3º SIPEMAT - Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática


Tema:  

Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio

OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Marilene Rosa Santos
CONCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE O ENSINO DOS NÚMEROS RACIONAIS
GRESIELA RAMOS DE CARVALHO SOUZA, PETERSON DA PAZ, ALOISIO JOÃO BISERRA
FENÔMENOS DIDÁTICOS NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA: REGISTROS DE UMA TURMA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Edna Matilde dos Santos, Robson da Silva Eugênio, Edilza Maria da Conceição Silva
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E DESEMPENHO ESCOLAR EM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL - UM NOVO OLHAR
Geraldo Claudio Broetto
CONSTRUINDO E COMPREENDENDO CONCEITOS GEOMÉTRICOS COM AUXÍLIO DO ORIGAMI
Carloney Alves de Oliveira, Cristiano Marinho da Silva, Simone Silva da Fonseca, Érica da Costa Silva
(RE)ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES: INTEGRANDO AS REPRESENTAÇÕES FRACIONARIA, DECIMAL E PERCENTUAL
Jânio Elpídio De Medeiros, Cristiane Fernandes de Souza
O ENSINO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Vania Horner de Almeida
A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE ÁREA E DA RELAÇÃO ENTRE ÁREA E PERÍMETRO NO 3º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTUDOS SOB A ÓTICA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS.
Lúcia Durão Ferreira, Paula Baltar Bellemain
AS FRAÇÕES E SEUS SIGNIFICADOS OPERADOR MULTIPLICATIVO E QUOCIENTE: O CASO DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE OLINDA
Edilza Maria da Conceição SILVA, Robson da Silva EUGÊNIO, Verônica Gitirana Gomes Ferreira
NOVOS TALENTOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: Um relato de experiência de alunos do 6º semestre de Estagio Supervisionado II com estudantes do Ensino Fundamental
Eliane Santana de Souza, Gilcimar Pereira dos Santos, Nadson de Jesus Lima, Josemir Da Paixão De Souza
RUDIMENTOS DE PESQUISA OPERACIONAL COMO CONTEXTUALIZAÇÕES PARA O ENSINO DE MATRIZES E SISTEMAS LINEARES NO ENSINO MÉDIO
Anderson Lucas
EVENTO 18: UMA PROPOSTA DE JOGO VOLTADA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE PROBABILIDADE
Rodrigo Medeiros dos Santos, Ivanildo Amorim Lima, Noelle Cristina do Amaral
ATIVIDADES MUSICAIS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE FRAÇÕES
Wanessa Melo Silva, Dandara Bechara Resque
APRENDIZAGEM DA ANÁLISE COMBINATÓRIA POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO PONTO DE PARTIDA
Carlos Alberto Pinheiro, Celina Almeida Abar, Pedro Franco Sá
A ABORDAGEM DOS NÚMEROS RACIONAIS NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO – ENEM
Fernanda Andréa Fernandes Silva, Mônica Lins
DESENVOLVENDO O RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
Italândia Ferreira de Azevedo, Renata Teófilo de Sousa
CONCEPÇÕES SOBRE A CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DA MATEMÁTICA APRESENTADAS POR PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE VÁRZEA GRANDE – MT: ANÁLISE DE UM QUESTIONÁRIO QUALITATIVO
Aloisio joão Biserra, Peterson da Paz, Gresiela Ramos de Carvalho Souza
JOGOS MATEMÁTICOS: BRINCANDO SE APRENDE MATEMÁTICA
André Pereira da Costa, Geraldo Herbetet de Lacerda
Matemágica
Emerson Feliciano da Silva, Antonival Lopes do Nascimento Filho, Jenival Vieira Junior
INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA ATRAVÉS DOS CLUBES DE MATEMÁTICA
Hugo Alex Diniz, Aldenize Ruela Xavier, Janaína Imbiriba da Costa, Geiza Silva Rocha
TRABALHANDO EQUAÇÃO DO SEGUNDO GRAU COM O ALGEPLAN
Patricia Ferreira dos Santos, Bianca Elisa Costa, Renata Roel Rodrigues Moreira Dutra, Vania Cristina da Silva Rodrigues, Luiz Fernando Rodrigues
ANÁLISE COMBINATÓRIA E AS PROBABILIDADES DE GANHAR NA LOTERIA
Emerson Feliciano da Silva, Antonival Lopes do Nascimento Filho, Jenival Vieira Junior, Ialison Severo de Melo
O ESTUDO SOBRE CRIPTOGRAFIA E SUAS APLICAÇÕES EM MATEMÁTICA
Luciano Pontes da Silva, Jarbiana Carla Soares Silva, Cristiano Marinho da Silva, Maria Aparecida da Silva, Mirtes de Souza Silva, Miriam Morgana Lira
TRUNCAMENTO DO OCTAEDRO REGULAR: UMA ATIVIDADE DO PROGRAMA GESTAR II REALIZADA COM ESTUDANTES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Enoilma Simões Paixão Correia Silva
PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO EM ATIVIDADES DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM AULAS DE MATEMÁTICA
Thiarla Xavier Dal-Cin Zanon, Bernadete Veronica Schaeffer Hoffman, Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner
PENSAMENTO GEOMÉTRICO: INVESTIGANDO ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Vanderlei Adriano Petry, Carmen Teresa Kaiber
GEOGEBRA: O CICLISTA E A SENOIDE
Emerson Feliciano da Silva, Antonival Lopes do Nascimento Filho, Jenival Vieira Junior, Ialison Severo de Melo
PIFF GEOMÉTRICO: UMA FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA ESPACIAL
Miriam Morgana Lira, Carloney Alves de Oliveira, Cristiano Marinho da Silva, Maria Aparecida da Silva, Mirtes de Souza Silva, Luciano Pontes da Silva
EXPLORANDO TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS POR MEIO DE BORDADOS EM PONTO CRUZ
Sabrine Costa Oliveira, Sandra Aparecida Fraga Silva
REFLEXÃO E TRANSLAÇÃO EM BORDADOS DE PONTO CRUZ
Sabrine Costa Oliveira, SANDRA Aparecida Fraga Silva
CONCEPÇÕES DE ALUNOS DA ESCOLA BÁSICA SOBRE SIMETRIA DE REFLEXÃO
Diógenes Maclyne Melo
ARITMÉTICA MODULAR NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO: CONTRIBUIÇÕES DE UMA PESQUISA ENSINO
Sergio Ricardo Mattos
Análise da abordagem de problemas algébricos, tipo transformação, em livros didáticos de matemática do 7º ano do Ensino Fundamental
Cícero Pinheiro Santos Junior, Edna Matilde dos Santos, Emersson Rodrigues de Souza, Pablo Charles de Oliveira Melo
UMA ANÁLISE DO PROJETO “ALGEBRINCANDO NA SÉTIMA SÉRIE”
Lauro Sá
A GEOMETRIA ANALÍTICA COMO MÉTODO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Mônica Souto da Silva Dias, Ana Kelly Nogueira Falcão
PLANEJANDO E REFLETINDO SOBRE METODOLOGIAS VIVECIANDAS NO PIBID/IFES/MATEMÁTICA
João Paulo Milanezi, Lauro Sá, Sandra Fraga
DEMONSTRAÇÕES MATEMÁTICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: COM A PALAVRA OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Luís Havelange Soares, José César Nascimento Afro, Leonardo Lira Brito, Paulo Cézar de Souza
A INFLUÊNCIA DO POSITIVISMO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL II: UM OLHAR SOBRE SEUS IMPACTOS E O DESENVOLVIMENTO DE UM ENSINO DE MATEMÁTICA CRÍTICO-REFLEXIVO
Daniela Batista Santos, André Ricardo Magalhães, Silas Pinheiro Silva
A CONSTRUÇÃO DE UMA HORTA: ENSINO DE GEOMETRIA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS
Ivanise Gomes Arcanjo Diniz, Leandro Do Nascimento Diniz
A EXPERIÊNCIA E A LINGUAGEM ENQUANTO COMPONENTE DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO POR MEIO DE PROBLEMAS MATEMATICOS NA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
Leda Ferreira Cabral
COMPREENSÃO ALGÉBRICA DE ALUNOS EM DIFERENTES CONVERSÕES DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS
Ana Cláudia Gouveia de Sousa, Luiza Helena Martins Lima
CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS UTILIZANDO O PLANO CARTESIANO ARTESANAL
Raíssa Caroline Oliveira, Livia Durães Reis, Maria Rachel Alves, Jeane Faria Franco Ribeiro, Silvana Diamantino França
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E MULTICULTURALISMO: UMA ANÁLISE DE IMAGENS EM LIVROS DIDÁTICOS
Andreia Cristina Rodrigues Trevisan
ATIVIDADE INVESTIGATIVA: EXPLORANDO EQUAÇÕES COM UTILIZAÇÃO DE BALANÇA ARTESANAL
Daniel Oliveira Silva, Grazielle Oliveira Viana, Jeane Faria Franco Ribeiro, Maria Rachel Alves, Silvana Diamantino França
AS FRAÇÕES COM O SÍTIO DO PICAPAU AMARELO E OS QUADRINHOS DA TURMA DA MÔNICA: UMA ATIVIDADE COM HISTÓRIA EM QUADRINHOS E LITERATURA INFANTO-JUVENIL
Rodrigo Baldow, Fernanda Andrea FERNANDES SILVA
BURITI: RELAÇÃO ENTRE SEQUÊNCIA DE FIBONACCI, RAZÃO ÁUREA E ESPIRAL LOGARÍTMICA
Everaldo Roberto Monteiro dos Santos, Lucelia Valda de Matos Cardoso, Jeane do Socorro Costa da Silva
INVARIANTES, GENERALIZAÇÃO, SITEMATIZAÇÃO E ESTRATÉGIAS BEM SUCEDIDAS: O ENSINO DA COMBINATÓRIA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa, Monalisa Cardoso Silva
PROBLEMATIZAÇÃO COM RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Miguel Jocelio Alves Silva
Entre o movimento lógico-histório e o ensino da álgebra: o caso particular das sequências.
