Tema:
Etnomatemática, História e Filosofia da Matemática
O LUGAR DA CRIATIVIDADE NA PESQUISA EM HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE | |
cristiane borges angelo, Iran Abreu Mendes |
INVESTIGAÇÃO ETNOMATEMÁTICA NO OFÍCIO DO PEDREIRO: MÉTODOS DE DETERMINAR O ÂNGULO RETO NA CONSTRUÇÃO DE UMA CASA. | |
Luiza Helena Félix Andrade, Jakson Ney da Costa Reis, Andrea Maria Ferreira Moura |
A NUMERAÇÃO RIKBAKTSA PELOS DEDOS DAS MÃOS: A NOMENCLATURA DECIMAL DOS CANOEIROS DO JURUENA | |
Jose Roberto Linhares de Mattos, Geraldo Aparecido Polegatti |
A PRESENÇA DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA COLEÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO MATEMATICA E REALIDADE | |
Lucilene Pereira Matos, Rogério Carvalho da Silva, Andrey Patrick Monteiro de Paula |
A MATEMÁTICA NO PROCESSO DE PINTURA DE QUADROS EM PARINTINS E SUA RELAÇÃO COM A MATEMÁTICA ESCOLAR: POSSIBILIDADE DE CONTEXTUALIZAÇÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA | |
Thiago Miranda Farias, Lucelida de Fatima Maia da Costa, Adriana dos Santos Gomes, Sona Mara Souza Corrêa |
NOÇÕES MATEMÁTICAS PRESENTES NO TRABALHO DE COSTUREIRAS EM PARINTINS: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS PARA A CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DA MATEMÁTICA | |
Rosangela dos Santos Lima, Lucélida de Fátima Maia da Costa, Adriana dos Santos Gomes, Bruno Lopes dos Reis |
O CONHECIMENTO ETNOMATEMÁTICO DE TRABALHADORES DAS CERÂMICAS DE RUSSAS-CE E O CONTEXTO ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL | |
Paulo Gonçalo Farias Gonçalves, Francisco de Assis Bandeira, Gilberto Cunha de Araújo Júnior |
APLICANDO O SISTEMA CONTA, TAREFA E QUADRO: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA ETNOMATEMÁTICA COMO ELO ENTRE O SABER, O FAZER E O ENSINAR MATEMÁTICA | |
Millena Bernardino de Moraes, Ernani Martins dos Santos |
KANT E AS GEOMETRIAS NÃO-EUCLIDIANAS: UMA ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA FILOSOFIA KANTIANA NA ACEITAÇÃO DAS NOVAS GEOMETRIAS | |
Talita Secorun dos Santos, Luciano Ferreira |
O PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA NO CONTEXTO ETNICORRACIAL | |
Cristiane Coppe de Oliveira |
Possibilidades de inserção da obra de George Peacock no ensino de matemática na Universidade Federal do Rio Grande do Norte | |
Mércia de Oliveira Pontes, Marta Figueredo dos Anjos |
OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS ENFRENTADOS NO ENSINO DA MULTIPLICAÇÃO DOS NÚMEROS INTEIROS | |
Mércia de Oliveira Pontes |
A conceitualização Antiga e Moderna: possibilidades de interpretação da origem do simbolismo algébrico moderno | |
Evilásio José Arruda |
A MATEMÁTICA EXISTENTE NAS PROFISSÕES | |
Maria Costa pereira, Joélia dos Santos Medeiros |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA EM SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA (1985 – 2004) | |
Marcelo Garcia Simão |
O USO DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA POR LAGRANGE NA OBRA LEÇONS ÉLÉMENTAIRES SUR LES MATHÉMATIQUES DONNÉES A L'ÉCOLE NORMALE EN 1795 | |
Jefferson Leandro Ramos de Oliveira, Iran Abreu Mendes |
DESCOBERTA DA MATEMÁTCA UTILIZADA POR OLEIROS DO MUNICIPIO DE VERA CRUZ | |
Maria Costa pereira, Francisco de Assis Bandeira |
VIDAS E ESTRIAS: MARCAS EM MEMÓRIAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
Marcelo Bezerra de Morais |
ETNOMATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE AGENTES DE SAÚDE GUARANI: UMA EXPERIÊNCIA COM SISTEMAS DE MEDIDA | |
gabriela dos santos barbosa |
Educação Estatística
MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL: INVESTIGANDO A COMPREENSÃO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Maria Betania Evangelista da Silva |
PROVINHA BRASIL DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DE ITENS E DESCRITORES DE ESTATÍSTICA POR PROFESSORES DOS ANOS INCIAIS | |
Pollyanna Oliveira, Gilda Guimarães |
PROFESSORES DE ESCOLAS RURAIS INICIANTES NO USO DO TINKERPLOTS RESPONDENDO UMA SITUAÇÃO PROBLEMA ENVOLVENDO CRUZAMENTO DE VARIÁVEIS | |
Andreika Asseker, Carlos Eduardo Ferreira Monteiro |
A UTILIZAÇÃO DOS POLIEDROS DE PLATÃO NA INTERPRETAÇÃO DE MEDIDAS ESTATÍSTICAS DESCRITIVAS | |
Edel Alexandre Pontes |
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS ESTATÍSTICOS | |
Leandro do Nascimento Diniz, Kaique Bruno Santana Botelho, Paulo Gerônimo Sales da Silva, Jadson de Souza Conceição |
ELABORAÇÃO DE QUESTÕES DE INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS POR PROFESSORAS DO 4º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Kátia Barros Cabral, Ana Côelho Vieira Selva |
COMO AS CRIANÇAS CONSTROEM TABELAS? | |
DAYSE BIVAR BIVAR, ANA SELVA SELVA |
Interpretar e construir gráficos: qual é a relação entre estas atividades? | |
Izauriana Borges Lima |
EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA CRÍTICA: UM ENSAIO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E TÉCNICO | |
Thiago Brañas de Melo, Matheus Porto Maçal |
INTERPRETAÇÕES DE DADOS POR ALUNOS DE ESCOLAS RURAIS UTILIZANDO O SOFTWARE TINKERPLOTS | |
tamires Nogueira queiroz, Carlos Eduardo Ferreira Monteiro, Niedja Pereira Martins, Liliane Teixeira Carvalho |
EXPLORANDO A ARGUMENTAÇÃO SOBRE DADOS ESTATÍSTICOS ENTRE CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. | |
Tamires Nogueira Queiroz, Niedja Pereira Martins, Carlos Eduardo Ferreira Monteiro, Andreika Asseker |
EXPLORANDO FERRAMENTAS DO BANCO DE DADOS COM O SOFTWARE TINKERPLOTS EM SALA DE AULA. | |
maria niedja martins, carlos eduardo monteiro, Tamires nogueira de queiroz, Liliane Teixeira de Carvalho |
MÉDIA ARITMÉTICA NA SALA DE AULA: NOVAS PERSPECTIVAS | |
José Ivanildo Felisberto de Carvalho |
DESENVOLVENDO O PENSAMENTO ESTATÍSTICO COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS | |
Juscileide Braga de Castro, Antônio Luiz de Oliveira Barreto, José Aires de Castro-Filho |
TRABALHANDO COM A ESTATÍSTICA ATRAVÉS DO SOFTWARE R E DO SEU PACOTE RCMDR | |
Fabiano dos Santos Souza |
