3º SIPEMAT - Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática


Tema:  

Tecnologias e Educação Matemática

APLICATIVOS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS: RECURSOS PARA APRENDIZAGEM DE CÁLCULO
Silvia Cristina Freitas Batitsa
A WEBQUEST “VIAJANDO NAS OBRAS DE ARTE” E O ENSINO DE FORMAS GEOMÉTRICAS NO 2º. ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ACACIA BEDIM, MONICA FÜRKOTTER
VISUALIZAÇÃO ESPACIAL COM O CABRI 3D
José Carlos Pinto Leivas
O USO DO FÓRUM DE DISCUSSÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO AVA MOODLE: UMA ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNAS SURDAS
Carlos Eduardo Rocha dos Santos, Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes, Oswaldo Ortiz Fernandes Junior
ANÁLISE DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO
Marcia Maria Siqueira Vieira, Maria Gilvanise de Oliveira Pontes, Antônio Luiz de Oliveira Barreto
EXPLORAÇÃO DE UMA INVESTIGAÇÃO GEOMETRICA DE QUADRILÁTEROS COM USO DO GEOGEBRA
Pablo Charles Melo, Cícero Pinheiro dos Santos Júnior, Emersson Rodrigues de Souza
A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA ACERCA DO ENSINO DA MATEMÁTICA COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS
Dennys Leite Maia, Marcilia Chagas Barreto
O USO DO LABORATÓRIO DE INFOMÁTICA EDUCATIVA - LIE COMO INSTRUMENTO NA PEDAGOGIA DE PROJETOS: relato de experiência docente
Marcia Maria Siqueira Vieira, Lissiane Maria da Silva Ribeiro
O CICLO DE AÇÕES E A GÊNESE INSTRUMENTAL NA APROPRIAÇÃO DE UM SOFTWARE PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
Luiz Cleber Soares Padilha, Marilena Bittar
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: (RE)CONSTRUINDO A CONCEPÇÃO DO USO DA TECNOLOGIA
Juscileide Braga de Castro, Raquel Santiago Freire, José Aires de Castro-Filho
COMO UTILIZAR TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DA MATEMÁTICA?
Joserlene Lima Pinheiro
Do plano ao espaço: um novo olhar através da tecnologia
Edite Resende Vieira, Fernando Villar Marinho, Rita Cardoso Meirelles
O uso do software R no ensino de Matemática
Renata Teófilo de Sousa, Nilton José Neves Cordeiro, Italândia Ferreira de Azevedo
RECONSTRUINDO DA VINCI: UMA PROPOSTA DE MODELAGEM GEOMÉTRICA COM O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA
Diego Lieban
APRENDENDO TRIGONOMETRIA COM O LAPTOP EDUCACIONAL E O SOFTWARE GEOGEBRA
Maria Auricélia da Silva, Karla Angélica Silva do Nascimento, Luciano Ribeiro dos Santos, José Aires de Castro Filho
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) EM EDUCAÇÃO ESCOLAR: UM DIAGNÓSTICO A PARTIR DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Raquel Gomes de Oliveira
ESPAÇO DE APRENDIZAGEM DIGITAL: O APRENDER A APRENDER POR COOPERAÇÃO
Aline Silva De Bona, Marcus Vinicius de Azevedo Basso, Léa da Cruz Fagundes
INTERPRETANDO E CONSTRUINDO GRÁFICOS DE BARRAS E DE SETORES A PARTIR DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM
Juscileide Braga de Castro, Antônio Luiz de Oliveira Barreto, José Aires de Castro-Filho
ANALISANDO OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
Juscileide Braga de Castro, Kiara Lima Costa, Marcília Ferreira de Sousa
FUNÇÕES POLINÔMIAIS: PROPOSTA DE UMA PRÁTICA DE ENSINO COM USO SOFTWARE GEOGEBRA.
Pablo Charles Melo, Cícero Pinheiro dos Santos Júnior, Emersson Rodrigues de Souza
