Com o crescente avanço das tecnologias digitais em todos os setores da sociedade, surge a necessidade da incorporação desses recursos ao contexto escolar. Nessa perspectiva, as possibilidades oferecidas pelo uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) tomam proporções cada vez mais expressivas em benefício do ensino e da aprendizagem. Em vista disso, o Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA), da Universidade Federal do Ceará (UFC), desenvolveu o Repositório Athena, buscando fomentar a utilização de diferentes Recursos Educacionais Digitais (RED) de Língua Portuguesa e de Matemática para o meio educacional.
O Repositório Athena surgiu a partir de demandas verificadas no Projeto Um Computador por Aluno (UCA), no qual professores demonstraram o desejo de acessar, em uma única plataforma, RED de Língua Portuguesa e de Matemática gratuitos e que pudessem ser usados de forma off-line. Outra preocupação foi o alinhamento dos recursos à matriz de referência do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e seus descritores, aproximando os RED das avaliações externas. Nesse sentido, o Grupo PROATIVA concebeu o Athena, realizando a catalogação de RED das áreas citadas a partir de critérios técnicos e pedagógicos de seleção, analisados por meio da matriz SAEB.
Desse modo, o Repositório Athena, desde 2015, apresenta o propósito de fornecer um conjunto de RED, a fim de estimular professores e alunos a integrarem o uso destes recursos no contexto escolar, dando a eles uma maior aplicabilidade educacional.