Tema:
Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio
OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Marilene Rosa Santos |
CONCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE O ENSINO DOS NÚMEROS RACIONAIS | |
GRESIELA RAMOS DE CARVALHO SOUZA, PETERSON DA PAZ, ALOISIO JOÃO BISERRA |
FENÔMENOS DIDÁTICOS NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA: REGISTROS DE UMA TURMA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Edna Matilde dos Santos, Robson da Silva Eugênio, Edilza Maria da Conceição Silva |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E DESEMPENHO ESCOLAR EM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL - UM NOVO OLHAR | |
Geraldo Claudio Broetto |
CONSTRUINDO E COMPREENDENDO CONCEITOS GEOMÉTRICOS COM AUXÍLIO DO ORIGAMI | |
Carloney Alves de Oliveira, Cristiano Marinho da Silva, Simone Silva da Fonseca, Érica da Costa Silva |
(RE)ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES: INTEGRANDO AS REPRESENTAÇÕES FRACIONARIA, DECIMAL E PERCENTUAL | |
Jânio Elpídio De Medeiros, Cristiane Fernandes de Souza |
O ENSINO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | |
Vania Horner de Almeida |
A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE ÁREA E DA RELAÇÃO ENTRE ÁREA E PERÍMETRO NO 3º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTUDOS SOB A ÓTICA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS. | |
Lúcia Durão Ferreira, Paula Baltar Bellemain |
AS FRAÇÕES E SEUS SIGNIFICADOS OPERADOR MULTIPLICATIVO E QUOCIENTE: O CASO DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE OLINDA | |
Edilza Maria da Conceição SILVA, Robson da Silva EUGÊNIO, Verônica Gitirana Gomes Ferreira |
NOVOS TALENTOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: Um relato de experiência de alunos do 6º semestre de Estagio Supervisionado II com estudantes do Ensino Fundamental | |
Eliane Santana de Souza, Gilcimar Pereira dos Santos, Nadson de Jesus Lima, Josemir Da Paixão De Souza |
RUDIMENTOS DE PESQUISA OPERACIONAL COMO CONTEXTUALIZAÇÕES PARA O ENSINO DE MATRIZES E SISTEMAS LINEARES NO ENSINO MÉDIO | |
Anderson Lucas |
EVENTO 18: UMA PROPOSTA DE JOGO VOLTADA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE PROBABILIDADE | |
Rodrigo Medeiros dos Santos, Ivanildo Amorim Lima, Noelle Cristina do Amaral |
ATIVIDADES MUSICAIS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE FRAÇÕES | |
Wanessa Melo Silva, Dandara Bechara Resque |
APRENDIZAGEM DA ANÁLISE COMBINATÓRIA POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO PONTO DE PARTIDA | |
Carlos Alberto Pinheiro, Celina Almeida Abar, Pedro Franco Sá |
A ABORDAGEM DOS NÚMEROS RACIONAIS NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO – ENEM | |
Fernanda Andréa Fernandes Silva, Mônica Lins |
DESENVOLVENDO O RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS | |
Italândia Ferreira de Azevedo, Renata Teófilo de Sousa |
CONCEPÇÕES SOBRE A CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DA MATEMÁTICA APRESENTADAS POR PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE VÁRZEA GRANDE – MT: ANÁLISE DE UM QUESTIONÁRIO QUALITATIVO | |
Aloisio joão Biserra, Peterson da Paz, Gresiela Ramos de Carvalho Souza |
JOGOS MATEMÁTICOS: BRINCANDO SE APRENDE MATEMÁTICA | |
André Pereira da Costa, Geraldo Herbetet de Lacerda |
Matemágica | |
Emerson Feliciano da Silva, Antonival Lopes do Nascimento Filho, Jenival Vieira Junior |
INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA ATRAVÉS DOS CLUBES DE MATEMÁTICA | |
Hugo Alex Diniz, Aldenize Ruela Xavier, Janaína Imbiriba da Costa, Geiza Silva Rocha |
TRABALHANDO EQUAÇÃO DO SEGUNDO GRAU COM O ALGEPLAN | |
Patricia Ferreira dos Santos, Bianca Elisa Costa, Renata Roel Rodrigues Moreira Dutra, Vania Cristina da Silva Rodrigues, Luiz Fernando Rodrigues |
ANÁLISE COMBINATÓRIA E AS PROBABILIDADES DE GANHAR NA LOTERIA | |
Emerson Feliciano da Silva, Antonival Lopes do Nascimento Filho, Jenival Vieira Junior, Ialison Severo de Melo |
O ESTUDO SOBRE CRIPTOGRAFIA E SUAS APLICAÇÕES EM MATEMÁTICA | |
Luciano Pontes da Silva, Jarbiana Carla Soares Silva, Cristiano Marinho da Silva, Maria Aparecida da Silva, Mirtes de Souza Silva, Miriam Morgana Lira |