ATIVIDADES PARA O ENSINO DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA: AVALIANDO PROPOSTA METODOLÓGICA DE ENSINO ATRAVÉS DO SOFTWARE R. | |
Fabiano dos Santos Souza |
A Trajetória de Estudantes do Ensino Fundamental interpretando gráficos no software TinkerPlots: analisando o uso da média | |
Robson da Silva EUGÊNIO, Liliane Maria Teixeira Lima de CARVALHO, Carlos Eduardo Ferreira MONTEIRO |
PROJETOS DE APRENDIZAGEM E OBJETOS DIGITAIS PARA A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA | |
Mauren Porciúncula Moreira, Suzi Samá Pinto |
Modelagem em Educação Matemática
A PRÁTICA DA MODELAGEM MATEMÁTICA EM SALA DE AULA | |
Vania Horner de Almeida |
A MODELAGEM MATEMÁTICA E A TECNOLOGIA COMO FONTE DE FOMENTO DA QUALIDADE DE VIDA | |
Juliana Schivani |
MODELAGEM MATEMÁTICA NO ESTUDO DE FUNÇÃO POLINOMIAL DO SEGUNDO GRAU: UMA INVESTIGAÇÃO USANDO MAPAS CONCEITUAIS | |
Bárbara Candido Braz, Amauri Jersi Ceolim |
MODELAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES | |
Isabel Cristina Machado de Lara, Fábio Espíndola Cozza |
JOGOS DE LINGUAGEM NOS ANOS INICIAIS: UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA COMO FOCO DE ANÁLISE | |
Emerson Tortola, Lourdes Maria Werle de Almeida |
INTRODUZINDO O CONCEITO DE FUNÇÃO DE MANEIRA SIGNIFICATIVA: A MODELAÇÃO DO FUNCIONAMENTO DE UMA BOMBA D’ÁGUA | |
Rogério Fernando Pires, Sandra Maria Pinto Magina |
MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO SOBRE A PROTEÇÃO SOLAR COM CRIANÇAS DE TRÊS ANOS. | |
Luana Souza da Silva Carvalho, Luana Alves Oliveira, Ana Virgínia de Almeida Luna |
MODELAGEM MATEMÁTICA: CONCEPÇÕES E PRÁXIS REFLETIDAS | |
Emerson Batista Gomes, Renato José Freitas da Silva |
Psicologia da Educação Matemática
ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS PARA A APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NA MULTIPLICAÇÃO COM NÚMEROS INTEIROS | |
Alexandre Marcelino Lucena, Lúcia de Fátima Araújo |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO LIVRO DIDÁTICO POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UM DOS FATORES DO FRACASSO ESCOLAR? | |
Edna Matilde dos Santos |
DIFICULDADES DE ENSINO DA ESTATÍSTICA EM CURSOS DE PSICOLOGIA À LUZ DO CONCEITO DE CONTRATO DIDÁTICO | |
Giselda Magalhães Nóbrega |
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL: UM OLHAR PARA AS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM E O PERFIL MOTIVACIONAL | |
ODILEIA DA SILVA ROSA |
CLASSIFICAÇÃO DAS DEFINIÇÕES E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA | |
Francisco Regis Vieira |
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA BURRICE EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ANÁLISE SEMIÓTICO-PSICANALÍTICA | |
Jose Passos Lopes |
CONHECIMENTO E ATITUDES EM RELAÇÃO À GEOMETRIA: COMPARAÇÃO ENTRE ESTUDANTES DOS CURSOS DE PEDAGOGIA E MATEMÁTICA | |
Odalea Aparecida Viana, Carlos Eduardo Petronilho Boiago |
INVESTIGANDO EQUÍVOCOS RELACIONADOS ÀS EQUAÇÕES E ÀS FUNÇÕES COM BASE NOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA | |
Anderson Lucas |
O QUE É NECESSÁRIO PARA COMPREENDER PROBLEMAS COMBINATÓRIOS CONDICIONAIS? | |
Rute Elizabete Borba, Flávia Myrella Braz |
A matemática mundana na construção civil: resolução de problemas e cognição situada | |
Renata Antipoff |
CONTRUÇÃO DE PEÇAS DE PATCHWORK: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA ATIVIDADE MATEMÁTICA DE ARTESÃS | |
Ernani Martins Santos, Sintria Labres Lautert |
ALTERANDO O DIVIDENDO E O DIVISOR EM PROBLEMAS DE DIVISÃO EXATA COMO ESTRATÉGIA PARA A COMPREENSÃO DAS RELAÇÕES DE CO-VARIAÇÃO ENTRE OS TERMOS DA DIVISÃO | |
Sintria Labres Lautert, Fernanda Augusta Lima das Chagas, Alina Galvão Spinillo |
Tecnologias e Educação Matemática
APLICATIVOS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS: RECURSOS PARA APRENDIZAGEM DE CÁLCULO | |
Silvia Cristina Freitas Batitsa |
A WEBQUEST “VIAJANDO NAS OBRAS DE ARTE” E O ENSINO DE FORMAS GEOMÉTRICAS NO 2º. ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
ACACIA BEDIM, MONICA FÜRKOTTER |
VISUALIZAÇÃO ESPACIAL COM O CABRI 3D | |
José Carlos Pinto Leivas |
O USO DO FÓRUM DE DISCUSSÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO AVA MOODLE: UMA ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNAS SURDAS | |
Carlos Eduardo Rocha dos Santos, Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes, Oswaldo Ortiz Fernandes Junior |
ANÁLISE DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO | |
Marcia Maria Siqueira Vieira, Maria Gilvanise de Oliveira Pontes, Antônio Luiz de Oliveira Barreto |
EXPLORAÇÃO DE UMA INVESTIGAÇÃO GEOMETRICA DE QUADRILÁTEROS COM USO DO GEOGEBRA | |
Pablo Charles Melo, Cícero Pinheiro dos Santos Júnior, Emersson Rodrigues de Souza |
A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA ACERCA DO ENSINO DA MATEMÁTICA COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS | |
Dennys Leite Maia, Marcilia Chagas Barreto |
O USO DO LABORATÓRIO DE INFOMÁTICA EDUCATIVA - LIE COMO INSTRUMENTO NA PEDAGOGIA DE PROJETOS: relato de experiência docente | |
Marcia Maria Siqueira Vieira, Lissiane Maria da Silva Ribeiro |
O CICLO DE AÇÕES E A GÊNESE INSTRUMENTAL NA APROPRIAÇÃO DE UM SOFTWARE PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA | |
Luiz Cleber Soares Padilha, Marilena Bittar |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: (RE)CONSTRUINDO A CONCEPÇÃO DO USO DA TECNOLOGIA | |
Juscileide Braga de Castro, Raquel Santiago Freire, José Aires de Castro-Filho |
COMO UTILIZAR TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DA MATEMÁTICA? | |
Joserlene Lima Pinheiro |
Do plano ao espaço: um novo olhar através da tecnologia | |
Edite Resende Vieira, Fernando Villar Marinho, Rita Cardoso Meirelles |
O uso do software R no ensino de Matemática | |
Renata Teófilo de Sousa, Nilton José Neves Cordeiro, Italândia Ferreira de Azevedo |
RECONSTRUINDO DA VINCI: UMA PROPOSTA DE MODELAGEM GEOMÉTRICA COM O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA | |
Diego Lieban |
APRENDENDO TRIGONOMETRIA COM O LAPTOP EDUCACIONAL E O SOFTWARE GEOGEBRA | |
