barreto
TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA E LIVRO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE DAS ATIVIDADES DO BLOCO DE CONTEÚDO TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
Barbara Pimenta de Oliveira, Ana Cristina Matias Aragão, Marcilia Chagas Barreto
A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INFANTIL: O OLHAR DAS GRADUANDAS DO CURSO DE PEDAGOGIA
Cicera Natalia Duarte Lima, George Pimentel Fernandes
A REPRESENTAÇÃO SIMBÓLICA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE ESTRUTURA MULTIPLICATIVA DO TIPO UM-PARA-MUITOS
Tâmara Marques Gomes, Edneri Pereira Cruz
ESTRUTURAS ADITIVAS: INTERVENÇÃO COM FOCO NA REPRESENTAÇÃO EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Danielle Avanço Vega Pontes, Maria Betânia Evangelista da Silva
LISTAGEM, INVARIANTES, SISTEMATIZAÇÃO E GENERALIZAÇÃO: UM CAMINHO PARA O ENSINO DE COMBINATÓRIA EM UMATURMA DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa, Laís Thalita Bezerra dos Santos
TEXTOS MATEMÁTICOS: PRODUÇÃO DE PROBLEMAS MULTIPLICATIVOS POR ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Josenir Rodrigues da Silva, Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa
"PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS A CONCEITOS MATEMÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I POR MEIO DA GEOMETRIA FRACTAL"
juliane dias guillen
ENSINANDO GEOMETRIA A PARTIR DO MODELO VAN HIELE
Cleidison Cândido da Silva, Severina Andréa Dantas de Farias
QUAL VARIOU MAIS?
Erica Cavalcanti, Gilda Guimarães
O acaso, o provável, o determinístico: concepções e conhecimentos probabilísticos de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Michaelle Santana, Rute Borba
COMPREENSÕES DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O CONCEITO DE MÉDIA ARITMÉTICA
Mabel Cristina Marques Melo, Gilda Lisbôa Guimarães
A PROVA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO QUE ENSINA MATEMÁTICA
Paulo Meireles Barguil
O QUE SABEM ALUNOS E PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS SOBRE CLASSIFICAR REPRESENTANDO EM GRÁFICOS?
Patrícia Santos Luz, Gilda Lisbôa Guimarães, Pilar Ramos Ruesga
ESCALA REPRESENTADA EM GRÁFICOS
milka rossana guerra cavalcanti de albuquerque, Gilda Lisbôa Guimarães
FOLCLORE BRASILEIRO: UMA POSSIBILIDADE DE SE TRABALHAR OS NEXOS CONCEITUAIS DO NÚMERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Cristiane Vinholes Jacomelli

Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio

OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Marilene Rosa Santos
CONCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE O ENSINO DOS NÚMEROS RACIONAIS
GRESIELA RAMOS DE CARVALHO SOUZA, PETERSON DA PAZ, ALOISIO JOÃO BISERRA
FENÔMENOS DIDÁTICOS NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA: REGISTROS DE UMA TURMA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Edna Matilde dos Santos, Robson da Silva Eugênio, Edilza Maria da Conceição Silva
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E DESEMPENHO ESCOLAR EM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL - UM NOVO OLHAR
Geraldo Claudio Broetto
CONSTRUINDO E COMPREENDENDO CONCEITOS GEOMÉTRICOS COM AUXÍLIO DO ORIGAMI
Carloney Alves de Oliveira, Cristiano Marinho da Silva, Simone Silva da Fonseca, Érica da Costa Silva
(RE)ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES: INTEGRANDO AS REPRESENTAÇÕES FRACIONARIA, DECIMAL E PERCENTUAL
Jânio Elpídio De Medeiros, Cristiane Fernandes de Souza
O ENSINO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Vania Horner de Almeida
A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE ÁREA E DA RELAÇÃO ENTRE ÁREA E PERÍMETRO NO 3º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTUDOS SOB A ÓTICA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS.
