Tema:
Tecnologias e Educação Matemática
APLICATIVOS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS: RECURSOS PARA APRENDIZAGEM DE CÁLCULO | |
Silvia Cristina Freitas Batitsa |
A WEBQUEST “VIAJANDO NAS OBRAS DE ARTE” E O ENSINO DE FORMAS GEOMÉTRICAS NO 2º. ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
ACACIA BEDIM, MONICA FÜRKOTTER |
VISUALIZAÇÃO ESPACIAL COM O CABRI 3D | |
José Carlos Pinto Leivas |
O USO DO FÓRUM DE DISCUSSÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO AVA MOODLE: UMA ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNAS SURDAS | |
Carlos Eduardo Rocha dos Santos, Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes, Oswaldo Ortiz Fernandes Junior |
ANÁLISE DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO | |
Marcia Maria Siqueira Vieira, Maria Gilvanise de Oliveira Pontes, Antônio Luiz de Oliveira Barreto |
EXPLORAÇÃO DE UMA INVESTIGAÇÃO GEOMETRICA DE QUADRILÁTEROS COM USO DO GEOGEBRA | |
Pablo Charles Melo, Cícero Pinheiro dos Santos Júnior, Emersson Rodrigues de Souza |
A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA ACERCA DO ENSINO DA MATEMÁTICA COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS | |
Dennys Leite Maia, Marcilia Chagas Barreto |
O USO DO LABORATÓRIO DE INFOMÁTICA EDUCATIVA - LIE COMO INSTRUMENTO NA PEDAGOGIA DE PROJETOS: relato de experiência docente | |
Marcia Maria Siqueira Vieira, Lissiane Maria da Silva Ribeiro |
O CICLO DE AÇÕES E A GÊNESE INSTRUMENTAL NA APROPRIAÇÃO DE UM SOFTWARE PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA | |
Luiz Cleber Soares Padilha, Marilena Bittar |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: (RE)CONSTRUINDO A CONCEPÇÃO DO USO DA TECNOLOGIA | |
Juscileide Braga de Castro, Raquel Santiago Freire, José Aires de Castro-Filho |
COMO UTILIZAR TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DA MATEMÁTICA? | |
Joserlene Lima Pinheiro |
Do plano ao espaço: um novo olhar através da tecnologia | |
Edite Resende Vieira, Fernando Villar Marinho, Rita Cardoso Meirelles |
O uso do software R no ensino de Matemática | |
Renata Teófilo de Sousa, Nilton José Neves Cordeiro, Italândia Ferreira de Azevedo |
RECONSTRUINDO DA VINCI: UMA PROPOSTA DE MODELAGEM GEOMÉTRICA COM O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA | |
Diego Lieban |
APRENDENDO TRIGONOMETRIA COM O LAPTOP EDUCACIONAL E O SOFTWARE GEOGEBRA | |
Maria Auricélia da Silva, Karla Angélica Silva do Nascimento, Luciano Ribeiro dos Santos, José Aires de Castro Filho |
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) EM EDUCAÇÃO ESCOLAR: UM DIAGNÓSTICO A PARTIR DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
Raquel Gomes de Oliveira |
ESPAÇO DE APRENDIZAGEM DIGITAL: O APRENDER A APRENDER POR COOPERAÇÃO | |
Aline Silva De Bona, Marcus Vinicius de Azevedo Basso, Léa da Cruz Fagundes |
INTERPRETANDO E CONSTRUINDO GRÁFICOS DE BARRAS E DE SETORES A PARTIR DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM | |
Juscileide Braga de Castro, Antônio Luiz de Oliveira Barreto, José Aires de Castro-Filho |
ANALISANDO OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA | |
Juscileide Braga de Castro, Kiara Lima Costa, Marcília Ferreira de Sousa |