Maria Auricélia da Silva, Karla Angélica Silva do Nascimento, Luciano Ribeiro dos Santos, José Aires de Castro Filho |
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) EM EDUCAÇÃO ESCOLAR: UM DIAGNÓSTICO A PARTIR DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
Raquel Gomes de Oliveira |
ESPAÇO DE APRENDIZAGEM DIGITAL: O APRENDER A APRENDER POR COOPERAÇÃO | |
Aline Silva De Bona, Marcus Vinicius de Azevedo Basso, Léa da Cruz Fagundes |
INTERPRETANDO E CONSTRUINDO GRÁFICOS DE BARRAS E DE SETORES A PARTIR DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM | |
Juscileide Braga de Castro, Antônio Luiz de Oliveira Barreto, José Aires de Castro-Filho |
ANALISANDO OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA | |
Juscileide Braga de Castro, Kiara Lima Costa, Marcília Ferreira de Sousa |
FUNÇÕES POLINÔMIAIS: PROPOSTA DE UMA PRÁTICA DE ENSINO COM USO SOFTWARE GEOGEBRA. | |
Pablo Charles Melo, Cícero Pinheiro dos Santos Júnior, Emersson Rodrigues de Souza |
UTILIZANDO O GEOGEBRA PARA EXPLORAR A CRIATIVIDADE NA FORMULAÇÃO E NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS GEOMÉTRICOS | |
Kátia de Medeiros |
HOMOTETIA: UM RECURSO PARA ESTUDO E APRIMORAMENTO DO CONCEITO E DAS PRINCIPAIS PROPRIEDADES DE RAZÃO E PROPORÇÃO ATRAVÉS DO SOFTWARE GEOGEBRA | |
Daniel Oliveira Silva, Leandro da Luz Vieira, Kelsilene Durães Saraiva, Maria Rachel Alves, Silvana Diamantino França |
O USO DA HOMOTETIA PARA ESTUDO DE RAZÃO E PROPORÇÃO UTILIZANDO O GEOPLANO | |
Daniel Oliveira Silva, Leandro da Luz Vieira, Kelsilene Durães Saraiva, Maria Rachel Alves, Silvana Diamantino França |
EXPLORANDO ASPECTOS ÚTEIS PARA CONSTRUIR MOVIMENTOS ARTICULADOS COM GEOGEBRA | |
Diego Eduardo Lieban |
EXPERIÊNCIA DIDÁTICA DO ESTUDO DAS FUNÇÕES COM O USO DO WINPLOT EM SALA DE AULA | |
Marcília Ferreira, Kiara Lima, Juscileide Braga |
COMO TRABALHAR ATIVIDADES GEOMÉTRICAS COM ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS? | |
Camila Lima Costa, Ana Theresa Alves Silva, Cícero Marcelo Silva Lima, Tony Fábio Silva Neves |
A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA | |
ubiratan nogueira pessoa |
GRANDEZAS PROPORCIONAIS E OBJETOS DE APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Bergson Rodrigo Siqueira de Melo, Verônica Maria Lavor Silva de Melo, Otávio Paulino Lavor, Mauro Cavalcante Pequeno |
USO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO ESTUDO DE FUNÇÕES POLINOMIAIS NO ENSINO SUPERIOR | |
Eloiza Gomes, Luciane Franquelin Gomes Souza |
FUNÇÕES POLINOMIAIS ANALISADAS A PARTIR DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INSTRUMENTALIZADA POR UMA FERRAMENTA COMPUTACIONAL | |
Maurício A. Saraiva Matos Filho |
Aventuras-solo online de RPG: construindo narrativas não lineares em Matemática | |
Danilo Lemos Batista |
INVESTIGAÇÕES GEOMÉTRICAS EM GRUPOS ONLINE: POSSIBILIDADES PARA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A DISTÂNCIA | |
Felipe Pereira Heitmann, Sueli Liberatti Javaroni |
AS NOVAS TECNÓLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL | |
Erasmo Tales Fonseca |
TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ESTUDO DE MODELAGEM MATEMÁTICA E EQUAÇÕES DIFERENCIAIS NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
Sueli Liberatti Javaroni, Felipe Pereira Heitmann |
Um perfil de estudantes de licenciatura em matemática à distância: desafios para a construção de novas práticas pedagógicas. | |
Conceição Clarete Travalha, Oziel de Souza, Dina Flávia Alves da Costa |
SEQUÊNCIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: RESTROSPECTIVA HISTÓRICA DE DEWEY A FEDATHI | |
Maria José Araujo Souza, Herminio Borges Neto |
SEQUÊNCIA FEDATHI: APRESENTAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO | |
José Araujo Souza, Hermínio Borges Neto |
PROJETO ROBÓTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE FORTALEZA: UMA MANEIRA DIFERENTE DE APRENDER MATEMÁTICA, CIÊNCIAS E SUAS TECNOLOGIAS | |
Márcia Fernandes de Farias, Dalmário Heitor Miranda de Abreu, Alexandre Carlos Coelho Damasceno |
Avaliação em Educação Matemática
A RELAÇÃO ENTRE AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA E O CONTRATO DIDÁTICO | |
Fernando Emílio Leite de Almeida, Edineide Carmem Pereira da Silva |
CONCEITOS E SABERES MATEMÁTICOS: COMO OS DOCENTES ANALISAM PROBLEMAS DE ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS EXTRAÍDOS DA PROVA BRASIL? | |
Regina Barreto Santos, Rute Elizabete de Souza Rosa Borba |
Um estudo de erros nas operações com os numeros decimais | |
Rosineide Sousa Jucá, Pedro Franco de Sá |
UMA ANALISE DE ERROS NA RESOLUÇÃO DE EQUAÇÃO DO 2º GRAU | |
Rosineide Sousa Jucá, Tarcilio Roger Noronha Nepomuceno, José dos Santos Guimaraes Filho |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL: UM OLHAR SOBRE OS ENCONTROS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE 2001 A 2010. | |
Luciano Cavalcanti Nascimento |
A MULTIPLICIDADE DE CONCEPÇÕES PRESENTES NA FORMAÇÃO INICIAL E SUAS INFLUÊNCIAS: O RIGOR MATEMÁTICO E A CRIATIVIDADE NO ATO DE AVALIAR. | |
Talita Secorun dos Santos, Fábio Alexandre Borges |
DESCRITORES: SIMULADOS APRESENTAM LAGUNAS EM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Maria Rambo Kochhann |
Formação de Professores e Educação Matemática
SABERES REVELADOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: contribuições de um Programa de Bolsas de Iniciação à Docência | |
Roger Eduardo Silva Santos |
PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS NA PRODUÇÃO DE DOCUMENTOS CURRICULARES DE MATEMÁTICA: REFERENCIANDO ESSA POSSIBILIDADE | |
Angelita Minetto Araújo, Maria Tereza Carneiro Soares |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA: PERCEPÇÕES DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO | |
Leoni Malinoski Fillos |
A UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ESTUDO DE TRIGONOMETRIA A PARTIR DE FENÔMENOS FÍSICOS. | |
Tiago Nery Ribeiro, Divanizia do Nascimento Souza |
A Resolução de Problemas como Prática Educativa no Ensino da Matemática | |
