Tema:
Formação de Professores e Educação Matemática
SABERES REVELADOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: contribuições de um Programa de Bolsas de Iniciação à Docência | |
Roger Eduardo Silva Santos |
PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS NA PRODUÇÃO DE DOCUMENTOS CURRICULARES DE MATEMÁTICA: REFERENCIANDO ESSA POSSIBILIDADE | |
Angelita Minetto Araújo, Maria Tereza Carneiro Soares |
Leoni Malinoski Fillos |
A UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ESTUDO DE TRIGONOMETRIA A PARTIR DE FENÔMENOS FÍSICOS. | |
Tiago Nery Ribeiro, Divanizia do Nascimento Souza |
A Resolução de Problemas como Prática Educativa no Ensino da Matemática | |
Vlademir Marim, Samir Borges Viana, Neiva de Castro Cardoso Andraus |
FORMAÇÃO CONTINUADA: ENSINO E APRENDIZAGEM DA COMBINATÓRIA COM ENFOQUE NOS INVARIANTES DE SEUS DIFERENTES SIGNIFICADOS | |
Adryanne Maria Rodrigues Barreto de Assis, Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa |
INVESTIGANDO A ATIVIDADE DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA QUE ATUA NA TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO | |
Fabiana dos Santos Faria, Iranete Maria da Silva Lima |
PROBABILIDADES NA EDUCAÇÃO BÁSICA: RESULTADOS PRELIMINARES DE UMA PESQUISA NA PERSPECTIVA DO DESIGN EXPERIMENT | |
Ana Lucia Nogueira Junqueira, Maria Elisabette Brisola Brito Prado |
ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | |
Edson Thó Rodrigues, Fernanda Andréa Fernandes Silva, Lucia de Fatima Araujo |
PROJETO NOVOS TALENTOS ARTICULANDO EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO | |
NADSON DE JESUS LIMA, ELIANE SANTANA DE SOUZA, GILCIMAR PEREIRA DOS SANTOS, JOSEMIR DA PAIXÃO DE SOUZA |
VAMOS FAZER "GEOMETRIA" COM CANUDOS? | |
Kiara Lima Costa, Juscileide Braga de Castro, Marcília Ferreira de Sousa, Deborah Monte Medeiros |
IMPLEMENTANDO O LABORATÓRIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM ENSINO DE MATEMÁTICA | |
Cristiane Fernandes de Souza, Cristiane Borges Angelo, Jussara Patrícia Andrade Alves Paiva, Francisca Terezinha Oliveira Alves |
PROJETO PROBLEMATICANDO: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
cristiane borges angelo, Emmanuel de Sousa Fernandes Falcão, Vilmara Luiza Almeida Cabral, Marcus Vinícius Lopes Oliveira, Francinaldo Meireles Silveira, João Leno Nascimento |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ESTADO DO PARÁ: uma necessidade urgente e necessária | |
Jeane do Socorro Costa da Silva, Laurizet Ferragut Passos |
EXPECTATIVAS E PERSPECTIVAS DOCENTES SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM DE COMBINATÓRIA NO ENSINO MÉDIO | |
Cristiane de Arimatéa Rocha, Rute Elizabete de Souza Rosa Borba |
MATEMÁTICA É SHOW: COMEORANDO O DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA COM UM ESPETÁCULO DE CIDADANIA | |
Daniela Batista Santos, André Ricardo Magalhães |
PIBID: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Lailson dos Reis Pereira Lopes, ALINE GOBIRA DE FIGUEIREDO |
AS DEFINIÇÕES MATEMÁTICAS FORMAIS NO CONTEXTO DA PRÁTICA DOCENTE: A VISÃO DO PROFESSOR | |
Francisca Cláudia Fernandes Fontenele, Francisco Régis Vieira Alves, Hermínio Borges Neto |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: ENSINO E CONCEPÇÕES | |
Rochelande Felipe Rodrigues, Agnaldo Ferreira de Melo, Josinalva Estacio Menezes |
NÚMEROS DO PRIMEIRO ANO DO PROJETO “CLUBES DE MATEMÁTICA” | |
Aldenize Ruela Xavier, Hugo Alex Diniz, Gleicy Lima Ribeiro |