Lúcia Durão Ferreira, Paula Baltar Bellemain
AS FRAÇÕES E SEUS SIGNIFICADOS OPERADOR MULTIPLICATIVO E QUOCIENTE: O CASO DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE OLINDA
Edilza Maria da Conceição SILVA, Robson da Silva EUGÊNIO, Verônica Gitirana Gomes Ferreira
NOVOS TALENTOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: Um relato de experiência de alunos do 6º semestre de Estagio Supervisionado II com estudantes do Ensino Fundamental
Eliane Santana de Souza, Gilcimar Pereira dos Santos, Nadson de Jesus Lima, Josemir Da Paixão De Souza
RUDIMENTOS DE PESQUISA OPERACIONAL COMO CONTEXTUALIZAÇÕES PARA O ENSINO DE MATRIZES E SISTEMAS LINEARES NO ENSINO MÉDIO
Anderson Lucas
EVENTO 18: UMA PROPOSTA DE JOGO VOLTADA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE PROBABILIDADE
Rodrigo Medeiros dos Santos, Ivanildo Amorim Lima, Noelle Cristina do Amaral
ATIVIDADES MUSICAIS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE FRAÇÕES
Wanessa Melo Silva, Dandara Bechara Resque
APRENDIZAGEM DA ANÁLISE COMBINATÓRIA POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO PONTO DE PARTIDA
Carlos Alberto Pinheiro, Celina Almeida Abar, Pedro Franco Sá
A ABORDAGEM DOS NÚMEROS RACIONAIS NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO – ENEM
Fernanda Andréa Fernandes Silva, Mônica Lins
DESENVOLVENDO O RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
Italândia Ferreira de Azevedo, Renata Teófilo de Sousa
CONCEPÇÕES SOBRE A CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DA MATEMÁTICA APRESENTADAS POR PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE VÁRZEA GRANDE – MT: ANÁLISE DE UM QUESTIONÁRIO QUALITATIVO
Aloisio joão Biserra, Peterson da Paz, Gresiela Ramos de Carvalho Souza
JOGOS MATEMÁTICOS: BRINCANDO SE APRENDE MATEMÁTICA
André Pereira da Costa, Geraldo Herbetet de Lacerda
Matemágica
Emerson Feliciano da Silva, Antonival Lopes do Nascimento Filho, Jenival Vieira Junior
INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA ATRAVÉS DOS CLUBES DE MATEMÁTICA
Hugo Alex Diniz, Aldenize Ruela Xavier, Janaína Imbiriba da Costa, Geiza Silva Rocha
TRABALHANDO EQUAÇÃO DO SEGUNDO GRAU COM O ALGEPLAN
Patricia Ferreira dos Santos, Bianca Elisa Costa, Renata Roel Rodrigues Moreira Dutra, Vania Cristina da Silva Rodrigues, Luiz Fernando Rodrigues
ANÁLISE COMBINATÓRIA E AS PROBABILIDADES DE GANHAR NA LOTERIA
Emerson Feliciano da Silva, Antonival Lopes do Nascimento Filho, Jenival Vieira Junior, Ialison Severo de Melo
O ESTUDO SOBRE CRIPTOGRAFIA E SUAS APLICAÇÕES EM MATEMÁTICA
Luciano Pontes da Silva, Jarbiana Carla Soares Silva, Cristiano Marinho da Silva, Maria Aparecida da Silva, Mirtes de Souza Silva, Miriam Morgana Lira
TRUNCAMENTO DO OCTAEDRO REGULAR: UMA ATIVIDADE DO PROGRAMA GESTAR II REALIZADA COM ESTUDANTES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Enoilma Simões Paixão Correia Silva
PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO EM ATIVIDADES DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM AULAS DE MATEMÁTICA
Thiarla Xavier Dal-Cin Zanon, Bernadete Veronica Schaeffer Hoffman, Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner
PENSAMENTO GEOMÉTRICO: INVESTIGANDO ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Vanderlei Adriano Petry, Carmen Teresa Kaiber
GEOGEBRA: O CICLISTA E A SENOIDE
Emerson Feliciano da Silva, Antonival Lopes do Nascimento Filho, Jenival Vieira Junior, Ialison Severo de Melo
PIFF GEOMÉTRICO: UMA FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA ESPACIAL
