IV Workshop Sobre Tecnologias Móveis Na Educação
Home
Programação

O presente Workshop propõe-se a ser um fórum em que educadores, da Educação Básica e da Educação Superior, e pesquisadores compartilhem experiências e resultados de pesquisa sobre o desenvolvimento e a integração das tecnologias móveis na Educação.

O Workshop sobre Tecnologias Móveis na Educação vem se consolidando como um espaço para troca de experiências acerca dessa temática. A partir de 2011, com a realização do I workshop sobre formação e experiências educacionais no Projeto Um Computador por Aluno (UCA), WUCA, o debate sobre o uso das tecnologias móveis se consolidou no âmbito do SBIE, depois CBIE. Em 2014, o WUCA adotou a denominação de Workshop sobre Tecnologias Móveis na Educação, ampliando seu escopo para incluir não só experiências com o Projeto UCA, mas também outras iniciativas para a adoção na educação de dispositivos móveis, como tablet e smartphones. Até então, mais de 120 trabalhos foram apresentados ao longo das cinco edições do evento (duas no WUCA e três no formato WTME).

Em 2016 o Workshop inova ao contar com duas trilhas: a “Plataforma Ciência”, correspondente à Trilha 1, com a tradicional apresentação de artigos sobre pesquisas e estudos originais sobre a incorporação de dispositivos móveis nas práticas pedagógicas. Serão aceitos até 18 (dezoito) trabalhos para apresentação na Plataforma Ciência, Trilha 1, sendo até 8 (oito) trabalhos na forma de apresentação oral e até 10 (dez) na modalidade pôster.

O Workshop contará também com a “Sessão APPeritivos”, que corresponde à Trilha 2. Nessa sessão, haverá demonstração de app ou exemplos de seu uso em práticas de ensino e de aprendizagem na Educação. Esse espaço foi criado para estimular a participação de professores, especialmente os da Educação Básica, criando a oportunidade para que compartilhem suas experiências de práticas pedagógicas inovadoras. Para apresentação na “Sessão APPeritivos”, Trilha 2, serão aceitos até 4 (quatro) trabalhos, selecionados entre aqueles submetidos de acordo com as normas próprias da Sessão.

Haverá ainda discussão e elaboração de um documento resultante das discussões do grupo, apontando síntese do estado atual das pesquisa e estudos sobre e possibilidades futuras de trabalhos, bem uma discussão sobre o papel das tecnologias móveis no desenvolvimento tecnológico e educacional, com atenção especial para a questão da cidadania digital. As discussões realizadas deverão dar continuidade às recomendações de cunho pedagógico, tecnológico e de gestão para a implantação de tecnologias móveis na Educação Brasileira, considerado inclusive os documentos “Diretrizes de Política para a Aprendizagem Móvel”, disponível em http://unesdoc.unesco.org/images/0022/002277/227770por.pdf, e “Mobile learning for teachers in Latin America: exploring the potential of mobile technologies to support teachers and improve practice”, disponível em http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002160/216081E.pdf, ambos organizados pela UNESCO