TRUNCAMENTO DO OCTAEDRO REGULAR: UMA ATIVIDADE DO PROGRAMA GESTAR II REALIZADA COM ESTUDANTES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Enoilma Simões Paixão Correia Silva |
PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO EM ATIVIDADES DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM AULAS DE MATEMÁTICA | |
Thiarla Xavier Dal-Cin Zanon, Bernadete Veronica Schaeffer Hoffman, Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner |
PENSAMENTO GEOMÉTRICO: INVESTIGANDO ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Vanderlei Adriano Petry, Carmen Teresa Kaiber |
GEOGEBRA: O CICLISTA E A SENOIDE | |
Emerson Feliciano da Silva, Antonival Lopes do Nascimento Filho, Jenival Vieira Junior, Ialison Severo de Melo |
PIFF GEOMÉTRICO: UMA FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA ESPACIAL | |
Miriam Morgana Lira, Carloney Alves de Oliveira, Cristiano Marinho da Silva, Maria Aparecida da Silva, Mirtes de Souza Silva, Luciano Pontes da Silva |
EXPLORANDO TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS POR MEIO DE BORDADOS EM PONTO CRUZ | |
Sabrine Costa Oliveira, Sandra Aparecida Fraga Silva |
REFLEXÃO E TRANSLAÇÃO EM BORDADOS DE PONTO CRUZ | |
Sabrine Costa Oliveira, SANDRA Aparecida Fraga Silva |
CONCEPÇÕES DE ALUNOS DA ESCOLA BÁSICA SOBRE SIMETRIA DE REFLEXÃO | |
Diógenes Maclyne Melo |
ARITMÉTICA MODULAR NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO: CONTRIBUIÇÕES DE UMA PESQUISA ENSINO | |
Sergio Ricardo Mattos |
Análise da abordagem de problemas algébricos, tipo transformação, em livros didáticos de matemática do 7º ano do Ensino Fundamental | |
Cícero Pinheiro Santos Junior, Edna Matilde dos Santos, Emersson Rodrigues de Souza, Pablo Charles de Oliveira Melo |
UMA ANÁLISE DO PROJETO “ALGEBRINCANDO NA SÉTIMA SÉRIE” | |
Lauro Sá |
A GEOMETRIA ANALÍTICA COMO MÉTODO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | |
Mônica Souto da Silva Dias, Ana Kelly Nogueira Falcão |
PLANEJANDO E REFLETINDO SOBRE METODOLOGIAS VIVECIANDAS NO PIBID/IFES/MATEMÁTICA | |
João Paulo Milanezi, Lauro Sá, Sandra Fraga |
DEMONSTRAÇÕES MATEMÁTICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: COM A PALAVRA OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
Luís Havelange Soares, José César Nascimento Afro, Leonardo Lira Brito, Paulo Cézar de Souza |
A INFLUÊNCIA DO POSITIVISMO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL II: UM OLHAR SOBRE SEUS IMPACTOS E O DESENVOLVIMENTO DE UM ENSINO DE MATEMÁTICA CRÍTICO-REFLEXIVO | |
Daniela Batista Santos, André Ricardo Magalhães, Silas Pinheiro Silva |
A CONSTRUÇÃO DE UMA HORTA: ENSINO DE GEOMETRIA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS | |
Ivanise Gomes Arcanjo Diniz, Leandro Do Nascimento Diniz |
A EXPERIÊNCIA E A LINGUAGEM ENQUANTO COMPONENTE DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO POR MEIO DE PROBLEMAS MATEMATICOS NA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Leda Ferreira Cabral |
COMPREENSÃO ALGÉBRICA DE ALUNOS EM DIFERENTES CONVERSÕES DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS | |
Ana Cláudia Gouveia de Sousa, Luiza Helena Martins Lima |
CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS UTILIZANDO O PLANO CARTESIANO ARTESANAL | |
Raíssa Caroline Oliveira, Livia Durães Reis, Maria Rachel Alves, Jeane Faria Franco Ribeiro, Silvana Diamantino França |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E MULTICULTURALISMO: UMA ANÁLISE DE IMAGENS EM LIVROS DIDÁTICOS | |
Andreia Cristina Rodrigues Trevisan |
ATIVIDADE INVESTIGATIVA: EXPLORANDO EQUAÇÕES COM UTILIZAÇÃO DE BALANÇA ARTESANAL | |
Daniel Oliveira Silva, Grazielle Oliveira Viana, Jeane Faria Franco Ribeiro, Maria Rachel Alves, Silvana Diamantino França |
AS FRAÇÕES COM O SÍTIO DO PICAPAU AMARELO E OS QUADRINHOS DA TURMA DA MÔNICA: UMA ATIVIDADE COM HISTÓRIA EM QUADRINHOS E LITERATURA INFANTO-JUVENIL | |
Rodrigo Baldow, Fernanda Andrea FERNANDES SILVA |
BURITI: RELAÇÃO ENTRE SEQUÊNCIA DE FIBONACCI, RAZÃO ÁUREA E ESPIRAL LOGARÍTMICA | |
Everaldo Roberto Monteiro dos Santos, Lucelia Valda de Matos Cardoso, Jeane do Socorro Costa da Silva |
INVARIANTES, GENERALIZAÇÃO, SITEMATIZAÇÃO E ESTRATÉGIAS BEM SUCEDIDAS: O ENSINO DA COMBINATÓRIA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa, Monalisa Cardoso Silva |