Miriam Morgana Lira, Carloney Alves de Oliveira, Cristiano Marinho da Silva, Maria Aparecida da Silva, Mirtes de Souza Silva, Luciano Pontes da Silva
EXPLORANDO TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS POR MEIO DE BORDADOS EM PONTO CRUZ
Sabrine Costa Oliveira, Sandra Aparecida Fraga Silva
REFLEXÃO E TRANSLAÇÃO EM BORDADOS DE PONTO CRUZ
Sabrine Costa Oliveira, SANDRA Aparecida Fraga Silva
CONCEPÇÕES DE ALUNOS DA ESCOLA BÁSICA SOBRE SIMETRIA DE REFLEXÃO
Diógenes Maclyne Melo
ARITMÉTICA MODULAR NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO: CONTRIBUIÇÕES DE UMA PESQUISA ENSINO
Sergio Ricardo Mattos
Análise da abordagem de problemas algébricos, tipo transformação, em livros didáticos de matemática do 7º ano do Ensino Fundamental
Cícero Pinheiro Santos Junior, Edna Matilde dos Santos, Emersson Rodrigues de Souza, Pablo Charles de Oliveira Melo
UMA ANÁLISE DO PROJETO “ALGEBRINCANDO NA SÉTIMA SÉRIE”
Lauro Sá
A GEOMETRIA ANALÍTICA COMO MÉTODO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Mônica Souto da Silva Dias, Ana Kelly Nogueira Falcão
PLANEJANDO E REFLETINDO SOBRE METODOLOGIAS VIVECIANDAS NO PIBID/IFES/MATEMÁTICA
João Paulo Milanezi, Lauro Sá, Sandra Fraga
DEMONSTRAÇÕES MATEMÁTICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: COM A PALAVRA OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Luís Havelange Soares, José César Nascimento Afro, Leonardo Lira Brito, Paulo Cézar de Souza
A INFLUÊNCIA DO POSITIVISMO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL II: UM OLHAR SOBRE SEUS IMPACTOS E O DESENVOLVIMENTO DE UM ENSINO DE MATEMÁTICA CRÍTICO-REFLEXIVO
Daniela Batista Santos, André Ricardo Magalhães, Silas Pinheiro Silva
A CONSTRUÇÃO DE UMA HORTA: ENSINO DE GEOMETRIA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS
Ivanise Gomes Arcanjo Diniz, Leandro Do Nascimento Diniz
A EXPERIÊNCIA E A LINGUAGEM ENQUANTO COMPONENTE DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO POR MEIO DE PROBLEMAS MATEMATICOS NA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
Leda Ferreira Cabral
COMPREENSÃO ALGÉBRICA DE ALUNOS EM DIFERENTES CONVERSÕES DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS
Ana Cláudia Gouveia de Sousa, Luiza Helena Martins Lima
CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS UTILIZANDO O PLANO CARTESIANO ARTESANAL
Raíssa Caroline Oliveira, Livia Durães Reis, Maria Rachel Alves, Jeane Faria Franco Ribeiro, Silvana Diamantino França
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E MULTICULTURALISMO: UMA ANÁLISE DE IMAGENS EM LIVROS DIDÁTICOS
Andreia Cristina Rodrigues Trevisan
ATIVIDADE INVESTIGATIVA: EXPLORANDO EQUAÇÕES COM UTILIZAÇÃO DE BALANÇA ARTESANAL
Daniel Oliveira Silva, Grazielle Oliveira Viana, Jeane Faria Franco Ribeiro, Maria Rachel Alves, Silvana Diamantino França
AS FRAÇÕES COM O SÍTIO DO PICAPAU AMARELO E OS QUADRINHOS DA TURMA DA MÔNICA: UMA ATIVIDADE COM HISTÓRIA EM QUADRINHOS E LITERATURA INFANTO-JUVENIL
Rodrigo Baldow, Fernanda Andrea FERNANDES SILVA
BURITI: RELAÇÃO ENTRE SEQUÊNCIA DE FIBONACCI, RAZÃO ÁUREA E ESPIRAL LOGARÍTMICA
Everaldo Roberto Monteiro dos Santos, Lucelia Valda de Matos Cardoso, Jeane do Socorro Costa da Silva
INVARIANTES, GENERALIZAÇÃO, SITEMATIZAÇÃO E ESTRATÉGIAS BEM SUCEDIDAS: O ENSINO DA COMBINATÓRIA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa, Monalisa Cardoso Silva
PROBLEMATIZAÇÃO COM RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Miguel Jocelio Alves Silva
Entre o movimento lógico-histório e o ensino da álgebra: o caso particular das sequências.
