MATERIAL DE APOIO

A matriz de referência do SAEB apresenta parâmetros curriculares para a Educação Básica, utilizados nas redes municipais que possuem turmas de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental. O documento traz informações necessárias aos gestores e professores sobre os pressupostos teóricos que embasam a avaliação da aprendizagem, com temas, tópicos e descritores para as áreas de Língua Portuguesa e de Matemática dos anos a serem avaliados. Os descritores indicam habilidades gerais esperadas dos alunos e constituem uma referência para a seleção dos itens que devem compor uma prova de avaliação.

As expectativas de aprendizagem buscam estabelecer os parâmetros acerca dos conteúdos essenciais que devem ser ensinados aos alunos da Educação Básica. O documento sistematiza o que foi estabelecido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9394/96), nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e nas matrizes de referência para avaliação das disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática. As expectativas de aprendizagem variam conforme os estados brasileiros, de forma a atender às realidades locais e as necessidade de cada instituição educacional.

As Diretrizes Curriculares Nacionais são normas voltadas para a Educação Básica que buscam orientar o planejamento curricular das escolas. Este documento tem como principal objetivo promover a igualdade no processo de aprendizagem, assegurando que os conteúdos básicos sejam ensinados para todos os discentes.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais têm como propósito orientar a construção das matrizes de referência para a aprendizagem. Ainda, objetivam disseminar os princípios da reforma curricular, bem como buscam propor a inserção de novas abordagens e metodologias.