Sobre

O Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem – PROATIVA teve início em 2001 com o projeto ÁLGEBRA INTERATIVA, sob a coordenação do professor Dr. José Aires de Castro Filho. Atualmente, o grupo conta com a participação de alunos das mais diversas áreas e tem por objetivo desenvolver objetos de aprendizagem (atividades multimídia, interativas, na forma de animações e simulações que têm a idéia de quebrar o conteúdo educacional disciplinar em pequenos trechos que podem ser reutilizados em vários ambientes de aprendizagem), bem como realizar pesquisas sobre a utilização desses objetos na escola, como forma de melhorar o aprendizado dos conteúdos escolares.

 

QUEM SOMOS

José Aires

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1988), mestrado em Psicologia (Psicologia Cognitiva) pela Universidade Federal de Pernambuco (1992) e doutorado em Mathematics Education - University Of Texas At Austin (2000). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal do Ceará, atuando no curso de Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais do Instituto Universidade Virtual e no Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Faculdade de Educação. É Líder do Grupo de Pesquisa e Produção em Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA) desde 2004. Atua principalmente nos seguintes temas: Informática Educativa e Educação Matemática.

Raquel Freire

Pedagoga, possui doutorado (2011) e mestrado (2007) em Educação pela Universidade Federal do Ceará. É professora associada do Instituto UFC Virtual ensinando no curso de Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais. Pesquisa temáticas relacionadas às Tecnologias Educacionais, Metodologias Ativas e Formação de Professores.

Fátima Souza

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2002), Especialização em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2003), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Ceará (2006) e doutorado em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (2012). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Ceará e Coordenadora da Disciplina de Diferença e Enfrentamento Profissional nas Desigualdades Sociais que é ofertada para todos os cursos e campis da UFC. Atua no curso de Sistemas e Mídias Digitais nas áreas de Interação Humano-Computador e Ciência da Computação, com foco em Experiência do usuário, Informática Educativa, Objeto de aprendizagem, Engenharia de Software, Modelo de Processo, Adaptação de Software Educativo e Especificação Formal.

Juscileide Braga

Possui licenciatura em Matemática (2006), mestrado (2012) e doutorado em Educação (2016) pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Ceará, na Faculdade de Educação/FACED, vinculada ao Departamento de Teoria e Prática do Ensino. Professora no Programa de Pós-graduação no Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) do IFCE. Integrante do Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA) e Líder do Grupo de Pesquisa e Produção Colaborativa de Mídias Digitais e Aprendizagem da Matemática (PROMÍDIA), onde desenvolve recursos Educacionais Digitais, projetos interdisciplinares e pesquisas na área de Matemática e Tecnologias Digitais. Autora de Livros didáticos de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Foi consultora de Matemática do Programa Mais Alfabetização (PMALFA) pelo MEC (UNESCO - 2018). Atualmente atua na consultoria para a produção de livros didáticos para o Estado do Ceará, junto a Nova Escola e a SEDUC/CE.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Matemática e Tecnologia Educacional, atuando, principalmente nas áreas de Informática Educativa, Educação Matemática, Psicologia da Educação Matemática, formação de conceitos e Didática.

Márcia Duarte

Graduada em Processamento de Dados e em Psicologia. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará e Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Professora nos cursos de graduação em Administração, Gestão de Pessoas, Engenharia e Psicologia no Centro Universitário UniFANOR. Coordenadora de Projetos no Grupo de Pesquisa e Produção em Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA) . Tem como temas de pesquisa e interesse: psicologia e tecnologia, informática educativa, jogos eletrônicos, games, tecnologia educacional, tecnologia e subjetividade, formação de professores/tutores e educação a distância.