Vlademir Marim, Samir Borges Viana, Neiva de Castro Cardoso Andraus |
FORMAÇÃO CONTINUADA: ENSINO E APRENDIZAGEM DA COMBINATÓRIA COM ENFOQUE NOS INVARIANTES DE SEUS DIFERENTES SIGNIFICADOS | |
Adryanne Maria Rodrigues Barreto de Assis, Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa |
INVESTIGANDO A ATIVIDADE DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA QUE ATUA NA TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO | |
Fabiana dos Santos Faria, Iranete Maria da Silva Lima |
PROBABILIDADES NA EDUCAÇÃO BÁSICA: RESULTADOS PRELIMINARES DE UMA PESQUISA NA PERSPECTIVA DO DESIGN EXPERIMENT | |
Ana Lucia Nogueira Junqueira, Maria Elisabette Brisola Brito Prado |
ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | |
Edson Thó Rodrigues, Fernanda Andréa Fernandes Silva, Lucia de Fatima Araujo |
PROJETO NOVOS TALENTOS ARTICULANDO EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO | |
NADSON DE JESUS LIMA, ELIANE SANTANA DE SOUZA, GILCIMAR PEREIRA DOS SANTOS, JOSEMIR DA PAIXÃO DE SOUZA |
VAMOS FAZER "GEOMETRIA" COM CANUDOS? | |
Kiara Lima Costa, Juscileide Braga de Castro, Marcília Ferreira de Sousa, Deborah Monte Medeiros |
IMPLEMENTANDO O LABORATÓRIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM ENSINO DE MATEMÁTICA | |
Cristiane Fernandes de Souza, Cristiane Borges Angelo, Jussara Patrícia Andrade Alves Paiva, Francisca Terezinha Oliveira Alves |
PROJETO PROBLEMATICANDO: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
cristiane borges angelo, Emmanuel de Sousa Fernandes Falcão, Vilmara Luiza Almeida Cabral, Marcus Vinícius Lopes Oliveira, Francinaldo Meireles Silveira, João Leno Nascimento |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ESTADO DO PARÁ: uma necessidade urgente e necessária | |
Jeane do Socorro Costa da Silva, Laurizet Ferragut Passos |
EXPECTATIVAS E PERSPECTIVAS DOCENTES SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM DE COMBINATÓRIA NO ENSINO MÉDIO | |
Cristiane de Arimatéa Rocha, Rute Elizabete de Souza Rosa Borba |
MATEMÁTICA É SHOW: COMEORANDO O DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA COM UM ESPETÁCULO DE CIDADANIA | |
Daniela Batista Santos, André Ricardo Magalhães |
PIBID: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Lailson dos Reis Pereira Lopes, ALINE GOBIRA DE FIGUEIREDO |
AS DEFINIÇÕES MATEMÁTICAS FORMAIS NO CONTEXTO DA PRÁTICA DOCENTE: A VISÃO DO PROFESSOR | |
Francisca Cláudia Fernandes Fontenele, Francisco Régis Vieira Alves, Hermínio Borges Neto |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: ENSINO E CONCEPÇÕES | |
Rochelande Felipe Rodrigues, Agnaldo Ferreira de Melo, Josinalva Estacio Menezes |
NÚMEROS DO PRIMEIRO ANO DO PROJETO “CLUBES DE MATEMÁTICA” | |
Aldenize Ruela Xavier, Hugo Alex Diniz, Gleicy Lima Ribeiro |
PENSAMENTOS E SENTIMENTOS DE PROFESSORAS SOBRE MATEMÁTICA | |
Thiarla Xavier Dal-Cin Zanon, Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner |
PIBID/IFES MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE | |
Sandra Aparecida Fraga da Silva, Sabrine Costa Oliveira |
A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DO PEDAGOGO: ENTRE A PRÁTICA FORMADORA E A AÇÃO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS | |
Valdirene Gomes Sousa, José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA NAS RODAS DO PIBID | |
Marilia Beatriz Ferreira Abdulmassih, DINAIR CALDEIRA DE ANDRADE SILVA, Samir Borges Viana |
O TANGRAM NO PROCESSO FORMATIVO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÃO DO PIBID | |
Ivoneide Pinheiro de Lima, Willame da Silva Sales, Flávia Roldan Viana, Rodrigo Lacerda Carvalho, Lara Barros da Silva, Maria de Guadalupe da Mota Corrêa |
SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL: RETROSPECTIVA HISTÓRICA E TENDÊNCIAS ATUAIS | |
Vera Maria Jarcovis Fernandes, Edda Curi |
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: MARCAS E CONTRIBUIÇÕES DESSE ESPAÇO DE PESQUISA | |
Américo Junior Nunes Silva |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA: UM OLHAR ACERCA DO ALUNO SURDO | |
Gabryella Vasconcelos Silva, Robson Paz Silva, Ernani Martins Santos |
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ACADÊMICOS DA PARFOR – CRISTÓPOLIS QUANTO A MATEMÁTICA, SEU ENSINO E APRENDIZAGEM | |
Américo Junior Nunes Silva |
FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: A MÚSICA COMO PROPOSTA DE TRANSFORMAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR | |
Américo Junior Nunes Silva, Ilvanete dos Santos de Souza, Simone Santos Barros |
O ENSINO DE MATEMÁTICA E A CONSTANTE REPRODUÇÃO DE DISCURSOS: REDIRECIONANDO O OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA | |
Américo Junior Nunes Silva, Claudenor de Araújo Macêdo, Edson de Lacerda Cruz, Glaucimar Qualhano Furtado, Jucelino Xavier, Maurício Magalhães dos Santos |
A MEMÓRIA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: O CASO DE UM 7º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL LILA MAIA | |
Sona Mara Souza Correa, Lucélida Fátima Maia da Costa, Bruno Lopes Reis, Thiago Miranda Farias |
A GEOMETRIA FRACTAL E SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA | |
Bruno Lopes Reis, Lucelida de Fatima Maia da Costa, Adriana dos Santos Gomes |
AS SUBJETIVIDADES NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS DO FUTURO EDUCADOR MATEMÁTICO | |
SONIA MARIA DA SILVA JUNQUEIRA, ANA LÚCIA MANRIQUE |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA EM UM LABORATÓRIO DE ENSINO DE GEOMETRIA: A EXPERIÊNCIA DA FAFIDAM | |
Paulo Gonçalo Farias Gonçalves, Acácio Lima de Freitas |
O USO DOS FANZINES NA FORMAÇÃO DOCENTE E NO ENSINO DA MATEMÁTICA | |
Wanderleya Nara Gonçalves Costa, Admur Severino Pamplona |
OS FANZINES COMO FORMA DE MEDIAÇÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA | |
Wanderleya Nara Gonçalves Costa |
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DOS ANAIS DA XIII CIAEM | |
Admur Severino Pamplona, Wanderleya Nara Gonçalves Costa |
A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DO PEDAGOGO: REFLEXÃO DEDUTIVA | |
Maria Jose Costa Santos |
