3º SIPEMAT - Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática

Missão

Refletir sobre os mais recentes avanços na pesquisa em Educação Matemática. É esse o objetivo do 3º SIPEMAT – Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, que ocorre em Fortaleza, de 26 a 29 de junho de 2012. O evento deve reunir cerca de 400 pesquisadores nacionais e estrangeiros para divulgar a produção científica nacional e internacional nesta área e proporcionar um ambiente para a troca de experiências e idéias entre profissionais, estudantes e pesquisadores nacionais e estrangeiros.

 

Tema

O tema do 3º SIPEMAT será Tecnologia, sociedade e matemática. O objetivo é refletir os avanços na Educação Matemática e suas contribuições para a sociedade tecnológica e multicultural em que vivemos.

Os temas propostos para o 3º SIPEMAT são:

  • Etnomatemática, História e Filosofia da Matemática;
  • Educação Estatística;
  • Modelagem em Educação Matemática;
  • Psicologia da Educação Matemática;
  • Tecnologias e Educação Matemática;
  • Avaliação em Educação Matemática;
  • Formação de Professores e Educação Matemática;
  • Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental;
  • Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio;
  • Educação Matemática na Educação Superior.

 

 


Realização

Universidade Federal do Ceará

Universidade Estadual do Ceará

Coordenação Geral

 José Aires de Castro Filho (Instituto UFC Virtual/UFC - Fortaleza/Brasil)

Marcília Chagas Barreto (Universidade Estadual do Ceará)

 

Informações

Local do Evento

 
O 3º SIPEMAT acontecerá nas dependências da Faculdade 7 de Setembro (Rua Alm. Maximiniano da Fonseca, 1395 - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE - Brasil).


Contato
sipemat@virtual.ufc.br

Twitter

https://twitter.com/sipemat

Página no Facebook

https://www.facebook.com/sipemat

 

Convidados

 

  • Gerard Vergnaud - Centre National de La Recherche Scientifique (CNRS)
  • Terezinha Nunes - Oxford Brookes UniversityErin Krupa - North Carolina State University
  • Hernan Miranda Vera - Universidad de Santiago de ChileJeffrey Evans – Middle Sex University
  • Sandra Maria Pinto Magina - PUC/SPAlina 
  • Galvão Spinillo - UFPE
  • Iran Mendes - UFRN
  • Síntria Labres Lautert – UFPE
  • Alex Sandro Gomes – UFPE
  • Claudia Roberta Araújo Gomes – UFRPE
  • Antonio José Lopes (Bigode)
  • Luis Márcio Imenes

 

Estrutura do Evento

Dada a ampliação e diversidade do público alvo, nesta 3ª edição do SIPEMAT, os trabalhos e atividades do Simpósio serão divididos em duas grandes categorias (ver detalhamento da programação, ao final do projeto). A primeira está composta por conferência, palestras e mesas redondas, onde pesquisadores renomados, especialmente convidados, discutirão aspectos pertinentes a suas pesquisas e ligados ao tema central do evento. Em cada Mesa Redonda será realizado um debate entre 3 convidados, que discutirão a temática específica do evento, a partir de diferentes perspectivas teóricas e de pesquisa. As Palestras serão proferidas por convidados brasileiros ou estrangeiros, enquanto que a Conferência será proferida, na abertura do evento, por convidado internacional.

A segunda categoria é composta pelas diferentes modalidades de submissão de trabalhos – Comunicação oral (CO), pôster (PO), mini-curso (MC) e oficina (O) – na qual professores universitários e da Educação Básica, estudantes de graduação e de pós-graduação poderão submeter trabalhos de pesquisa concluídos ou em fase de conclusão.

Os trabalhos podem ser submetidos em Portugês, Espanhol ou Inglês.

Observação:

Não há limites para o número de trabalhos, mas no caso de haver mais de um autor, todos devem estar inscritos. Os trabalhos selecionados para apresentação comporão os anais do evento. Após análise, por sugestão do avaliador, um trabalho submetido em uma modalidade pode ser indicado para outra mais adequada.

 

Comunicações Orais e Pôsteres devem seguir este modelo(formatos: .doc.odt.dot) e serem submetidos no formato pdf.

Oficinas e Minicursos devem seguir este modelo(formatos: .doc.odt.dot) e serem submetidos no formato pdf.

 

 

MODALIDADES DE TRABALHOS PARA SUBMISSÃO

 

TIPO DE TRABALHO

DESCRIÇÃO

 

Comunicação oral

Apresentação de pesquisas concluídas ou com dados analisados. As comunicações orais serão organizadas em sessões com cinco trabalhos, considerando os eixos e a proximidade entre as temáticas. Serão disponibilizados 20 minutos para a apresentação e discussão de cada trabalho.

