3º SIPEMAT - Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática


Tema:  

Formação de Professores e Educação Matemática

SABERES REVELADOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: contribuições de um Programa de Bolsas de Iniciação à Docência
Roger Eduardo Silva Santos
PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS NA PRODUÇÃO DE DOCUMENTOS CURRICULARES DE MATEMÁTICA: REFERENCIANDO ESSA POSSIBILIDADE
Angelita Minetto Araújo, Maria Tereza Carneiro Soares
Leoni Malinoski Fillos
A UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ESTUDO DE TRIGONOMETRIA A PARTIR DE FENÔMENOS FÍSICOS.
Tiago Nery Ribeiro, Divanizia do Nascimento Souza
A Resolução de Problemas como Prática Educativa no Ensino da Matemática
Vlademir Marim, Samir Borges Viana, Neiva de Castro Cardoso Andraus
FORMAÇÃO CONTINUADA: ENSINO E APRENDIZAGEM DA COMBINATÓRIA COM ENFOQUE NOS INVARIANTES DE SEUS DIFERENTES SIGNIFICADOS
Adryanne Maria Rodrigues Barreto de Assis, Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa
INVESTIGANDO A ATIVIDADE DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA QUE ATUA NA TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
Fabiana dos Santos Faria, Iranete Maria da Silva Lima
PROBABILIDADES NA EDUCAÇÃO BÁSICA: RESULTADOS PRELIMINARES DE UMA PESQUISA NA PERSPECTIVA DO DESIGN EXPERIMENT
Ana Lucia Nogueira Junqueira, Maria Elisabette Brisola Brito Prado
ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Edson Thó Rodrigues, Fernanda Andréa Fernandes Silva, Lucia de Fatima Araujo
PROJETO NOVOS TALENTOS ARTICULANDO EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO
NADSON DE JESUS LIMA, ELIANE SANTANA DE SOUZA, GILCIMAR PEREIRA DOS SANTOS, JOSEMIR DA PAIXÃO DE SOUZA
VAMOS FAZER "GEOMETRIA" COM CANUDOS?
Kiara Lima Costa, Juscileide Braga de Castro, Marcília Ferreira de Sousa, Deborah Monte Medeiros
IMPLEMENTANDO O LABORATÓRIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM ENSINO DE MATEMÁTICA
Cristiane Fernandes de Souza, Cristiane Borges Angelo, Jussara Patrícia Andrade Alves Paiva, Francisca Terezinha Oliveira Alves
PROJETO PROBLEMATICANDO: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
cristiane borges angelo, Emmanuel de Sousa Fernandes Falcão, Vilmara Luiza Almeida Cabral, Marcus Vinícius Lopes Oliveira, Francinaldo Meireles Silveira, João Leno Nascimento
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ESTADO DO PARÁ: uma necessidade urgente e necessária
Jeane do Socorro Costa da Silva, Laurizet Ferragut Passos
EXPECTATIVAS E PERSPECTIVAS DOCENTES SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM DE COMBINATÓRIA NO ENSINO MÉDIO
Cristiane de Arimatéa Rocha, Rute Elizabete de Souza Rosa Borba
MATEMÁTICA É SHOW: COMEORANDO O DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA COM UM ESPETÁCULO DE CIDADANIA
Daniela Batista Santos, André Ricardo Magalhães
PIBID: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Lailson dos Reis Pereira Lopes, ALINE GOBIRA DE FIGUEIREDO
AS DEFINIÇÕES MATEMÁTICAS FORMAIS NO CONTEXTO DA PRÁTICA DOCENTE: A VISÃO DO PROFESSOR
Francisca Cláudia Fernandes Fontenele, Francisco Régis Vieira Alves, Hermínio Borges Neto
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: ENSINO E CONCEPÇÕES
Rochelande Felipe Rodrigues, Agnaldo Ferreira de Melo, Josinalva Estacio Menezes
NÚMEROS DO PRIMEIRO ANO DO PROJETO “CLUBES DE MATEMÁTICA”
Aldenize Ruela Xavier, Hugo Alex Diniz, Gleicy Lima Ribeiro
PENSAMENTOS E SENTIMENTOS DE PROFESSORAS SOBRE MATEMÁTICA