CONSTRUÇÃO DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DE GEOMETRIA HIPERBÓLICA: ANALISE DA ATIVIDADE DO H_TRIÂNGULO | |
Guilherme Fernando Ribeiro, Talita Secorun Dos Santos, Luciano Ferreira |
O CONTRATO DIDÁTICO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA | |
Késia Caroline Ramires Neves, Angela Mognon, Doherty Andrade |
JUSTIFICAÇÃO E A ARGUMENTAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA DO ENSINO BÁSICO | |
Carlos Augusto Aguilar Júnior, Lilian Nasser |
Análise dos Possíveis Impactos na Formação Continuada do Professor de Matemática | |
Vlademir Marim, Karla Oliveira Franco |
A RÉGUA TRIGONOMÉTRICA E O ENSINO DE TRIGONOMETRIA | |
kaique Bruno Botelho, Emerson dos Santos Santana, Paulo Geronimo da Silva, Ueslei Galvão Santos, Wériton de Souza Lôbo |
Fazendo "Arte" por meio da Construção de Pipas e Releitura de Obras nas Práxis Matemáticas | |
Vlademir Marim, Neiva de Castro Cardoso Andraus, Samir Borges Viana |
EXPLORANDO O MÉTODO GEOMETRICO PARA O ENSINO DE NÚMEROS E OPERAÇÕES: EM BUSCA DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | |
Jeane do Socorro Costa da Silva, Everaldo Roberto dos Santos, Laurizete Ferragut Passos |
ESTUDO EXPLORATÓRIO ACERCA DOS CONCEITOS DE PROPORCIONALIDADE E COMPRIMENTO | |
Maria Sônia leitão Melo Vieira |
Perfil conceitual de equação: uma proposta de abordagem para a Educação Matemática. | |
Alessandro Ribeiro |
NARRATIVAS E MODELAGEM MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
Ivete Maria Baraldi, Sueli Liberatti Javaroni |
UMA CAMPANHA E SUAS PUBLICAÇÕES: A CADES E A REVISTA ESCOLA SECUNDÁRIA | |
Ivete Maria Baraldi, Rosinéte Gaertner |
Diversidade dos registros de representação semiótica de fração: um olhar sobre alunos do curso de pedagogia | |
Larissa Elfisia de Lima Santana, Silvana Holanda da Silva, Marcília Chagas Barreto |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS E O | |
Rogério Marques Ribeiro |
SUBPROJETO DO PIBID - EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS: DESAFIOS, NECESSIDADES E IMPLICAÇÕES DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES | |
Lailson dos Reis Pereira Lopes, ALINE GOBIRA DE FIGUEIREDO |
O LABORATÓRIO DE ENSINO DA MATEMÁTICA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES REFLEXIVOS | |
Joseane Almeida Topázio, Joseane Almeida Topazio |
COMPETÊNCIAS INOVADORAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-UERN | |
Graciana Ferreira Alves Dias |
ARGUMENTAÇÃO EM MATEMÁTICA: indícios de implementação | |
José Messildo Viana Nunes |
Refletindo sobre a importância do PIBID para formação do professor de matemática | |
SILMARY SILVA DOS SANTOS |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O USO DE MATERIAIS MANIPULATIVOS NO CURSO DE MATEMÁTICA CULMINANDO COM OFICINAS PEDAGÓGICAS | |
simone maria chalub bandeira bezerra, salete maria chalub bandeira |
CONTRIBUIÇÕES DOS ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, DISCENTES DOS CURSOS DE PEDAGOGIA | |
Julia de Cassia Pereira do Nascimento, Edda Curi |
AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES-DISCENTES DO PROGRAMA DE GRADUAÇÃO DE PROFESSORES SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA. | |
Lauro Lopes Pereira Neto, João Ferreira da Silva Neto, Anderson Gomes dos Santos, Edna Ferreira da Rocha Silva, Eliane Elias Farias Barros |
DIMENSÕES DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: O HISTÓRICO, O LEGAL E O PEDAGÓGICO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NA BAHIA | |
Maria Auxiliadora Lisboa Moreno Pires |
COMPROMISSO PROFISSIONAL E CONDIÇÃO DE TRABALHO DOCENTE | |
Monica Gonçalves de Matos, Tadeu Oliver Gonçalves |
Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
ENSINO DE COMBINATÓRIA NO 4º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Danielle Avanço Vega Pontes, Rute Elizabete de Souza Rosa Borba |
ERA UMA VEZ... O CAIPORA, O CURUPIRA E O NÚMERO | |
Cristiane Vinholes Jacomelli |
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: O QUE DIZEM OS DOCUMENTOS OFICIAIS | |
madeline gurgel barreto maia, Sandra Pinto Magina |
O QUADRO VALOR DE LUGAR, A TEORIA DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS E AS ESTRUTURAS ADITIVAS NO ENSINO FUNDAMENTAL I | |
Renato Carneiro Silva, Paulo Meireles Barguil |
A TRANSIÇÃO DA LINGUAGEM NATURAL PARA LINGUAGEM ALGEBRICA NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II | |
Fernando Emílio Leite de Almeida, Roselânia de Souza Lima Nunes |
A ABSTRAÇÃO REFLEXIONANTE A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO PELA CRIANÇA | |
Ana Paula Perovano, Sandra Magina |
PROCEDIMENTOS DE RESOLUÇÃO DE ALUNOS EM PROBLEMAS DE ESTRUTURA ADITIVA COM A IDEIA DE COMPOSIÇÃO | |
Edda Curi, Cintia Aparecida Bento dos Santos |
PROVA BRASIL DE MATEMÁTICA DE 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: IMPACTOS DE UMA PESQUISA LONGITUDINAL | |
Edda Curi |
O CONHECIMENTO MATEMÁTICO COMO OBJETO DE DESEJO DA CRIANÇA | |
Amanda Marina Andrade Medeiros |
ENSINO DA POTENCIAÇÃO COM CALCULADORA: UM EXPERIMENTO NO 5° ANO | |
Adrielle Cristine Mendello Lopes, Pedro Franco de Sá, Fábio José da Costa Alves |
O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM SURDEZ | |
FLAVIA ROLDAN VIANA, MARCILIA CHAGAS BARRETO |
UM ESTUDO SOBRE A PRESENÇA DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NAS OBRAS DOS ACERVOS COMPLEMENTARES DO PNLD 2010 | |
Andréa Paula Monteiro de Lima, Rosinalda Aurora de Melo Teles |
Discalculia e Matemática Adaptada | |
Jorge Brandão |
O MANKALA COLHE TRÊS E O ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS | |
Jadilson Ramos de Almeida, Andréa Paula Monteiro de Lima, Evanilson Landim Alves |
GRANDEZA TEMPO: ANÁLISE DE ESCOLHAS CONCEITUAIS EM LIVROS DE MATEMÁTICA PARA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA | |
Julia Calheiros Cartela de Araujo, Rosinalda Aurora de Melo Teles |
ANÁLISE DOS CONTEXTOS APRESENTADOS EM PROBLEMAS MULTIPLICATIVOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS | |
GLAUCE VILELA MARTINS, RUTE ELIZABETE DE SOUZA ROSA BORBA |
