Interligando Mundos (2008)

O projeto Interligando Mundos foi desenvolvido pelo Instituto UFC Virtual. Ele aconteceu entre os meses de Setembro e Dezembro de 2008, englobando alunos de uma escola pública da Rede Municipal de Fortaleza, em parceria com a escola Nipo-Brasileira, de Iwata, Japão, e de uma escola de Marília, São Paulo. Uma iniciativa de professoras e pesquisadores das cidades participantes para colocar em contato estudantes de três comunidades de culturas e hábitos diferentes, o projeto utilizou ferramentas da web e do ambiente Sócrates (fóruns, portfólios e chat) para o contato entre os participantes. As atividades desenvolvidas foram realizadas através da troca de informações sobre as maneiras como são tratados diferentes assuntos nos lugares onde os estudantes vivem.

Objetivo. O referido projeto objetivou realizar trocas culturais entre alunos do Brasil e do Japão para compartilhar aspectos de cada comunidade e estabelecer conversação sobre assuntos do interesse dos alunos a partir de seus próprios questionamentos.

Resultados. Através dos registros feitos durante o andamento do projeto e da participação dos alunos no ambiente Sócrates, foram feitas análises, que resultaram em artigos publicados relatando as experiências do projeto. Essas análises demonstraram que:

Fotos.

Warning: No images in specified directory. Please check the directoy!

Debug: specified directory - http://proativa.virtual.ufc.br/images/interligando_mundos