Thiarla Xavier Dal-Cin Zanon, Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner
PIBID/IFES MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE
Sandra Aparecida Fraga da Silva, Sabrine Costa Oliveira
A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DO PEDAGOGO: ENTRE A PRÁTICA FORMADORA E A AÇÃO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS
Valdirene Gomes Sousa, José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA NAS RODAS DO PIBID
Marilia Beatriz Ferreira Abdulmassih, DINAIR CALDEIRA DE ANDRADE SILVA, Samir Borges Viana
O TANGRAM NO PROCESSO FORMATIVO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÃO DO PIBID
Ivoneide Pinheiro de Lima, Willame da Silva Sales, Flávia Roldan Viana, Rodrigo Lacerda Carvalho, Lara Barros da Silva, Maria de Guadalupe da Mota Corrêa
SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL: RETROSPECTIVA HISTÓRICA E TENDÊNCIAS ATUAIS
Vera Maria Jarcovis Fernandes, Edda Curi
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: MARCAS E CONTRIBUIÇÕES DESSE ESPAÇO DE PESQUISA
Américo Junior Nunes Silva
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA: UM OLHAR ACERCA DO ALUNO SURDO
Gabryella Vasconcelos Silva, Robson Paz Silva, Ernani Martins Santos
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ACADÊMICOS DA PARFOR – CRISTÓPOLIS QUANTO A MATEMÁTICA, SEU ENSINO E APRENDIZAGEM
Américo Junior Nunes Silva
FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: A MÚSICA COMO PROPOSTA DE TRANSFORMAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR
Américo Junior Nunes Silva, Ilvanete dos Santos de Souza, Simone Santos Barros
O ENSINO DE MATEMÁTICA E A CONSTANTE REPRODUÇÃO DE DISCURSOS: REDIRECIONANDO O OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA
Américo Junior Nunes Silva, Claudenor de Araújo Macêdo, Edson de Lacerda Cruz, Glaucimar Qualhano Furtado, Jucelino Xavier, Maurício Magalhães dos Santos
A MEMÓRIA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: O CASO DE UM 7º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL LILA MAIA
Sona Mara Souza Correa, Lucélida Fátima Maia da Costa, Bruno Lopes Reis, Thiago Miranda Farias
A GEOMETRIA FRACTAL E SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
Bruno Lopes Reis, Lucelida de Fatima Maia da Costa, Adriana dos Santos Gomes
AS SUBJETIVIDADES NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS DO FUTURO EDUCADOR MATEMÁTICO
SONIA MARIA DA SILVA JUNQUEIRA, ANA LÚCIA MANRIQUE
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA EM UM LABORATÓRIO DE ENSINO DE GEOMETRIA: A EXPERIÊNCIA DA FAFIDAM
Paulo Gonçalo Farias Gonçalves, Acácio Lima de Freitas
O USO DOS FANZINES NA FORMAÇÃO DOCENTE E NO ENSINO DA MATEMÁTICA
Wanderleya Nara Gonçalves Costa, Admur Severino Pamplona
OS FANZINES COMO FORMA DE MEDIAÇÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
Wanderleya Nara Gonçalves Costa
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DOS ANAIS DA XIII CIAEM
Admur Severino Pamplona, Wanderleya Nara Gonçalves Costa
A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DO PEDAGOGO: REFLEXÃO DEDUTIVA
Maria Jose Costa Santos
CONSTRUÇÃO DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DE GEOMETRIA HIPERBÓLICA: ANALISE DA ATIVIDADE DO H_TRIÂNGULO
Guilherme Fernando Ribeiro, Talita Secorun Dos Santos, Luciano Ferreira
O CONTRATO DIDÁTICO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
Késia Caroline Ramires Neves, Angela Mognon, Doherty Andrade