PROBLEMAS DO CAMPO ADITIVO: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DE UM GRUPO DE PESQUISA | |
ELIANE MATHEUS PLAZA, EDDA CURI |
ANÁLISE DE ATIVIDADES MATEMÁTICAS NO LIVRO DIDÁTICO À LUZ DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA | |
Barbara Pimenta de Oliveira, Marcilia Chagas Barreto |
TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA E LIVRO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE DAS ATIVIDADES DO BLOCO DE CONTEÚDO TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO | |
Barbara Pimenta de Oliveira, Ana Cristina Matias Aragão, Marcilia Chagas Barreto |
A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INFANTIL: O OLHAR DAS GRADUANDAS DO CURSO DE PEDAGOGIA | |
Cicera Natalia Duarte Lima, George Pimentel Fernandes |
A REPRESENTAÇÃO SIMBÓLICA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE ESTRUTURA MULTIPLICATIVA DO TIPO UM-PARA-MUITOS | |
Tâmara Marques Gomes, Edneri Pereira Cruz |
ESTRUTURAS ADITIVAS: INTERVENÇÃO COM FOCO NA REPRESENTAÇÃO EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | |
Danielle Avanço Vega Pontes, Maria Betânia Evangelista da Silva |
LISTAGEM, INVARIANTES, SISTEMATIZAÇÃO E GENERALIZAÇÃO: UM CAMINHO PARA O ENSINO DE COMBINATÓRIA EM UMATURMA DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa, Laís Thalita Bezerra dos Santos |
TEXTOS MATEMÁTICOS: PRODUÇÃO DE PROBLEMAS MULTIPLICATIVOS POR ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Josenir Rodrigues da Silva, Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa |
"PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS A CONCEITOS MATEMÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I POR MEIO DA GEOMETRIA FRACTAL" | |
juliane dias guillen |
ENSINANDO GEOMETRIA A PARTIR DO MODELO VAN HIELE | |
Cleidison Cândido da Silva, Severina Andréa Dantas de Farias |
QUAL VARIOU MAIS? | |
Erica Cavalcanti, Gilda Guimarães |
O acaso, o provável, o determinístico: concepções e conhecimentos probabilísticos de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental | |
Michaelle Santana, Rute Borba |
COMPREENSÕES DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O CONCEITO DE MÉDIA ARITMÉTICA | |
Mabel Cristina Marques Melo, Gilda Lisbôa Guimarães |
A PROVA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO QUE ENSINA MATEMÁTICA | |
Paulo Meireles Barguil |
O QUE SABEM ALUNOS E PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS SOBRE CLASSIFICAR REPRESENTANDO EM GRÁFICOS? | |
Patrícia Santos Luz, Gilda Lisbôa Guimarães, Pilar Ramos Ruesga |
ESCALA REPRESENTADA EM GRÁFICOS | |
milka rossana guerra cavalcanti de albuquerque, Gilda Lisbôa Guimarães |
FOLCLORE BRASILEIRO: UMA POSSIBILIDADE DE SE TRABALHAR OS NEXOS CONCEITUAIS DO NÚMERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. | |
Cristiane Vinholes Jacomelli |
Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio
OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Marilene Rosa Santos |
CONCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE O ENSINO DOS NÚMEROS RACIONAIS | |
GRESIELA RAMOS DE CARVALHO SOUZA, PETERSON DA PAZ, ALOISIO JOÃO BISERRA |
FENÔMENOS DIDÁTICOS NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA: REGISTROS DE UMA TURMA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Edna Matilde dos Santos, Robson da Silva Eugênio, Edilza Maria da Conceição Silva |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E DESEMPENHO ESCOLAR EM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL - UM NOVO OLHAR | |
Geraldo Claudio Broetto |
CONSTRUINDO E COMPREENDENDO CONCEITOS GEOMÉTRICOS COM AUXÍLIO DO ORIGAMI | |
Carloney Alves de Oliveira, Cristiano Marinho da Silva, Simone Silva da Fonseca, Érica da Costa Silva |
(RE)ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES: INTEGRANDO AS REPRESENTAÇÕES FRACIONARIA, DECIMAL E PERCENTUAL | |
Jânio Elpídio De Medeiros, Cristiane Fernandes de Souza |
O ENSINO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | |
Vania Horner de Almeida |
A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE ÁREA E DA RELAÇÃO ENTRE ÁREA E PERÍMETRO NO 3º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTUDOS SOB A ÓTICA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS. | |
Lúcia Durão Ferreira, Paula Baltar Bellemain |
AS FRAÇÕES E SEUS SIGNIFICADOS OPERADOR MULTIPLICATIVO E QUOCIENTE: O CASO DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE OLINDA | |
Edilza Maria da Conceição SILVA, Robson da Silva EUGÊNIO, Verônica Gitirana Gomes Ferreira |
NOVOS TALENTOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: Um relato de experiência de alunos do 6º semestre de Estagio Supervisionado II com estudantes do Ensino Fundamental | |
Eliane Santana de Souza, Gilcimar Pereira dos Santos, Nadson de Jesus Lima, Josemir Da Paixão De Souza |
RUDIMENTOS DE PESQUISA OPERACIONAL COMO CONTEXTUALIZAÇÕES PARA O ENSINO DE MATRIZES E SISTEMAS LINEARES NO ENSINO MÉDIO | |
Anderson Lucas |
EVENTO 18: UMA PROPOSTA DE JOGO VOLTADA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE PROBABILIDADE | |
Rodrigo Medeiros dos Santos, Ivanildo Amorim Lima, Noelle Cristina do Amaral |
ATIVIDADES MUSICAIS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE FRAÇÕES | |
Wanessa Melo Silva, Dandara Bechara Resque |
APRENDIZAGEM DA ANÁLISE COMBINATÓRIA POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO PONTO DE PARTIDA | |
Carlos Alberto Pinheiro, Celina Almeida Abar, Pedro Franco Sá |
A ABORDAGEM DOS NÚMEROS RACIONAIS NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO – ENEM | |
Fernanda Andréa Fernandes Silva, Mônica Lins |
DESENVOLVENDO O RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS | |
Italândia Ferreira de Azevedo, Renata Teófilo de Sousa |
CONCEPÇÕES SOBRE A CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DA MATEMÁTICA APRESENTADAS POR PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE VÁRZEA GRANDE – MT: ANÁLISE DE UM QUESTIONÁRIO QUALITATIVO | |
Aloisio joão Biserra, Peterson da Paz, Gresiela Ramos de Carvalho Souza |