PENSAMENTOS E SENTIMENTOS DE PROFESSORAS SOBRE MATEMÁTICA | |
Thiarla Xavier Dal-Cin Zanon, Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner |
PIBID/IFES MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE | |
Sandra Aparecida Fraga da Silva, Sabrine Costa Oliveira |
A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DO PEDAGOGO: ENTRE A PRÁTICA FORMADORA E A AÇÃO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS | |
Valdirene Gomes Sousa, José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA NAS RODAS DO PIBID | |
Marilia Beatriz Ferreira Abdulmassih, DINAIR CALDEIRA DE ANDRADE SILVA, Samir Borges Viana |
O TANGRAM NO PROCESSO FORMATIVO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÃO DO PIBID | |
Ivoneide Pinheiro de Lima, Willame da Silva Sales, Flávia Roldan Viana, Rodrigo Lacerda Carvalho, Lara Barros da Silva, Maria de Guadalupe da Mota Corrêa |
SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL: RETROSPECTIVA HISTÓRICA E TENDÊNCIAS ATUAIS | |
Vera Maria Jarcovis Fernandes, Edda Curi |
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: MARCAS E CONTRIBUIÇÕES DESSE ESPAÇO DE PESQUISA | |
Américo Junior Nunes Silva |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA: UM OLHAR ACERCA DO ALUNO SURDO | |
Gabryella Vasconcelos Silva, Robson Paz Silva, Ernani Martins Santos |
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ACADÊMICOS DA PARFOR – CRISTÓPOLIS QUANTO A MATEMÁTICA, SEU ENSINO E APRENDIZAGEM | |
Américo Junior Nunes Silva |
FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: A MÚSICA COMO PROPOSTA DE TRANSFORMAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR | |
Américo Junior Nunes Silva, Ilvanete dos Santos de Souza, Simone Santos Barros |
O ENSINO DE MATEMÁTICA E A CONSTANTE REPRODUÇÃO DE DISCURSOS: REDIRECIONANDO O OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA | |
Américo Junior Nunes Silva, Claudenor de Araújo Macêdo, Edson de Lacerda Cruz, Glaucimar Qualhano Furtado, Jucelino Xavier, Maurício Magalhães dos Santos |
A MEMÓRIA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: O CASO DE UM 7º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL LILA MAIA | |
Sona Mara Souza Correa, Lucélida Fátima Maia da Costa, Bruno Lopes Reis, Thiago Miranda Farias |
A GEOMETRIA FRACTAL E SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA | |
Bruno Lopes Reis, Lucelida de Fatima Maia da Costa, Adriana dos Santos Gomes |
AS SUBJETIVIDADES NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS DO FUTURO EDUCADOR MATEMÁTICO | |
SONIA MARIA DA SILVA JUNQUEIRA, ANA LÚCIA MANRIQUE |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA EM UM LABORATÓRIO DE ENSINO DE GEOMETRIA: A EXPERIÊNCIA DA FAFIDAM | |
Paulo Gonçalo Farias Gonçalves, Acácio Lima de Freitas |
O USO DOS FANZINES NA FORMAÇÃO DOCENTE E NO ENSINO DA MATEMÁTICA | |
Wanderleya Nara Gonçalves Costa, Admur Severino Pamplona |
OS FANZINES COMO FORMA DE MEDIAÇÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA | |
Wanderleya Nara Gonçalves Costa |
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DOS ANAIS DA XIII CIAEM | |
Admur Severino Pamplona, Wanderleya Nara Gonçalves Costa |
A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DO PEDAGOGO: REFLEXÃO DEDUTIVA | |
Maria Jose Costa Santos |
CONSTRUÇÃO DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DE GEOMETRIA HIPERBÓLICA: ANALISE DA ATIVIDADE DO H_TRIÂNGULO | |
Guilherme Fernando Ribeiro, Talita Secorun Dos Santos, Luciano Ferreira |