FUNÇÕES POLINÔMIAIS: PROPOSTA DE UMA PRÁTICA DE ENSINO COM USO SOFTWARE GEOGEBRA. | |
Pablo Charles Melo, Cícero Pinheiro dos Santos Júnior, Emersson Rodrigues de Souza |
UTILIZANDO O GEOGEBRA PARA EXPLORAR A CRIATIVIDADE NA FORMULAÇÃO E NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS GEOMÉTRICOS | |
Kátia de Medeiros |
HOMOTETIA: UM RECURSO PARA ESTUDO E APRIMORAMENTO DO CONCEITO E DAS PRINCIPAIS PROPRIEDADES DE RAZÃO E PROPORÇÃO ATRAVÉS DO SOFTWARE GEOGEBRA | |
Daniel Oliveira Silva, Leandro da Luz Vieira, Kelsilene Durães Saraiva, Maria Rachel Alves, Silvana Diamantino França |
O USO DA HOMOTETIA PARA ESTUDO DE RAZÃO E PROPORÇÃO UTILIZANDO O GEOPLANO | |
Daniel Oliveira Silva, Leandro da Luz Vieira, Kelsilene Durães Saraiva, Maria Rachel Alves, Silvana Diamantino França |
EXPLORANDO ASPECTOS ÚTEIS PARA CONSTRUIR MOVIMENTOS ARTICULADOS COM GEOGEBRA | |
Diego Eduardo Lieban |
EXPERIÊNCIA DIDÁTICA DO ESTUDO DAS FUNÇÕES COM O USO DO WINPLOT EM SALA DE AULA | |
Marcília Ferreira, Kiara Lima, Juscileide Braga |
COMO TRABALHAR ATIVIDADES GEOMÉTRICAS COM ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS? | |
Camila Lima Costa, Ana Theresa Alves Silva, Cícero Marcelo Silva Lima, Tony Fábio Silva Neves |
A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA | |
ubiratan nogueira pessoa |
GRANDEZAS PROPORCIONAIS E OBJETOS DE APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Bergson Rodrigo Siqueira de Melo, Verônica Maria Lavor Silva de Melo, Otávio Paulino Lavor, Mauro Cavalcante Pequeno |
USO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO ESTUDO DE FUNÇÕES POLINOMIAIS NO ENSINO SUPERIOR | |
Eloiza Gomes, Luciane Franquelin Gomes Souza |
FUNÇÕES POLINOMIAIS ANALISADAS A PARTIR DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INSTRUMENTALIZADA POR UMA FERRAMENTA COMPUTACIONAL | |
Maurício A. Saraiva Matos Filho |
Aventuras-solo online de RPG: construindo narrativas não lineares em Matemática | |
Danilo Lemos Batista |
INVESTIGAÇÕES GEOMÉTRICAS EM GRUPOS ONLINE: POSSIBILIDADES PARA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A DISTÂNCIA | |
Felipe Pereira Heitmann, Sueli Liberatti Javaroni |
AS NOVAS TECNÓLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL | |
Erasmo Tales Fonseca |
TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ESTUDO DE MODELAGEM MATEMÁTICA E EQUAÇÕES DIFERENCIAIS NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
Sueli Liberatti Javaroni, Felipe Pereira Heitmann |
Um perfil de estudantes de licenciatura em matemática à distância: desafios para a construção de novas práticas pedagógicas. | |
Conceição Clarete Travalha, Oziel de Souza, Dina Flávia Alves da Costa |
SEQUÊNCIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: RESTROSPECTIVA HISTÓRICA DE DEWEY A FEDATHI | |
Maria José Araujo Souza, Herminio Borges Neto |
SEQUÊNCIA FEDATHI: APRESENTAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO | |
José Araujo Souza, Hermínio Borges Neto |
PROJETO ROBÓTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE FORTALEZA: UMA MANEIRA DIFERENTE DE APRENDER MATEMÁTICA, CIÊNCIAS E SUAS TECNOLOGIAS | |
Márcia Fernandes de Farias, Dalmário Heitor Miranda de Abreu, Alexandre Carlos Coelho Damasceno |