Pôster

Apresentação de pesquisa em andamento (não é necessário que haja dados coletados), de projeto de pesquisa ou de relato de experiência.

Minicurso

Atividade que visa a abordar temas da Educação Matemática, a partir de discussões teóricas consistentes. Será oferecido por pesquisadores experientes, que disporão de quatro horas para o trabalho.

Oficina

Atividade com caráter prático/teórico, visando apresentar métodos de ensino, materiais ou experiências exitosas. Também terá duração de 4 horas e poderá ser proposta por qualquer participante.

 

A quantidade de páginas de cada tipo de trabalho é apresentada a seguir:



QUANTIDADE DE PÁGINAS POR TIPO DE TRABALHO

 

TIPO DE TRABALHO

              Quantidade de páginas

       Na inscrição

       Após revisão

Comunicação oral

         De 8 a 12

        De 8 a 14

Pôster

         De 3 a 5

        De 3 a 6

Minicurso

         De 1 a 2

               -

Oficina

         De 1 a 2

               -

 

Coordenação

COORDENAÇÃO GERAL

- José Aires de Castro Filho (UFC)

- Marcilia Chagas Barreto (UECE)

 

COMITÊ EXECUTIVO NACIONAL

- José Aires de Castro Filho (UFC)

- Marcília Chagas Barreto (UECE)

- Adelmir de Menezes Jucá (Fa7)

- Maria Gilvanise de Oliveira Pontes (UECE)

- Paulo Meireles Barguil (UFC)

 

COMITÊ CIENTÍFICO NACIONAL

- Adelmir de Menezes Jucá (Fa7) 

- Admur Severino Pamplona (UFMT)

- Alessandra Querino da Silva (UFGD)

- Alex Sandro Gomes (UFPE)

- Alina Galvão Spinillo (UFPE)

- Aline Silva de Bona (IFRS)

- Ana Carolina Costa Pereira (UECE)

- Ana Cláudia Gouveia de Sousa (IFCE)

- Anderson Barros Lucas (SESISP)

- André Ricardo Magalhães (UNEB)

- Angela Marta Pereira das Dores Savioli (UEL) 

- Anna Paula de Avelar Brito Lima (UFRPE)

- Antonio Carlos Fonseca Pontes (UFAC)

- Antônio Luiz de Oliveira Barreto (FLF)

- Auxiliadora Baraldi Pacheco (EAFS) 

- Benerval Pinheiro Santos (UFU)

- Bruno Alves Dassie (UFF) 

- Carloney Alves Oliveira (UFAL)

- Carlos Eduardo Ferreira Monteiro (UFPE) 

- Claudia Roberta de Araújo Gomes (UFRPE)

- Claudinei Camargo Santana (UESB)

- Cleonice Puggian (UNIGRANRIO)

- Clovis Gomes Silva Junior (FFPG)

- Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa (UFPE)

- Cristiane Coppe de Oliveira (UFU)

- Cristiane Fernandes de Souza (UFPB) 

- Cristina de Castro Frade (UFMG)

- Dennys Leite Maia (UECE)

- Diógenes Maclyne Bezerra Melo (FUNESO)

- Doherty Andrade (UEM)

- Edel Alexandre Silva Pontes (CESMAC)

- Eduardo Machado da Silva (FATEC)

- Elda Vieira Tramm (UFBA)

- Ernani Martins Santos (UPE)

- Eugeniano Brito Martins (SEDUC/CE) 

- Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana (UESC)

- Evandro Luiz Ghedin (UFRR)

- Fabiano dos Santos Souza (UFF)

- Fernando Emilio Leite Almeida (IFPE)

- Flávia Roldan Viana (SEDUC/CE)

- Francisca Cláudia Fernandes Fontenele

- Gabriela dos Santos Barbosa (UERJ)

- Gilberto Francisco Melo (UFAC)

- Gilda Lisboa Guimarães (UFPE)

- Gilmer Jacinto Peres (IFNMG)

- Gilvanise de Oliveira Pontes (UECE)

- Hélio Rosetti Junior (IFES)

- Iran Abreu Mendes (UFRN)

- Iranete Maria da Silva Lima (UFPE)

- Ivete Maria Baraldi (UNESP)

- Ivo Pereira da Silva (UNEMAT) 

- Ivoneide Pinheiro de Lima (UECE)

- João Alberto da Silva (FURG)

- João de Deus Lima (UERN) 

- Jorge Carvalho Brandão (UFC)

- José Ailton Forte Feitosa (SEDUC/CE) 