O CONTRATO DIDÁTICO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA | |
Késia Caroline Ramires Neves, Angela Mognon, Doherty Andrade |
JUSTIFICAÇÃO E A ARGUMENTAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA DO ENSINO BÁSICO | |
Carlos Augusto Aguilar Júnior, Lilian Nasser |
Análise dos Possíveis Impactos na Formação Continuada do Professor de Matemática | |
Vlademir Marim, Karla Oliveira Franco |
A RÉGUA TRIGONOMÉTRICA E O ENSINO DE TRIGONOMETRIA | |
kaique Bruno Botelho, Emerson dos Santos Santana, Paulo Geronimo da Silva, Ueslei Galvão Santos, Wériton de Souza Lôbo |
Fazendo "Arte" por meio da Construção de Pipas e Releitura de Obras nas Práxis Matemáticas | |
Vlademir Marim, Neiva de Castro Cardoso Andraus, Samir Borges Viana |
EXPLORANDO O MÉTODO GEOMETRICO PARA O ENSINO DE NÚMEROS E OPERAÇÕES: EM BUSCA DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | |
Jeane do Socorro Costa da Silva, Everaldo Roberto dos Santos, Laurizete Ferragut Passos |
ESTUDO EXPLORATÓRIO ACERCA DOS CONCEITOS DE PROPORCIONALIDADE E COMPRIMENTO | |
Maria Sônia leitão Melo Vieira |
Perfil conceitual de equação: uma proposta de abordagem para a Educação Matemática. | |
Alessandro Ribeiro |
NARRATIVAS E MODELAGEM MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
Ivete Maria Baraldi, Sueli Liberatti Javaroni |
UMA CAMPANHA E SUAS PUBLICAÇÕES: A CADES E A REVISTA ESCOLA SECUNDÁRIA | |
Ivete Maria Baraldi, Rosinéte Gaertner |
Diversidade dos registros de representação semiótica de fração: um olhar sobre alunos do curso de pedagogia | |
Larissa Elfisia de Lima Santana, Silvana Holanda da Silva, Marcília Chagas Barreto |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS E O | |
Rogério Marques Ribeiro |
SUBPROJETO DO PIBID - EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS: DESAFIOS, NECESSIDADES E IMPLICAÇÕES DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES | |
Lailson dos Reis Pereira Lopes, ALINE GOBIRA DE FIGUEIREDO |
O LABORATÓRIO DE ENSINO DA MATEMÁTICA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES REFLEXIVOS | |
Joseane Almeida Topázio, Joseane Almeida Topazio |
COMPETÊNCIAS INOVADORAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-UERN | |
Graciana Ferreira Alves Dias |
ARGUMENTAÇÃO EM MATEMÁTICA: indícios de implementação | |
José Messildo Viana Nunes |
Refletindo sobre a importância do PIBID para formação do professor de matemática | |
SILMARY SILVA DOS SANTOS |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O USO DE MATERIAIS MANIPULATIVOS NO CURSO DE MATEMÁTICA CULMINANDO COM OFICINAS PEDAGÓGICAS | |
simone maria chalub bandeira bezerra, salete maria chalub bandeira |
CONTRIBUIÇÕES DOS ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, DISCENTES DOS CURSOS DE PEDAGOGIA | |
Julia de Cassia Pereira do Nascimento, Edda Curi |
AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES-DISCENTES DO PROGRAMA DE GRADUAÇÃO DE PROFESSORES SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA. | |
Lauro Lopes Pereira Neto, João Ferreira da Silva Neto, Anderson Gomes dos Santos, Edna Ferreira da Rocha Silva, Eliane Elias Farias Barros |
DIMENSÕES DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: O HISTÓRICO, O LEGAL E O PEDAGÓGICO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NA BAHIA | |
Maria Auxiliadora Lisboa Moreno Pires |
COMPROMISSO PROFISSIONAL E CONDIÇÃO DE TRABALHO DOCENTE | |
Monica Gonçalves de Matos, Tadeu Oliver Gonçalves |