Maria Lucia Panossian
PIBID/SUBPROJETO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA (“A LICENCIATURA, O ENSINO MÉDIO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR”)– UM PROJETO APLICADO NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO
Cleidison Cândido da Silva, Agnes Liliane Lima Soares de Santana
A RECEPTIVIDADE DOS ESTUDANTES DA ESCOLA SINHÁ SABÓIA, FRENTE ÀS ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES DE DO PIBID/UVA/MATEMÁTICA
Miguel Jocelio Alves Silva
ALGEBRINCANDO: JOGOS PARA A FIXAÇÃO DE PROCEDIMENTOS ALGÉBRICOS
Lauro Sá
A ÁLGEBRA DO PROFESSOR E DO ALUNO: UM OLHAR SOB A ÓTICA DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO
MARCUS BESSA DE MENEZES
APRESENTANDO E UTILIZANDO O “RELÓGIO TRIGONOMÉTRICO” COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA TRIGONOMETRIA EM SALA DE AULA: UMA INTERVENÇÃO DO PIBID
Cristiano Marinho da Silva, Maria Aparecida da Silva, Mirtes de Souza Silva, Miriam Morgana Lira, Luciano Pontes da Silva
USO DA HISTÓRIA DA TRIGONOMETRIA COMO ELEMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM DAS FUNÇÕES SENO E COSSENO: UM ESTUDO DE CASO
Carlos Antonio Souza, Eline Flores Victer, Jurema Rosa Lopes
ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DO CAMPO MULTIPLICATIVO
gabriela dos santos barbosa, Valmir José Motta Conceição
ARGUMENTAÇÃO E PROVAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: A VISÃO DO PROFESSOR
Lilian - Nasser, Carlos Augusto Aguilar Junior
ANÁLISE DOS CURRÍCULOS PRESCRITOS DO BRASIL E DA ARGENTINA À LUZ DA ÁREA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Emilio Celso de Oliveira
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOS CURRÍCULOS PRESCRITOS E LIVROS DIDÁTICOS Do BRASIL E DA ARGENTINA
Emilio Celso de Oliveira
MENOS COM MENOS É MENOS OU É MAIS? RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO DE NÚMEROS INTEIROS POR ALUNOS DO ENSINO REGULAR E DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Evanilson Landim Alves, Lícia de Souza Leão Maia
COMO TRABALHAR COM A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Josemir da Paixão de Souza, Eliane Santana de Souza, Gilcimar Pereira dos Santos, Nadson de Jesus Lima
ESTUDO DE PRÁTICAS SOCIAIS VISANDO UMA ABORDAGEM SIGNIFICATIVA DO ENSINO DA MATEMÁTICA ESCOLAR
Renato Rodrigues Cunha Lima Filho, Raphael Moreira Santos, Iran Abreu Mendes
PERÍMETRO EM LIVROS DIDÁTICOS BRASILEIROS DO 6º ANO: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DA PRAXEOLOGIA MATEMÁTICA
José Valério Gomes da Silva, Paula Moreira Baltar Bellemain
DISCURSOS PEDAGÓGICOS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Daniela Lazzarotto Ghidini, Suelen Assunção Santos
O ENSINO INTEGRADO DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO EM ESCOLA PARTICIPANTE DO PIBID-UNIMONTES
Maria Rachel Aves, Mauricio Soares Barbosa, Fernanda Alves Maia, Maria Tereza Carvalho Almeida, Silvana Diamantino França, Jeane Farias Franco
O CÁLCULO PLUS E SUAS POTENCIALIDADES NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA À LUZ DA TEORIA DE AUSUBEL
Josinalva Estacio Menezes
POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES DA EDUCAÇÃO EM VALORES E PARA A CIDADANIA NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Nilson Antonio Ferreira Roseira
LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA: FERRAMENTA DE USO PROFISSIONAL E DE APRENDIZAGEM PARA O PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO.
Clovis Gomes Silva Junior
Aprendizagem em trigonometria – contribuições da teoria da aprendizagem significativa
Cicero da Silva Pereira
PARALELO ENTRE A HISTÓRIA DA CONSTITUIÇÃO DO ZERO COMO NÚMERO E AS DIFICULDADES DE ALUNOS EM OPERAREM COM ELE
Simone Moura Queiroz
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CONSTRUINDO E INTERPRETANDO GRÁFICOS DE FUNÇÕES QUADRÁTICAS
Janaina Bordulis da Silva, Tanise Paula Novello


Apoio Universidade Federal do Ceará Universidade Estadual do Ceará Instituto UFC Virtual Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Virtuais e Objetos de Aprendizagem PROATIVA Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino - MAES Fortaleza Convention and Visitors Bureau Naja Turismo Banco do Nordeste Faculdade 7 de Setembro CAPES