JUSTIFICAÇÃO E A ARGUMENTAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA DO ENSINO BÁSICO
Carlos Augusto Aguilar Júnior, Lilian Nasser
Análise dos Possíveis Impactos na Formação Continuada do Professor de Matemática
Vlademir Marim, Karla Oliveira Franco
A RÉGUA TRIGONOMÉTRICA E O ENSINO DE TRIGONOMETRIA
kaique Bruno Botelho, Emerson dos Santos Santana, Paulo Geronimo da Silva, Ueslei Galvão Santos, Wériton de Souza Lôbo
Fazendo "Arte" por meio da Construção de Pipas e Releitura de Obras nas Práxis Matemáticas
Vlademir Marim, Neiva de Castro Cardoso Andraus, Samir Borges Viana
EXPLORANDO O MÉTODO GEOMETRICO PARA O ENSINO DE NÚMEROS E OPERAÇÕES: EM BUSCA DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Jeane do Socorro Costa da Silva, Everaldo Roberto dos Santos, Laurizete Ferragut Passos
ESTUDO EXPLORATÓRIO ACERCA DOS CONCEITOS DE PROPORCIONALIDADE E COMPRIMENTO
Maria Sônia leitão Melo Vieira
Perfil conceitual de equação: uma proposta de abordagem para a Educação Matemática.
Alessandro Ribeiro
NARRATIVAS E MODELAGEM MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Ivete Maria Baraldi, Sueli Liberatti Javaroni
UMA CAMPANHA E SUAS PUBLICAÇÕES: A CADES E A REVISTA ESCOLA SECUNDÁRIA
Ivete Maria Baraldi, Rosinéte Gaertner
Diversidade dos registros de representação semiótica de fração: um olhar sobre alunos do curso de pedagogia
Larissa Elfisia de Lima Santana, Silvana Holanda da Silva, Marcília Chagas Barreto
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS E O
Rogério Marques Ribeiro
SUBPROJETO DO PIBID - EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS: DESAFIOS, NECESSIDADES E IMPLICAÇÕES DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES
Lailson dos Reis Pereira Lopes, ALINE GOBIRA DE FIGUEIREDO
O LABORATÓRIO DE ENSINO DA MATEMÁTICA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES REFLEXIVOS
Joseane Almeida Topázio, Joseane Almeida Topazio
COMPETÊNCIAS INOVADORAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-UERN
Graciana Ferreira Alves Dias
ARGUMENTAÇÃO EM MATEMÁTICA: indícios de implementação
José Messildo Viana Nunes
Refletindo sobre a importância do PIBID para formação do professor de matemática
SILMARY SILVA DOS SANTOS
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O USO DE MATERIAIS MANIPULATIVOS NO CURSO DE MATEMÁTICA CULMINANDO COM OFICINAS PEDAGÓGICAS
simone maria chalub bandeira bezerra, salete maria chalub bandeira
CONTRIBUIÇÕES DOS ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, DISCENTES DOS CURSOS DE PEDAGOGIA
Julia de Cassia Pereira do Nascimento, Edda Curi
AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES-DISCENTES DO PROGRAMA DE GRADUAÇÃO DE PROFESSORES SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA.
Lauro Lopes Pereira Neto, João Ferreira da Silva Neto, Anderson Gomes dos Santos, Edna Ferreira da Rocha Silva, Eliane Elias Farias Barros
DIMENSÕES DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: O HISTÓRICO, O LEGAL E O PEDAGÓGICO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NA BAHIA
Maria Auxiliadora Lisboa Moreno Pires
COMPROMISSO PROFISSIONAL E CONDIÇÃO DE TRABALHO DOCENTE
Monica Gonçalves de Matos, Tadeu Oliver Gonçalves


Apoio Universidade Federal do Ceará Universidade Estadual do Ceará Instituto UFC Virtual Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Virtuais e Objetos de Aprendizagem PROATIVA Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino - MAES Fortaleza Convention and Visitors Bureau Naja Turismo Banco do Nordeste Faculdade 7 de Setembro CAPES