Maria Lucia Panossian
PIBID/SUBPROJETO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA (“A LICENCIATURA, O ENSINO MÉDIO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR”)– UM PROJETO APLICADO NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO
Cleidison Cândido da Silva, Agnes Liliane Lima Soares de Santana
A RECEPTIVIDADE DOS ESTUDANTES DA ESCOLA SINHÁ SABÓIA, FRENTE ÀS ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES DE DO PIBID/UVA/MATEMÁTICA
Miguel Jocelio Alves Silva
ALGEBRINCANDO: JOGOS PARA A FIXAÇÃO DE PROCEDIMENTOS ALGÉBRICOS
Lauro Sá
A ÁLGEBRA DO PROFESSOR E DO ALUNO: UM OLHAR SOB A ÓTICA DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO
MARCUS BESSA DE MENEZES
APRESENTANDO E UTILIZANDO O “RELÓGIO TRIGONOMÉTRICO” COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA TRIGONOMETRIA EM SALA DE AULA: UMA INTERVENÇÃO DO PIBID
Cristiano Marinho da Silva, Maria Aparecida da Silva, Mirtes de Souza Silva, Miriam Morgana Lira, Luciano Pontes da Silva
USO DA HISTÓRIA DA TRIGONOMETRIA COMO ELEMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM DAS FUNÇÕES SENO E COSSENO: UM ESTUDO DE CASO
Carlos Antonio Souza, Eline Flores Victer, Jurema Rosa Lopes
ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DO CAMPO MULTIPLICATIVO
gabriela dos santos barbosa, Valmir José Motta Conceição
ARGUMENTAÇÃO E PROVAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: A VISÃO DO PROFESSOR
Lilian - Nasser, Carlos Augusto Aguilar Junior
ANÁLISE DOS CURRÍCULOS PRESCRITOS DO BRASIL E DA ARGENTINA À LUZ DA ÁREA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Emilio Celso de Oliveira
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOS CURRÍCULOS PRESCRITOS E LIVROS DIDÁTICOS Do BRASIL E DA ARGENTINA
Emilio Celso de Oliveira
MENOS COM MENOS É MENOS OU É MAIS? RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO DE NÚMEROS INTEIROS POR ALUNOS DO ENSINO REGULAR E DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Evanilson Landim Alves, Lícia de Souza Leão Maia
COMO TRABALHAR COM A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Josemir da Paixão de Souza, Eliane Santana de Souza, Gilcimar Pereira dos Santos, Nadson de Jesus Lima
ESTUDO DE PRÁTICAS SOCIAIS VISANDO UMA ABORDAGEM SIGNIFICATIVA DO ENSINO DA MATEMÁTICA ESCOLAR
Renato Rodrigues Cunha Lima Filho, Raphael Moreira Santos, Iran Abreu Mendes
PERÍMETRO EM LIVROS DIDÁTICOS BRASILEIROS DO 6º ANO: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DA PRAXEOLOGIA MATEMÁTICA
José Valério Gomes da Silva, Paula Moreira Baltar Bellemain
DISCURSOS PEDAGÓGICOS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Daniela Lazzarotto Ghidini, Suelen Assunção Santos
O ENSINO INTEGRADO DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO EM ESCOLA PARTICIPANTE DO PIBID-UNIMONTES
Maria Rachel Aves, Mauricio Soares Barbosa, Fernanda Alves Maia, Maria Tereza Carvalho Almeida, Silvana Diamantino França, Jeane Farias Franco
O CÁLCULO PLUS E SUAS POTENCIALIDADES NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA À LUZ DA TEORIA DE AUSUBEL
Josinalva Estacio Menezes
POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES DA EDUCAÇÃO EM VALORES E PARA A CIDADANIA NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Nilson Antonio Ferreira Roseira
LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA: FERRAMENTA DE USO PROFISSIONAL E DE APRENDIZAGEM PARA O PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO.