JOGOS MATEMÁTICOS: BRINCANDO SE APRENDE MATEMÁTICA | |
André Pereira da Costa, Geraldo Herbetet de Lacerda |
Matemágica | |
Emerson Feliciano da Silva, Antonival Lopes do Nascimento Filho, Jenival Vieira Junior |
INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA ATRAVÉS DOS CLUBES DE MATEMÁTICA | |
Hugo Alex Diniz, Aldenize Ruela Xavier, Janaína Imbiriba da Costa, Geiza Silva Rocha |
TRABALHANDO EQUAÇÃO DO SEGUNDO GRAU COM O ALGEPLAN | |
Patricia Ferreira dos Santos, Bianca Elisa Costa, Renata Roel Rodrigues Moreira Dutra, Vania Cristina da Silva Rodrigues, Luiz Fernando Rodrigues |
ANÁLISE COMBINATÓRIA E AS PROBABILIDADES DE GANHAR NA LOTERIA | |
Emerson Feliciano da Silva, Antonival Lopes do Nascimento Filho, Jenival Vieira Junior, Ialison Severo de Melo |
O ESTUDO SOBRE CRIPTOGRAFIA E SUAS APLICAÇÕES EM MATEMÁTICA | |
Luciano Pontes da Silva, Jarbiana Carla Soares Silva, Cristiano Marinho da Silva, Maria Aparecida da Silva, Mirtes de Souza Silva, Miriam Morgana Lira |
TRUNCAMENTO DO OCTAEDRO REGULAR: UMA ATIVIDADE DO PROGRAMA GESTAR II REALIZADA COM ESTUDANTES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Enoilma Simões Paixão Correia Silva |
PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO EM ATIVIDADES DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM AULAS DE MATEMÁTICA | |
Thiarla Xavier Dal-Cin Zanon, Bernadete Veronica Schaeffer Hoffman, Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner |
PENSAMENTO GEOMÉTRICO: INVESTIGANDO ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Vanderlei Adriano Petry, Carmen Teresa Kaiber |
GEOGEBRA: O CICLISTA E A SENOIDE | |
Emerson Feliciano da Silva, Antonival Lopes do Nascimento Filho, Jenival Vieira Junior, Ialison Severo de Melo |
PIFF GEOMÉTRICO: UMA FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA ESPACIAL | |
Miriam Morgana Lira, Carloney Alves de Oliveira, Cristiano Marinho da Silva, Maria Aparecida da Silva, Mirtes de Souza Silva, Luciano Pontes da Silva |
EXPLORANDO TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS POR MEIO DE BORDADOS EM PONTO CRUZ | |
Sabrine Costa Oliveira, Sandra Aparecida Fraga Silva |
REFLEXÃO E TRANSLAÇÃO EM BORDADOS DE PONTO CRUZ | |
Sabrine Costa Oliveira, SANDRA Aparecida Fraga Silva |
CONCEPÇÕES DE ALUNOS DA ESCOLA BÁSICA SOBRE SIMETRIA DE REFLEXÃO | |
Diógenes Maclyne Melo |
ARITMÉTICA MODULAR NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO: CONTRIBUIÇÕES DE UMA PESQUISA ENSINO | |
Sergio Ricardo Mattos |
Análise da abordagem de problemas algébricos, tipo transformação, em livros didáticos de matemática do 7º ano do Ensino Fundamental | |
Cícero Pinheiro Santos Junior, Edna Matilde dos Santos, Emersson Rodrigues de Souza, Pablo Charles de Oliveira Melo |
UMA ANÁLISE DO PROJETO “ALGEBRINCANDO NA SÉTIMA SÉRIE” | |
Lauro Sá |
A GEOMETRIA ANALÍTICA COMO MÉTODO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | |
Mônica Souto da Silva Dias, Ana Kelly Nogueira Falcão |
PLANEJANDO E REFLETINDO SOBRE METODOLOGIAS VIVECIANDAS NO PIBID/IFES/MATEMÁTICA | |
João Paulo Milanezi, Lauro Sá, Sandra Fraga |
DEMONSTRAÇÕES MATEMÁTICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: COM A PALAVRA OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
Luís Havelange Soares, José César Nascimento Afro, Leonardo Lira Brito, Paulo Cézar de Souza |
A INFLUÊNCIA DO POSITIVISMO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL II: UM OLHAR SOBRE SEUS IMPACTOS E O DESENVOLVIMENTO DE UM ENSINO DE MATEMÁTICA CRÍTICO-REFLEXIVO | |
Daniela Batista Santos, André Ricardo Magalhães, Silas Pinheiro Silva |
A CONSTRUÇÃO DE UMA HORTA: ENSINO DE GEOMETRIA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS | |
Ivanise Gomes Arcanjo Diniz, Leandro Do Nascimento Diniz |
A EXPERIÊNCIA E A LINGUAGEM ENQUANTO COMPONENTE DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO POR MEIO DE PROBLEMAS MATEMATICOS NA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Leda Ferreira Cabral |
COMPREENSÃO ALGÉBRICA DE ALUNOS EM DIFERENTES CONVERSÕES DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS | |
Ana Cláudia Gouveia de Sousa, Luiza Helena Martins Lima |
CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS UTILIZANDO O PLANO CARTESIANO ARTESANAL | |
Raíssa Caroline Oliveira, Livia Durães Reis, Maria Rachel Alves, Jeane Faria Franco Ribeiro, Silvana Diamantino França |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E MULTICULTURALISMO: UMA ANÁLISE DE IMAGENS EM LIVROS DIDÁTICOS | |
Andreia Cristina Rodrigues Trevisan |
ATIVIDADE INVESTIGATIVA: EXPLORANDO EQUAÇÕES COM UTILIZAÇÃO DE BALANÇA ARTESANAL | |
Daniel Oliveira Silva, Grazielle Oliveira Viana, Jeane Faria Franco Ribeiro, Maria Rachel Alves, Silvana Diamantino França |
AS FRAÇÕES COM O SÍTIO DO PICAPAU AMARELO E OS QUADRINHOS DA TURMA DA MÔNICA: UMA ATIVIDADE COM HISTÓRIA EM QUADRINHOS E LITERATURA INFANTO-JUVENIL | |
Rodrigo Baldow, Fernanda Andrea FERNANDES SILVA |
BURITI: RELAÇÃO ENTRE SEQUÊNCIA DE FIBONACCI, RAZÃO ÁUREA E ESPIRAL LOGARÍTMICA | |
Everaldo Roberto Monteiro dos Santos, Lucelia Valda de Matos Cardoso, Jeane do Socorro Costa da Silva |
INVARIANTES, GENERALIZAÇÃO, SITEMATIZAÇÃO E ESTRATÉGIAS BEM SUCEDIDAS: O ENSINO DA COMBINATÓRIA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa, Monalisa Cardoso Silva |
PROBLEMATIZAÇÃO COM RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA | |
Miguel Jocelio Alves Silva |
Entre o movimento lógico-histório e o ensino da álgebra: o caso particular das sequências. | |
Maria Lucia Panossian |
PIBID/SUBPROJETO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA (“A LICENCIATURA, O ENSINO MÉDIO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR”)– UM PROJETO APLICADO NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO | |
Cleidison Cândido da Silva, Agnes Liliane Lima Soares de Santana |
A RECEPTIVIDADE DOS ESTUDANTES DA ESCOLA SINHÁ SABÓIA, FRENTE ÀS ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES DE DO PIBID/UVA/MATEMÁTICA | |
Miguel Jocelio Alves Silva |