PROBLEMATIZAÇÃO COM RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA | |
Miguel Jocelio Alves Silva |
Entre o movimento lógico-histório e o ensino da álgebra: o caso particular das sequências. | |
Maria Lucia Panossian |
PIBID/SUBPROJETO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA (“A LICENCIATURA, O ENSINO MÉDIO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR”)– UM PROJETO APLICADO NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO | |
Cleidison Cândido da Silva, Agnes Liliane Lima Soares de Santana |
A RECEPTIVIDADE DOS ESTUDANTES DA ESCOLA SINHÁ SABÓIA, FRENTE ÀS ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES DE DO PIBID/UVA/MATEMÁTICA | |
Miguel Jocelio Alves Silva |
ALGEBRINCANDO: JOGOS PARA A FIXAÇÃO DE PROCEDIMENTOS ALGÉBRICOS | |
Lauro Sá |
A ÁLGEBRA DO PROFESSOR E DO ALUNO: UM OLHAR SOB A ÓTICA DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO | |
MARCUS BESSA DE MENEZES |
APRESENTANDO E UTILIZANDO O “RELÓGIO TRIGONOMÉTRICO” COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA TRIGONOMETRIA EM SALA DE AULA: UMA INTERVENÇÃO DO PIBID | |
Cristiano Marinho da Silva, Maria Aparecida da Silva, Mirtes de Souza Silva, Miriam Morgana Lira, Luciano Pontes da Silva |
USO DA HISTÓRIA DA TRIGONOMETRIA COMO ELEMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM DAS FUNÇÕES SENO E COSSENO: UM ESTUDO DE CASO | |
Carlos Antonio Souza, Eline Flores Victer, Jurema Rosa Lopes |
ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DO CAMPO MULTIPLICATIVO | |
gabriela dos santos barbosa, Valmir José Motta Conceição |
ARGUMENTAÇÃO E PROVAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: A VISÃO DO PROFESSOR | |
Lilian - Nasser, Carlos Augusto Aguilar Junior |
ANÁLISE DOS CURRÍCULOS PRESCRITOS DO BRASIL E DA ARGENTINA À LUZ DA ÁREA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
Emilio Celso de Oliveira |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOS CURRÍCULOS PRESCRITOS E LIVROS DIDÁTICOS Do BRASIL E DA ARGENTINA | |
Emilio Celso de Oliveira |
MENOS COM MENOS É MENOS OU É MAIS? RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO DE NÚMEROS INTEIROS POR ALUNOS DO ENSINO REGULAR E DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | |
Evanilson Landim Alves, Lícia de Souza Leão Maia |
COMO TRABALHAR COM A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Josemir da Paixão de Souza, Eliane Santana de Souza, Gilcimar Pereira dos Santos, Nadson de Jesus Lima |
ESTUDO DE PRÁTICAS SOCIAIS VISANDO UMA ABORDAGEM SIGNIFICATIVA DO ENSINO DA MATEMÁTICA ESCOLAR | |
Renato Rodrigues Cunha Lima Filho, Raphael Moreira Santos, Iran Abreu Mendes |
PERÍMETRO EM LIVROS DIDÁTICOS BRASILEIROS DO 6º ANO: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DA PRAXEOLOGIA MATEMÁTICA | |
José Valério Gomes da Silva, Paula Moreira Baltar Bellemain |
DISCURSOS PEDAGÓGICOS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
Daniela Lazzarotto Ghidini, Suelen Assunção Santos |
O ENSINO INTEGRADO DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO EM ESCOLA PARTICIPANTE DO PIBID-UNIMONTES | |
Maria Rachel Aves, Mauricio Soares Barbosa, Fernanda Alves Maia, Maria Tereza Carvalho Almeida, Silvana Diamantino França, Jeane Farias Franco |
O CÁLCULO PLUS E SUAS POTENCIALIDADES NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA À LUZ DA TEORIA DE AUSUBEL | |
Josinalva Estacio Menezes |
POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES DA EDUCAÇÃO EM VALORES E PARA A CIDADANIA NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
Nilson Antonio Ferreira Roseira |
LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA: FERRAMENTA DE USO PROFISSIONAL E DE APRENDIZAGEM PARA O PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO. | |
Clovis Gomes Silva Junior |
Aprendizagem em trigonometria – contribuições da teoria da aprendizagem significativa | |
Cicero da Silva Pereira |
PARALELO ENTRE A HISTÓRIA DA CONSTITUIÇÃO DO ZERO COMO NÚMERO E AS DIFICULDADES DE ALUNOS EM OPERAREM COM ELE | |
Simone Moura Queiroz |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CONSTRUINDO E INTERPRETANDO GRÁFICOS DE FUNÇÕES QUADRÁTICAS | |
Janaina Bordulis da Silva, Tanise Paula Novello |
