Objetos de Aprendizagem (Matemática)

Projeto Ativa: Balança Interativa e Cartas Interativas

Nível: Ensino Fundamental

Objetivo: Compreender o sentido de incógnita e valores desconhecidos - Comparar e estabelecer relações entre valores desconhecidos; - Trabalhar conceitos algébricos - Interpretar e discutir resultados das equações

Balança Interativa

Cartas Interativa

Construtora RIVED

Assunto: Matemática: figuras planas em geometria e suas aplicações na matemática

Nível: Ensino Fundamental

Objetivo: · Perceber que diferentes unidades de medidas podem representar à mesma área. · Reconhecer que a medida de uma superfície representa a área. · Transformar adequadamente as unidades de medidas metros quadrados em centímetros quadrados e vice-versa. · Reconhecer que é preciso trabalhar com uma unidade de medida padronizada para efetuar as operações necessárias às situações-problema. · Saber calcular a área total de um ambiente através do uso adequado das fórmulas. · Perceber que para calcular a quantidade de cerâmicas do ambiente é preciso dividir a área total do ambiente pela área da cerâmica e usar a mesma unidade de medida.

Desafio Empresarial

Nível: Ensino Médio

Objetivo: Saber ler, interpretar o gráfico e identificar as coordenadas de pontos; Proporcionar ao aluno condições de descobrir, com a mediação do professor, a fórmula que permite calcular a distância entre dois pontos, sendo dadas suas coordenadas, bem como desenvolver a capacidade de raciocínio dedutivo.

É o Bicho

Nível: 2ª série ensino fundamental

Objetivo: Interpretar e refleti os resultados das situações-problema; Relacionar as atividades de adição e subtração como algo indissociável; Comparar as relações entre tabelas e gráficos; Ler e interpretar dados (tabelas e gráficos); Adquirir noções básicas de adição, subtração; Estimular contagem um a um e contagem por agrupamento; Representar quantidades (com símbolos arbitrários e convencionais); Registrar quantidades usando os símbolos numéricos; Quantificar: mais, menos, igual, total; Trabalhar com idéias de classificação, ordenação e seriação; Relacionar entre número e quantidade.

Arquitetura das Escadas

Assunto: Matemática: Semelhança de triângulo, Proporcionalidade, Teorema de Tales

Nível: Ensino Fundamental

Objetivo: * Relacionar os conceitos estudados (Semelhança de triângulo, Proporcionalidade, Teorema de Tales) com aplicações na vida cotidiana; * Medir e calcular as dimensões de uma escada real; * Construir, em um ambiente computacional, escadas, relacionando as suas dimensões totais com a construção de seus degraus, verificando quais conceitos foram envolvidos; * Calcular as dimensões dos degraus da escada, usando os conceitos de proporcionalidade e semelhança de triângulos; * Resolver e solucionar problemas, visando à criação de uma escada segura e confortável .

Feira dos Pesos

Nível: séries iniciais do Ensino Fundamental

Objetivo: Introduzir conceitos algébricos nas séries iniciais do ensino fundamental. Seriar pesos desconhecidos e fazer comparações entre eles utilizando uma balança de dois pratos. Despertar nos alunos suas hipóteses e começar a trabalhar mais cedo alguns conceitos algébricos. Interagir com o computador podendo testar suas hipóteses sobre a relação dos pesos em uma balança de dois pratos podendo encontrar o resultado da sua hipótese na mesma hora.

O OA também encontra-se no site do Banco Internacional de Objetos Educativos (BIOE). Para visualizá-lo, clique no link do BIOE, mostrado abaixo:

Gangorra Interativa

Nível: Ensino Fundamental

Objetivo: - Comparar e estabelecer relações entre grandezas; Resolver problemas com grandezas inversamente proporcionais; Interpretar e discutir resultados das situações-problema; e, Criar sentido nas atividades de grandezas inversamente proporcionais.

Grande Prêmio Funcional

Nível: 9° ano do ensino fundamental II

Objetivo: Estudar o gráfico de uma função de 1° grau e os seus coeficientes, saber se a função é crescente ou decrescente a partir da anlise do gráfico e do coeficiente angular.

Números Múltiplos

Nível: 5° ano do Ensino Fundamental II

Objetivo: Identificar e Interpretar se um número é, ou não múltiplos do outro; Conhecer de forma inicial o m.m.c; Comparar seqüências de números e estabelecer que números existam em comum nas mesmas; Analisar uma seqüência de números e perceber que relação existe entre os mesmos.

Pontos em Batalha

Nível: Ensino Médio