- José Aires de Castro Filho (UFC)

- José Aurimar dos Santos Angelim (IFBaiano)

- José Carlos Pinto Leivas (FURG)

- Joserlene Lima Pinheiro

- Josete Leal Dias (UFPA)

- Juscileide Braga de Castro

- Karla Angélica Silva do Nascimento (FGF)

- Klaus Schlunzen Junior (UNESP)

- Lailson dos Reis Pereira Lopes (UNIMONTES)

- Larissa Elfisia Lima Santana (UECE)

- Leandro do Nascimento Diniz (UFRB)

- Lilian Nasser (UFRJ)

- Liliane dos Santos Gutierre (UFRN)

- Lourdes Maria Werle Almeida (UEL) 

- Lúcia Cristina Silveira Monteiro (UFAL)

- Luciano Cavalcanti Nascimento (UFRPE)

- Lucieli Martins Descovi (FACCAT)

- Luís Havelange Soares (IFPB)

- Madeline Gurgel Barreto Maia

- Marcelo Câmara dos Santos (UFPE) 

- Marcilia Chagas Barreto (UECE)

- Marcus Vinicius de Azevedo Basso (UFRGS)

- Maria Auricélia da Silva (SEDUC/CE)

- Maria Auricélia Gadelha Reges (UERN)

- Maria Auxiliadora Lisboa Moreno Pires (UCSAL)

- Maria Elizabete Rambo Kochhann (UNEMAT)

- Maria Fátima Costa de Souza (UFC) 

- Maria Gilvanise de Oliveira Pontes (UECE) 

- Maria José Araújo Souza (UVA) 

- Maria Tereza Carneiro Soares (UFPR) 

- Mércia de Oliveira Pontes (UFRN)

- Monica Gonçalves de Matos (SEDUC/PA)

- Nilson Antonio Ferreira Roseira (UFRB)

- Nilza Eigenheer Bertoni (UnB)

- Odiléia da Silva Rosa (USS)

- Paulo Meireles Barguil (UFC)

- Pedro Carlos Pereira (UFRRJ)

- Raimundo Santos de Castro (IFMA)

- Raquel Gomes de Oliveira (UNESP) 

- Raquel Santiago Freire (UFC)

- Renato Carneiro da Silva

- Rochelande Felipe Rodrigues (UFT)

- Rodrigo Lacerda Carvalho 

- Rogéria Gaudêncio do Rêgo (UFPB) 

- Rute Elizabete de Souza Rosa Borba (UFPE) 

- Sandra Maria Pinto Magina (PUC/SP)

- Silvana Holanda da Silva (PMF) 

- Síntria Labres Lautert (UFPE)

- Sueli Liberatti Javaroni (UNESP)

- Vera Lucia Felicetti (SEDUC/RS)

- Verônica Gitirana Gomes Ferreira (UFPE)

- Vlademir Marim (UFU)

- Wanderleya Nara Gonçalves Costa (UFMT)

 

COMITÊ CIENTÍFICO INTERNACIONAL

- Gerard Vergnaud - Centre National de La Recherche Scientifique (CNRS)

- Erin Krupa - Montclair State University

- Hernán Miranda Vera - Universidad de Santiago de Chile

- Jeffrey Evans - Middlesex University

- Terezinha Nunes - Oxford Brookes University

 

Justificativa

O Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática - SIPEMAT - é um evento científico que já se encontra em sua terceira edição. É um encontro que nasceu de um debate acerca de questões relativas ao ensino de estatística, ganhou corpo e ampliou sua abrangência para discussões pertinentes a diferentes aspectos da Educação Matemática. A ideia de sua realização nasceu em função do interesse em promover um encontro de nível internacional no Nordeste, uma vez que eventos desse porte ocorrem prioritariamente no eixo Sul-Sudeste. Desde o início, o SIPEMAT tem buscado congregar educadores matemáticos do Brasil e do exterior. Assim, tem-se avançado no sentido de se estabelecerem intercâmbios, visando à realização de pesquisas e publicações, de modo a integrar experiências que conduzam a avanços nos debates acerca da aprendizagem e do ensino da Matemática.

As duas primeiras edições aconteceram no Estado de Pernambuco, na Universidade Federal de Pernambuco – UFPE e na Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. Pela primeira vez o evento será realizado no Estado do Ceará, em Fortaleza, com a organização do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará – UFC e do Curso de Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade Estadual do Ceará – UECE.