Clovis Gomes Silva Junior
Aprendizagem em trigonometria – contribuições da teoria da aprendizagem significativa
Cicero da Silva Pereira
PARALELO ENTRE A HISTÓRIA DA CONSTITUIÇÃO DO ZERO COMO NÚMERO E AS DIFICULDADES DE ALUNOS EM OPERAREM COM ELE
Simone Moura Queiroz
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CONSTRUINDO E INTERPRETANDO GRÁFICOS DE FUNÇÕES QUADRÁTICAS
Janaina Bordulis da Silva, Tanise Paula Novello

Educação Matemática na Educação Superior

INTEGRAR O ENSINO SUPERIOR A EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PROPOSTA DO PIBID
Fernando Emílio Leite de Almeida
PERFIL DOS DOCENTES QUE TRABALHAM COM A MATEMÁTICA FINANCEIRA EM CURSOS TECNOLÓGICOS NA REGIÃO METROPOLITANA DA GRANDE VITÓRIA
Hélio Rosetti Junior
ESTUDANTE – MONITOR – PESQUISADOR: A RELEVÂNCIA DA MONITORIA EM ENSINO DE MATEMÁTICA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
Renato Carneiro Silva, Paulo Meireles Barguil
INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA NO CONTEXTO DO PIBID: A PARTIR DA TEORIA DA ATIVIDADE
Ivoneide Pinheiro de Lima, David Marques Bispo, Francisco Evamar Barros, Gina Kely Cruz Pereira, Isabelle Coêlho da Silva, Raniele Sampaio Nogueira
UM ESTUDO SOBRE OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS MOBLIZADOS PELOS ESTUDANTES EM QUESTÕES ENVOLVENDO O CONCEITO DE LIMITE
Michele Carvalho de Barros, Lilian Akemi Kato, Angela Mognon
Análise de Erros em Resolução de Problemas: uma investigação com alunos do 3º semestre de cursos de tecnologia
Antonio Sergio Abrahão Monteiro Bastos, Norma Suely Gomes Allevato, Antonio Sergio Abrahão Monteiro Bastos
TEOREMA DE PAPPUS-GULDIN COM AUXÍLIO DOS SOFTWARES MAXIMA E WINPLOT: ATIVIDADE APLICADA A UMA TURMA DE CÁLCULO II
Eberson Paulo Trevisan, Andreia Cristina Rodrigues Trevisan
AS DESIGUALDADES: PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICA, SEMIÓTICA E DIDÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PARA SURDOS
Silvia Teresinha Frizzarini, Clélia Maria Ignatius Nogueira, Fábio Alexandre Borges
A Indução Finita sob a Ótica do Pensamento Matemático Avançado
Eduardo Machado da Silva, Angela Marta Pereira das Dores Savioli
ANALISE DE ERROS: UMA APLICAÇÃO DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES NO ENSINO DO CÁLCULO
Francisco Regis Vieira, Herminio BORGES Neto, katia vigo ingar
DIFICULDADES ENVOLVENDO A NOÇÃO DE DEMONSTRAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO
Francisco Regis Vieira, Hermínio Borges Neto
ANÁLISE REAL NOS CURSOS DE LICENCIATURA: A NECESSIDADE DE UMA NOVA ABORDAGEM PARA O ENSINO DE NÚMEROS IRRACIONAIS
Magno Luiz Ferreira, Renata Arruda Barros
O USO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM POR ALUNOS DE CÁLCULO: FEEDBACK PARA O PROFESSOR
Gilmer Jacinto Peres, Maria Clara Rezende Frota
La UVE: un buen recurso didáctico para reflexionar sobre la enseñanza del concepto de límite
Noemí Hilda Carione, Miguel Ángel Martínez


Apoio Universidade Federal do Ceará Universidade Estadual do Ceará Instituto UFC Virtual Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Virtuais e Objetos de Aprendizagem PROATIVA Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino - MAES Fortaleza Convention and Visitors Bureau Naja Turismo Banco do Nordeste Faculdade 7 de Setembro CAPES