Brincando no Brasil (2010)

O projeto Brincando no Brasil foi desenvolvido em uma escola da Rede Pública Municipal de Fortaleza juntamente com 2 participantes de um projeto de intercâmbio dos EUA e República Dominicana, em convênio entre a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Utah State University (USU).
As atividades do projeto foram desenvolvidas a partir do tema Brincadeiras e duraram cerca de dois meses, tendo englobado aproximadamente 40 alunos do 4° ano do Ensino Fundamental. Os encontros foram realizados duas vezes por semana no contra turno dos alunos e, quando se fez necessário, no próprio turno. Num desses encontros os alunos brasileiros participaram de uma Web-conferência na qual entraram em contato com crianças americanas e conheceram um pouco mais sobre a sua cultura e suas brincadeiras. A comunicação entre as crianças brasileiras e americanas foi intermediada pelos alunos pesquisadores participantes do projeto, com a ajuda dos alunos intercambistas.

Objetivo. Construir um conto digital através das trocas culturais estabelecidas entre o trabalho colaborativo desenvolvido entre alunos brasileiros e dois alunos de diferentes nacionalidades participantes do intercâmbio.

Resultados.O processo de análise dos resultados ainda se encontra em curso pela equipe de pesquisadores. Assim como no projeto Me perdi e me achei no Brasil, o conto idealizado e criado pelas crianças será programado em Flash por estudantes da computação que integraram a equipe do projeto.