ALGEBRINCANDO: JOGOS PARA A FIXAÇÃO DE PROCEDIMENTOS ALGÉBRICOS | |
Lauro Sá |
A ÁLGEBRA DO PROFESSOR E DO ALUNO: UM OLHAR SOB A ÓTICA DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO | |
MARCUS BESSA DE MENEZES |
APRESENTANDO E UTILIZANDO O “RELÓGIO TRIGONOMÉTRICO” COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA TRIGONOMETRIA EM SALA DE AULA: UMA INTERVENÇÃO DO PIBID | |
Cristiano Marinho da Silva, Maria Aparecida da Silva, Mirtes de Souza Silva, Miriam Morgana Lira, Luciano Pontes da Silva |
USO DA HISTÓRIA DA TRIGONOMETRIA COMO ELEMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM DAS FUNÇÕES SENO E COSSENO: UM ESTUDO DE CASO | |
Carlos Antonio Souza, Eline Flores Victer, Jurema Rosa Lopes |
ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DO CAMPO MULTIPLICATIVO | |
gabriela dos santos barbosa, Valmir José Motta Conceição |
ARGUMENTAÇÃO E PROVAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: A VISÃO DO PROFESSOR | |
Lilian - Nasser, Carlos Augusto Aguilar Junior |
ANÁLISE DOS CURRÍCULOS PRESCRITOS DO BRASIL E DA ARGENTINA À LUZ DA ÁREA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
Emilio Celso de Oliveira |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOS CURRÍCULOS PRESCRITOS E LIVROS DIDÁTICOS Do BRASIL E DA ARGENTINA | |
Emilio Celso de Oliveira |
MENOS COM MENOS É MENOS OU É MAIS? RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO DE NÚMEROS INTEIROS POR ALUNOS DO ENSINO REGULAR E DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | |
Evanilson Landim Alves, Lícia de Souza Leão Maia |
COMO TRABALHAR COM A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Josemir da Paixão de Souza, Eliane Santana de Souza, Gilcimar Pereira dos Santos, Nadson de Jesus Lima |
ESTUDO DE PRÁTICAS SOCIAIS VISANDO UMA ABORDAGEM SIGNIFICATIVA DO ENSINO DA MATEMÁTICA ESCOLAR | |
Renato Rodrigues Cunha Lima Filho, Raphael Moreira Santos, Iran Abreu Mendes |
PERÍMETRO EM LIVROS DIDÁTICOS BRASILEIROS DO 6º ANO: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DA PRAXEOLOGIA MATEMÁTICA | |
José Valério Gomes da Silva, Paula Moreira Baltar Bellemain |
DISCURSOS PEDAGÓGICOS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
Daniela Lazzarotto Ghidini, Suelen Assunção Santos |
O ENSINO INTEGRADO DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO EM ESCOLA PARTICIPANTE DO PIBID-UNIMONTES | |
Maria Rachel Aves, Mauricio Soares Barbosa, Fernanda Alves Maia, Maria Tereza Carvalho Almeida, Silvana Diamantino França, Jeane Farias Franco |
O CÁLCULO PLUS E SUAS POTENCIALIDADES NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA À LUZ DA TEORIA DE AUSUBEL | |
Josinalva Estacio Menezes |
POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES DA EDUCAÇÃO EM VALORES E PARA A CIDADANIA NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
Nilson Antonio Ferreira Roseira |
LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA: FERRAMENTA DE USO PROFISSIONAL E DE APRENDIZAGEM PARA O PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO. | |
Clovis Gomes Silva Junior |
Aprendizagem em trigonometria – contribuições da teoria da aprendizagem significativa | |
Cicero da Silva Pereira |
PARALELO ENTRE A HISTÓRIA DA CONSTITUIÇÃO DO ZERO COMO NÚMERO E AS DIFICULDADES DE ALUNOS EM OPERAREM COM ELE | |
Simone Moura Queiroz |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CONSTRUINDO E INTERPRETANDO GRÁFICOS DE FUNÇÕES QUADRÁTICAS | |
Janaina Bordulis da Silva, Tanise Paula Novello |
Educação Matemática na Educação Superior
INTEGRAR O ENSINO SUPERIOR A EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PROPOSTA DO PIBID | |
Fernando Emílio Leite de Almeida |
PERFIL DOS DOCENTES QUE TRABALHAM COM A MATEMÁTICA FINANCEIRA EM CURSOS TECNOLÓGICOS NA REGIÃO METROPOLITANA DA GRANDE VITÓRIA | |
Hélio Rosetti Junior |
ESTUDANTE – MONITOR – PESQUISADOR: A RELEVÂNCIA DA MONITORIA EM ENSINO DE MATEMÁTICA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE | |
Renato Carneiro Silva, Paulo Meireles Barguil |
INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA NO CONTEXTO DO PIBID: A PARTIR DA TEORIA DA ATIVIDADE | |
Ivoneide Pinheiro de Lima, David Marques Bispo, Francisco Evamar Barros, Gina Kely Cruz Pereira, Isabelle Coêlho da Silva, Raniele Sampaio Nogueira |
UM ESTUDO SOBRE OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS MOBLIZADOS PELOS ESTUDANTES EM QUESTÕES ENVOLVENDO O CONCEITO DE LIMITE | |
Michele Carvalho de Barros, Lilian Akemi Kato, Angela Mognon |
Análise de Erros em Resolução de Problemas: uma investigação com alunos do 3º semestre de cursos de tecnologia | |
Antonio Sergio Abrahão Monteiro Bastos, Norma Suely Gomes Allevato, Antonio Sergio Abrahão Monteiro Bastos |
TEOREMA DE PAPPUS-GULDIN COM AUXÍLIO DOS SOFTWARES MAXIMA E WINPLOT: ATIVIDADE APLICADA A UMA TURMA DE CÁLCULO II | |
Eberson Paulo Trevisan, Andreia Cristina Rodrigues Trevisan |
AS DESIGUALDADES: PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICA, SEMIÓTICA E DIDÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PARA SURDOS | |
Silvia Teresinha Frizzarini, Clélia Maria Ignatius Nogueira, Fábio Alexandre Borges |
A Indução Finita sob a Ótica do Pensamento Matemático Avançado | |
Eduardo Machado da Silva, Angela Marta Pereira das Dores Savioli |
ANALISE DE ERROS: UMA APLICAÇÃO DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES NO ENSINO DO CÁLCULO | |
Francisco Regis Vieira, Herminio BORGES Neto, katia vigo ingar |
DIFICULDADES ENVOLVENDO A NOÇÃO DE DEMONSTRAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO | |
Francisco Regis Vieira, Hermínio Borges Neto |
ANÁLISE REAL NOS CURSOS DE LICENCIATURA: A NECESSIDADE DE UMA NOVA ABORDAGEM PARA O ENSINO DE NÚMEROS IRRACIONAIS | |
Magno Luiz Ferreira, Renata Arruda Barros |
O USO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM POR ALUNOS DE CÁLCULO: FEEDBACK PARA O PROFESSOR | |
Gilmer Jacinto Peres, Maria Clara Rezende Frota |
La UVE: un buen recurso didáctico para reflexionar sobre la enseñanza del concepto de límite | |
Noemí Hilda Carione, Miguel Ángel Martínez |