Objetos de Aprendizagem (Linguagem)

Desarollar

Assunto: Português/Espanhol

Nível: Ensino Fundamental II

Objetivo: Permitir que o aluno perceba que palavras muitas vezes com uma escrita semelhante a sua pronúncia podem ter o significado diferente ao esperado pelo aluno. Levar o aluno a conhecer e reconhecer estas palavras, aumentando desta forma seu vocabulário relativo aos idiomas Espanhol/Português.

Fábulas

Nível: Ensino Fundamental I

Objetivo: O objetivo central deste OA é estimular a produção textual do gênero Fábula através da relação imagem-texto, de forma prazerosa e lúdica. Através das atividades propostas, procura-se explorar a escrita de histórias de maneira autônoma e criativa, primando pela coerência entre a escrita e as ilustrações/desenho.

Histórias Fantásticas

Nível: no mínimo a 1ª série do Ensino Fundamental

Objetivo: O objetivo central deste OA é estimular as produções textuais dos alunos através da relação imagem-texto, de forma prazerosa e lúdica. Através das atividades propostas, procura-se explorar a escrita de histórias de maneira autônoma e criativa, bem como a coerência entre a escrita e as ilustrações/desenho. Busca-se respeitar a liberdade de criação e expressão da criança, que ao longo de seu texto poderá refletir sobre o que produziu de acordo com a sua lógica ou em consonância com o direcionamento proposto por seu professor.

O OA também encontra-se no site do Banco Internacional de Objetos Educativos (BIOE). Para visualizá-lo, clique no link do BIOE, mostrado abaixo:

Por uma Vírgula

Nível: 5ª série do Ensino Fundamental

Objetivo: Levar o usuário a refletir sobre a importância do bom uso da pontuação. Analisar a mensagem que se deseja transmitir e pontuar a frase de acordo com o sentido que ele queira dar a ela.

Tirinhas

Nível: Ensino Fundamental I

Objetivo: O OA Fábrica de Tirinhas visa estimular o aluno(a), de modo personalizado, a produção textual através do gênero tirinha. O Fábrica de Tirinhas Fábula prima pela liberdade de criação e expressão do (a) aluno (a), que ao longo de sua criação poderá refletir sobre o que produziu de acordo com a sua lógica ou em consonância com o direcionamento proposto por seu professor.

Enrolando a Língua

Assunto: Português/Inglês

Nível: Ensino Fundamental II

Objetivo: Objetivos: Estimular a percepção entre a grafia e a pronúncia dos falsos cognatos, permitindo-os interpretar e criticar os resultados a partir de experimentos e demonstrações.

Escrevendo Histórias

Nível: EJA III

Objetivo: Desenvolvido a partir do OA Histórias Fantásticas, o OA Escrevendo Histórias tem por objetivo trabalhar produção textual, de modo contextualizado, através da relação imagem-texto bem como a coerência entre a escrita e as ilustrações/desenho com alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos). Além disso, respeita a liberdade de criação e expressão do (a) aluno (a), que ao longo de seu texto poderá refletir sobre o que produziu de acordo com a sua lógica ou em consonância com o direcionamento proposto por seu professor.