UTILIZANDO O GEOGEBRA PARA EXPLORAR A CRIATIVIDADE NA FORMULAÇÃO E NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS GEOMÉTRICOS
Kátia de Medeiros
HOMOTETIA: UM RECURSO PARA ESTUDO E APRIMORAMENTO DO CONCEITO E DAS PRINCIPAIS PROPRIEDADES DE RAZÃO E PROPORÇÃO ATRAVÉS DO SOFTWARE GEOGEBRA
Daniel Oliveira Silva, Leandro da Luz Vieira, Kelsilene Durães Saraiva, Maria Rachel Alves, Silvana Diamantino França
O USO DA HOMOTETIA PARA ESTUDO DE RAZÃO E PROPORÇÃO UTILIZANDO O GEOPLANO
Daniel Oliveira Silva, Leandro da Luz Vieira, Kelsilene Durães Saraiva, Maria Rachel Alves, Silvana Diamantino França
EXPLORANDO ASPECTOS ÚTEIS PARA CONSTRUIR MOVIMENTOS ARTICULADOS COM GEOGEBRA
Diego Eduardo Lieban
EXPERIÊNCIA DIDÁTICA DO ESTUDO DAS FUNÇÕES COM O USO DO WINPLOT EM SALA DE AULA
Marcília Ferreira, Kiara Lima, Juscileide Braga
COMO TRABALHAR ATIVIDADES GEOMÉTRICAS COM ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS?
Camila Lima Costa, Ana Theresa Alves Silva, Cícero Marcelo Silva Lima, Tony Fábio Silva Neves
A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA
ubiratan nogueira pessoa
GRANDEZAS PROPORCIONAIS E OBJETOS DE APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Bergson Rodrigo Siqueira de Melo, Verônica Maria Lavor Silva de Melo, Otávio Paulino Lavor, Mauro Cavalcante Pequeno
USO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO ESTUDO DE FUNÇÕES POLINOMIAIS NO ENSINO SUPERIOR
Eloiza Gomes, Luciane Franquelin Gomes Souza
FUNÇÕES POLINOMIAIS ANALISADAS A PARTIR DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INSTRUMENTALIZADA POR UMA FERRAMENTA COMPUTACIONAL
Maurício A. Saraiva Matos Filho
Aventuras-solo online de RPG: construindo narrativas não lineares em Matemática
Danilo Lemos Batista
INVESTIGAÇÕES GEOMÉTRICAS EM GRUPOS ONLINE: POSSIBILIDADES PARA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A DISTÂNCIA
Felipe Pereira Heitmann, Sueli Liberatti Javaroni
AS NOVAS TECNÓLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL
Erasmo Tales Fonseca
TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ESTUDO DE MODELAGEM MATEMÁTICA E EQUAÇÕES DIFERENCIAIS NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Sueli Liberatti Javaroni, Felipe Pereira Heitmann
Um perfil de estudantes de licenciatura em matemática à distância: desafios para a construção de novas práticas pedagógicas.
Conceição Clarete Travalha, Oziel de Souza, Dina Flávia Alves da Costa
SEQUÊNCIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: RESTROSPECTIVA HISTÓRICA DE DEWEY A FEDATHI
Maria José Araujo Souza, Herminio Borges Neto
SEQUÊNCIA FEDATHI: APRESENTAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO
José Araujo Souza, Hermínio Borges Neto
PROJETO ROBÓTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE FORTALEZA: UMA MANEIRA DIFERENTE DE APRENDER MATEMÁTICA, CIÊNCIAS E SUAS TECNOLOGIAS
Márcia Fernandes de Farias, Dalmário Heitor Miranda de Abreu, Alexandre Carlos Coelho Damasceno


Apoio Universidade Federal do Ceará Universidade Estadual do Ceará Instituto UFC Virtual Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Virtuais e Objetos de Aprendizagem PROATIVA Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino - MAES Fortaleza Convention and Visitors Bureau Naja Turismo Banco do Nordeste Faculdade 7 de Setembro CAPES