O primeiro SIPEMAT aconteceu em 2006, discutindo o tema “Um olhar ampliado sobre a sala de aula”, buscando articular a vertente da pesquisa à questão do ensino-aprendizagem dessa disciplina. O evento contou com a participação de cerca de 300 participantes, majoritariamente alunos de pós-graduação e pesquisadores. Estiveram presentes pesquisadores da França, Portugal e Inglaterra, que trouxeram suas reflexões acerca da pesquisa nessa área e suas relações com a sala de aula de Matemática.

Em 2008, foi realizado o 2º SIPEMAT visando avaliar as duas décadas de pesquisa sobre a Matemática trabalhada dentro e fora da sala de aula. Esta temática teve como marco as pesquisas em Etnomatemática, bem como a publicação da coletânea Na Vida, dez; na escola, zero, que estava comemorando 20 anos de sua publicação. O público ampliou-se, em relação ao evento anterior, apresentando cerca de 450 participantes, entre alunos de pós-graduação e pesquisadores. Os países que se fizeram presentes foram França e Estados Unidos.

Propõe-se, para 2012, a terceira edição do SIPEMAT, quando, além dos alunos de pós-graduação e dos pesquisadores que vinham compondo o público alvo nas edições anteriores, se busca agregar os professores da Educação Básica. Acredita-se na necessidade de integrar nos debates sobre a Educação Matemática aqueles profissionais que majoritariamente são responsáveis pela formação matemática da sociedade. Desta maneira, espera-se acolher aproximadamente 600 participantes. O evento manterá seu caráter internacional, ampliando a participação dos países representados. Estarão presentes pesquisadores convidados da França, Estados Unidos, Inglaterra, Chile e Israel. O tema a ser debatido será: Matemática, Cultura e Tecnologia.

A Educação passou por mudanças no cenário mundial. Nos processos educativos, dois fatores, hoje, são de grande força: as tecnologias digitais e a presença de múltiplas culturas, nacionalidades, raças e etnias nas escolas. Ao passo que a tecnologia quebra as fronteiras da sala de aula, alcançando diferentes estados e países, a escola se tornará progressivamente heterogênea. Professores e alunos devem tomar a tecnologia e a diversidade como forças que têm o poder de mudar o paradigma da educação. Tecnologia e diversidade são correntes cíclicas. À medida que a tecnologia eleva as possibilidades de acesso ao conhecimento e a comunicação entre indivíduos, a escola abraçará uma população mais variada de estudantes.

O Brasil é conhecido por sua diversidade de culturas. Um número crescente de nacionalidades compõe nosso cenário cultural, e as escolas estão no centro desse movimento. As crianças enfrentam continuamente normas culturais e costumes distintos do seu próprio, mesmo em regiões isoladas e rurais do país. Portanto, a Educação Matemática não pode ficar excluída dessas tendências que hoje influenciam todos os processos educativos. O Brasil já possui uma grande tradição de estudos culturais em Educação Matemática, tendo o professor Ubiratan D’Ambrósio como seu principal expoente. Além disso, diversos trabalhos também foram desenvolvidos mostrando o pensamento matemático em grupos culturalmente diversos como povos indígenas, pescadores e vendedores de rua dentre outros.

 

Objetivos

Objetivo Geral

 

Discutir a Matemática como ferramenta indispensável à efetiva inserção cultural do indivíduo na sociedade, considerando as exigências, possibilidades e perspectivas geradas pelo contínuo progresso tecnológico.

 

Objetivos específicos

 

- Debater a inserção da escola no mundo da tecnologia e seus impactos sobre o ensino e a aprendizagem da Matemática;

- Analisar as contribuições das tendências em Educação Matemática, suas relações e repercussões na sala de aula;

- Avançar nas discussões sobre o ensino e aprendizagem de Matemática, de forma a buscar contribuições que proporcionem a efetiva compreensão, por parte de professores e alunos, dos elementos inerentes a essa área do saber, bem como a melhoria do desempenho de alunos de todos os níveis escolares;

- Estimular a formação de grupos de pesquisas interinstitucionais na área da Educação Matemática;

- Promover a troca de experiência e divulgação de pesquisas entre a academia e a Educação Básica, buscando integrar contribuições de ambos os pólos, de modo a tornar mais efetivos os resultados das pesquisas e mais eficazes as práticas docentes;

- Disponibilizar para professores de Matemática e pesquisadores em Educação Matemática o material síntese dos temas debatidos no simpósio;

- Dar continuidade ao trabalho que vem caracterizando as edições anteriores do SIPEMAT.

 



Apoio Universidade Federal do Ceará Universidade Estadual do Ceará Instituto UFC Virtual Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Virtuais e Objetos de Aprendizagem PROATIVA Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino - MAES Fortaleza Convention and Visitors Bureau Naja Turismo Banco do Nordeste Faculdade 7 de Setembro CAPES